sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bodas de Prata, casamento de ouro: Ferguson completa 25 anos de United

Com jeito durão que impõe respeito, mas ao mesmo tempo um paizão para seus futuros craques, técnico escocês segue fazendo história em Manchester

Por Victor Canedo Rio de Janeiro
O chiclete mascado insistentemente a cada partida certamente já perdeu o gosto. Diante das câmeras, seja na beira do campo ou em entrevistas coletivas, Sir Alex Ferguson pode não parecer o sujeito mais carismático do planeta, mas não é recomendável contestar qualquer ponto de sua relação com o Manchester United, tão duradoura quanto a goma que o acompanha há 25 anos em solo inglês. Aos 69 anos e com um jeito durão que impõe respeito e até medo em rivais e jornalistas, mas ao mesmo tempo um segundo pai para nomes como David Beckham, Ryan Giggs e Cristiano Ronaldo, o treinador escocês completará neste domingo Bodas de Prata em um casamento, sem dúvida, de ouro.
MEIO DE CAMPO: o que os rivais de Alex Ferguson faziam quando ele assumiu o clube?
Ferguson Manchester United (Foto: Getty Images)Alex Ferguson comemora o título inesquecível da Liga dos Campeões de 1999 (Foto: Getty Images)
O aniversário de 25 anos será um dia depois de o Manchester enfrentar o Sunderland, no Old Trafford, pela 11ª rodada do Campeonato Inglês. Com 23 pontos, sua equipe vive agora à caça do rival Manchester City, líder com 28 pontos e responsável pela maior goleada sofrida no clássico há duas semanas – um sonoro 6 a 1 em casa –, fato para lá de raro durante o período no qual esteve à frente do Manchester, onde conquistou 37 títulos, com média de praticamente três troféus a cada duas temporadas. Vale ressaltar que ele passou em branco somente em cinco delas e foi o grande nome da virada de títulos do Campeonato Inglês contra o Liverpool (19 a 18).
OLHAR CRÔNICO ESPORTIVO: uma análise das Bodas de Prata
Os títulos de Alex Ferguson no Manchester United
Campeonato Inglês 1993, 1994, 1996, 1997, 1999, 2000, 2001, 2003, 2007, 2008, 2009, 2011
Copa da Inglaterra 1990, 1994, 1996, 1999, 2004
Copa da Liga Inglesa 1992, 2006, 2009, 2010
Liga dos Campeões 1999, 2008
Mundial de Clubes 1999, 2008
Supercopa da Uefa 1992
Copa da Uefa 1991
Supercopa da Inglaterra 1990, 1993, 1994, 1996, 1997, 2003, 2007, 2008, 2010
Ferguson chegou ao comando dos Diabos Vermelhos em 6 de novembro de 1986 após passagem vitoriosa no Aberdeen, da Escócia. Talvez ainda não sonhasse com o título de nobreza que viria a receber – explicado pelo “Sir” antes de seu nome –, ou muito menos com a identificação de alguém que seria um ícone mancuniano décadas depois. Fato é que o seu início foi recheado de dificuldades.
BRASIL MUNDIAL F.C.: veja o vídeo do histórico título da Champions de 1999
Fergie não levantou troféus nas três primeiras temporadas. Quase foi demitido em 1989 depois de sofrer inapeláveis 5 a 1 do rival Manchester City. Àquela época o seu currículo era reduzido, mas ele resistiu à pressão de torcedores e da forte influência da mídia inglesa.
Ferguson virou o jogo faz tempo. Mais antigo no clube do que alguns dirigentes, o escocês tem um poder incomum para o chamado manager. Não somente decide quais serão os reforços em cada mercado de transferências ou qual será o time a entrar em campo. E ai de quem reclamar.
– Ele tem um grande controle sobre o clube. Está lá há mais tempo que dirigentes e toma as grandes decisões. Ele ainda impõe um grande respeito nos outros treinadores e tem o poder para controlar a mídia. Bane jornalistas que não gosta e os impede de fazer perguntas que considera inadequadas. É realmente difícil imaginar o Manchester United ganhando tantos troféus sem ele – afirmou Ashley Gray, jornalista do “Daily Mail”.
BLOG BRASIL MUNDIAL F.C.: Ferguson se irrita com pergunta de jornalista
Alex Ferguson apresentação Manchester United (Foto: Divulgação)Alex Ferguson, à esquerda, no dia de sua apresentação
A notória quantidade o fez superar praticamente em um senso comum o ex-jogador Bobby Charlton (1954-1973) e o ex-técnico Matt Busby (1945-1969) como a maior figura do Manchester United. Em toda a história, ele Ferguson só tem menos tempo em clubes que três técnicos: Bill Struth, que comandou o Rangers entre 1920 e 1954, Willie Maley, que dirigiu o Celtic entre 1887 e 1940, e o recordista Guy Roux, treinador do Auxerre entre 1961 e 2005.
– Ele encarna o espírito do clube, é faminto por vitórias e deseja ganhar cada troféu. Mesmo quando chega perto do fim de sua carreira, sua motivação continua a mesma a cada dia. Ferguson se interessa em cada detalhe. Não é apenas a contratação de jovens jogadores. Ele mesmo se torna uma figura paterna como foi com Cristiano Ronaldo e Ryan Giggs. Há os observadores, assistentes que o ajudam, mas a sua palavra é sempre a última. Ele também faz coisas como visitar um jogador em sua casa, conhecer seus pais e mostrar interesse nele como humano, não somente como um atleta. Superou o Liverpool em conquistas e estabeleceu um novo padrão no futebol inglês – disse Patrick Nathanson, da rede “BBC”.
Camisa em homenagem aos 25 anos de Alex Ferguson no Manchester United (Foto: Divulgação)Camisa em homenagem aos 25 anos de Ferguson
A torcida e o clube, é claro, são os primeiros a reconhecerem toda a dedicação. Além de uma festa de gala na noite da última quinta-feira, Fergie verá uma faixa de 72 metros de comprimento e que custou £ 3,6 mil (R$ 10,1 mil) devidamente estendida nas arquibancadas do Old Trafford quando pisar no gramado. “O sonho impossível tornou-se possível”, diz a singela homenagem. No site oficial do Manchester, camisas e um livro estão à venda para celebrar a marca. No sábado, será lançada uma página (http://www.saf25.com/) para que os fãs possam assinar uma espécie de livro de agradecimento. Mas, para retribuir à altura todos os serviços prestados, poderiam até comprar o mundo que não seria exagero.
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos do Campeonato Inglês
Faixa Alex Ferguson Old Trafford (Foto: Divulgação)Faixa no Old Trafford em homenagem a Sir Alex Ferguson (Foto: Divulgação)
Veja abaixo algumas palavras de personalidades sobre Alex Ferguson:
Cristiano Ronaldo, jogador do Manchester United entre 2003 e 2009
Conheci Sir Alex quando tinha 18 anos e, nesse período, em que eu era apenas um jovem inexperiente, ele foi fundamental no meu crescimento enquanto jogador, mas também foi importante na minha formação enquanto homem. O fato de o considerar como um pai é revelador do significado que desempenhou na minha vida. É uma referência que jamais esquecerei.
Não o chamo de Sir Alex, Alex ou Ferguson. Ele é o chefe."
José Mourinho, sobre Alex Ferguson
José Mourinho, rival de Ferguson enquanto treinador do Chelsea
Só possível num clube especial e com um treinador especial. É o treinador mais histórico do futebol mundial, na minha opinião e um dos meus melhores amigos no mundo do futebol. Não o chamo de Sir Alex, Alex ou Ferguson. Ele é o chefe.
David Beckham, jogador do United entre 1993 e 2003
Minha memória favorita de Sir Alex não tem nada a ver com o título da Liga dos Campeões ou de outras conquistas que tive no Manchester United. Foi no dia em que fui contratado por ele. Estava sentando em Old Trafford antes de um jogo e era o meu aniversário. Ele trouxe um bolo para mim minutos antes de ir para o campo. Ainda tenho essa foto na minha casa. É uma das minhas favoritas.
Confira a 11ª rodada completa:
Sábado
Newcastle x Everton
Arsenal x West Bromwich
Aston Villa x Norwich
Blackburn x Chelsea
Liverpool x Swansea
Manchester United x Sunderland
Queens Park Rangers x Manchester City
Domingo
Wolverhampton x Wigan
Bolton x Stoke City
Fulham x Tottenham

Nenhum comentário:

Postar um comentário