sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

'Justin Bieber' se destaca em treino e traça objetivo: bater o penta Joaninha

Pilotos brasileiros param para ver as manobras do americano Wiley Fullmer

Por Ana Carolina Fontes e Breno Dines Rio de Janeiro
Wiley Fullmer motocross (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)Irreverente Fullmer já ganhou dos rivais o apelido de
Justin Bieber (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)
O primeiro dia de treinos da Copa Brasil de Motocross Estilo Livre foi marcado por um show à parte de “Justin Bieber". Não o famoso cantor canadense, mas o californiano Wiley Fullmer, que ganhou o apelido dos pilotos brasileiros pelas semelhanças físicas com o astro da música. Com um estilo diferenciado, o americano de 24 anos arrancou aplausos até dos rivais, que deixavam a sombra da estrutura armada na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para acompanhar de perto as apresentações do gringo. E olha que Fullmer não estava 100%, já que sofria com o forte calor carioca e com problemas estomacais.
- Minha barriga não está legal, mas foi muito bom andar pela primeira vez em uma pista armada em uma praia. A cada manobra que eu virava de lado, via aquele mar azul e as ondas quebrando na areia. Deu até vontade de surfar - brincou o americano.
Natural de Chino, na Califórnia, o americano de 24 anos começou a praticar o motocross estilo livre aos 14. No ano seguinte, ele já dominava o Backflip (manobra em que o piloto dá um salto mortal para trás), movimento que vem sendo aperfeiçoado em suas apresentações pelo mundo.
- Espero ter o melhor desempenho possível no próximo domingo e bater o Joaninha. Vou me concentrar no Backflip e suas variações, quero fazer o salto mais louco que eu puder. Vai ser sensacional. Esta é a minha primeira vez no Rio de Janeiro, minhas expectativas são muito boas - disse o piloto, que não vê a hora de conhecer as famosas praias e as belas mulheres da Cidade Maravilhosa.
Wiley Fullmer motocross (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)Wiley Fullmer decola durante os treinos desta sexta no Rio (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)
O pentacampeão do evento também rasgou elogios ao americano. Joaninha sabe que para manter o reinado terá que abusar da sua principal arma:
- Acho que o Backflip vai fazer a diferença. O Fulmer é muito bom, e sei que esse ano será muito difícil defender o título. Também tem o Jeff e o Kiko que são fortes candidatos - disse Joaninha.
Jonilson Silva, o Kiko Loco, pratica o esporte há apenas dois anos, mas já executa com perfeição a manobra que seu mestre, Joaninha, domina. O novato garante que os treinos com o matogrossense podem fazer diferença em seu desempenho nas rampas:
- Ganhar do Joaninha é praticamente impossível, mas espero fazer um belo show e realizar as manobras do jeito certo. Vou arriscar as mais elevadas, com o mesmo número de pontos do Backflip, como o Tsunami (a moto fica para baixo, enquanto o piloto vai para cima), o Kiss of Death (uma espécie de Tsunami, onde o piloto busca o paralama dianteiro com a cabeça, formando um ângulo de 90º) e o Nacnac (piloto passa a perna por trás da moto para mudá-la de lado).
Após passar uma temporada de treinamentos em Temecula, na Califórnia, o brasileiro Jeff Campacci promete novidades para levantar o público carioca e superar Fullmer e o pentacampeão da Copa Brasil.
- Preparei uma lista de truques com algumas variações do Backflip, sem as mãos, sem os pés... Se chegar à final, vou precisar de uma manobra bem arriscada para desbancar o Joaninha. Estou pensando na The Volt, onde eu pulo para fora da moto e dou um giro de 360º - finalizou Campacci.
O SporTV transmite ao vivo as eliminatórias no sábado, às 9h (de Brasília), e a TV Globo, as finais, dentro do Esporte Espetacular, no domingo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário