Felipe deixa nostalgia de lado e diz que Libertadores será dura em 2012
Campeão pelo Vasco, meia lembra que futebol sul-americano evoluiu e afirma que final antecipada de 1998 dificilmente vai se repetir
Felipe treina com o Vasco em Atibaia
(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
Para muitos torcedores, o gol marcado por Juninho Pernambucano na semifinal contra o River Plate, no Monumental de Núñez, garantiu o título da Libertadores. Em 1998, a diferença técnica entre o Vasco e o Barcelona de Guayaquil permitiu que o prognóstico fosse dos mais otimistas para a real decisão do torneio. Na volta do time à competição após 11 anos de ausência, Felipe acha que a mesma situação dificilmente aconteceria.(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
Jogador com o maior número de títulos expressivos conquistados na história do Vasco (dois Brasileiros, uma Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Copa Mercosul, um Torneio Rio-São Paulo e um Campeonato Carioca), Felipe sabe que a missão de chegar novamente ao topo do continente será muito mais complicada.
- Em 1998, falaram que aquele confronto com o River Plate era, na verdade, a final. Hoje, países como o Equador do Barcelona evoluíram muito. Não é mais como naquela época. Disputar novamente uma Libertadores é uma motivação para fazer mais história no Vasco, mas é preciso lidar com várias situações. O nosso time se reforçou e está preparado para isso - disse Felipe, que foi o lateral-esquerdo titular da equipe comandada por Antônio Lopes.
Uma outra boa campanha na Libertadores exigirá, portanto, um excelente preparo do Vasco. Felipe começou seu trabalho de pré-temporada uma semana depois do início. Ele foi liberado para mais uns dias de férias e para participar de um jogo festivo no Qatar. Mesmo assim, garante que estará em forma quando a temporada começar, embora prefira não estabelecer uma data exata.
- Problema de peso eu não tenho. Nas férias fui para a Disney com meus filhos, e foi mais cansativo do que uma pré-temporada. Joguei futevôlei e estive num jogo festivo no Qatar. É complicado falar quando estarei 100%, mas acredito que isso vai acontecer rapidamente. Minha intenção é jogar no início do Carioca, seja 45, 60 ou 30 minutos. Comissão técnica e preparação física vão decidir.
Segundo Felipe, a preparação do Vasco na pré-temporada tem grande importância, já que um dos objetivos da equipe é não repetir a péssima campanha do início do ano passado. Pela primeira vez em sua história a equipe perdeu as quatro primeiras partidas do Campeonato Carioca e precisou se reerguer ao longo de 2011, conquistando a Copa do Brasil, além de obter bons resultados no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana.
- É preciso estarmos sempre alertas, porque nosso início de ano não foi bom. Temos de começar 2012 melhor - ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário