quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Filho de pescador transforma bairro de Florianópolis em 'pólo' de skate

Inspirado no campeão mundial catarinense Pedrinho Barros, João Vítor incentiva amigos e familiares a praticarem o esporte em pista da cidade

Por SporTV.com Florianópolis
Inspirado no skatista catarinense Pedrinho Barros, campeão mundial em 2010 aos 17 anos, o filho de pescador João Vitor, morador de Florianópolis (Santa Catarina), resolveu investir no esporte após a construção de uma pista no bairro da Costeira, onde mora. O jovem, que aprendeu a pescar com o pai, acabou incentivando amigos e familiares a praticar a modalidade, que já conta com uma associação local para revelar novos talentos (assista ao vídeo ao lado).
Nascido em uma família humilde de pescadores, João Vítor sempre ajudou o pai, conhecido como Alemão, a levar comida para casa após a atividade no mar. O skate, para ele, foi a paixão que descobriu em terra firma.
- Quando eu estou na pista sinto aquele frio na barriga, concentrado na manobra. Eu ficava na rua, soltando pipa, não fazia nada, aí fizeram esta pista aqui e eu comecei a andar – descreve o skatista.
Após aprender as primeiras manobras, João Vítor logo trouxe amigos e familiares para pista construída em seu bairro. Amanda, sua sobrinha, nasceu com uma deficiência grave na perna esquerda e teve de amputá-la em seu primeiro ano de vida. Aos seis anos de idade, a filha de uma irmã mais velha foi a primeira a se aventurar no esporte mesmo com uma prótese. O pai foi o segundo a se tornar adepto do skate.
- Aos poucos fui acostumando-me, peguei a rampa mais pequena, fui subindo e já estou descendo rampas maiores – afirma o pescador.
A iniciativa de João Vítor e o crescimento do número de skatistas no bairro da Costeira acabou levando à criação da primeira associação local. Alexsandro Silveira, um dos idealizadores da Associação de Skatistas da Costeira, conta que a entidade ajuda a organizar os campeonatos locais.
- Graças à associação podemos dar uma ênfase maior aos torneios, além de descobrir quem são os verdadeiros talentos que andam aqui na pista – diz.
Hoje, mais de 100 crianças já andam na pista de skate da Costeira, em Florianópolis. João Vítor, um dos primeiros a praticar o esporte no bairro, sonha, agora, se tornar atleta da modalidade.
- Meu sonho é ser skatista profissional que nem o Pedrinho Barros – revela o jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário