segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sonnen poderá fazer uso terapêutico de testosterona antes de pegar Spider

Comissão reconhece necessidade e libera aplicação de injeções de forma controlada, mas tratamento deverá ser interrompido dias antes do UFC 148

Por SporTV.com Rio de Janeiro
110 comentários
Sonnen UFC (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Chael Sonnen: comissão reconheceu problema
do lutador (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
A Comissão Atlética de Nevada liberou o uso terapêutico de testosterona para Chael Sonnen na preparação para a revanche contra Anderson Silva, no UFC 148, em 7 de julho. O anúncio causou polêmica pelo fato de o lutador já ter sido pego no exame antidoping por ter apresentado níveis anormais de testosterona logo depois do primeiro combate contra Spider, em agosto de 2010. Sonnen prestou depoimento nesta segunda-feira para explicar o caso do ano retrasado e teve aceito o argumento de que sofre de uma doença chamada hipogonadismo, condição em que o organismo não produz testosterona suficiente.
O americano concordou em tomar, de forma controlada, duas injeções auto-aplicáveis de testosterona por semana para manter os níveis normais da substância. Também prestou depoimento o Dr. Timothy Trainor, que reconheceu a necessidade do atleta, mas fez ressalvas, aceitas pela Comissão Atlética de Nevada. Assim, de acordo com o diretor executivo da comissão, Keith Kizer, o tratamento será interrompido vários dias antes da luta para que não haja riscos de a performance dele ser alterada. E, na manhã seguinte após enfrentar o brasileiro, Sonnen terá de ser submetido a um exame de sangue para confirmar se os níveis estão normais.
Na época do UFC 117, quando castigou Anderson Silva por quatro rounds e meio, mas acabou finalizado por um triângulo no fim, o americano foi submetido após a luta aos exames de rotina, que acusaram um nível de testosterona muito acima do permitido. Ele foi inicialmente suspenso por um ano pela Comissão Atlética da Califórnia, mas, depois de apelar à Comissão Atlética de Nevada, teve a suspensão reduzida para seis meses. Em sua defesa, Sonnen alegou que sofria de hipogonadismo e, por isso, havia feito uso da substância ilegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário