segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ano dramático: lesões forçaram o UFC a cancelar 78 lutas só em 2012

Número representa 27% de um total de 289 combates programados até
agora. UFC 149, com incríveis nove lutadores lesionados, foi o recordista

Por SporTV.com Rio de Janeiro
O ano do UFC não tem sido dos mais sortudos em relação às lesões de seus lutadores. Muito pelo contrário, na verdade. Um levantamento feito pelo site americano "MMA Fighting" mostra que a organização já teve de cancelar o impressionante número de 78 lutas por esse motivo, o que representa 27% de um total de 289 combates espalhados pelos 26 eventos já anunciados.
Ano dramático em números:
26 eventos já anunciados
289 lutas programadas
78 lutas canceladas por lesão
5 lutas principais canceladas
1 evento inteiro cancelado
O caso que impactou na maior perda para o Ultimate foi o UFC 151, quando Dan Henderson se machucou e teve de ser retirado da luta principal contra Jon Jones. Como o atual campeão dos meio-pesados se recusou a enfrentar Chael Sonnen, escolhido como substitulo pela organização, o evento inteiro foi cancelado, uma vez que não havia outro duelo de tanto apelo que pudesse liderar o card de Las Vegas.
E o mais recente foi o de Erik Koch, que se lesionou e deu lugar a Frankie Edgar na disputa de cinturão peso-pena contra o campeão da categoria, o brasileiro José Aldo. Essa passou a ser a luta principal do UFC 153, no Rio de Janeiro, em 13 de outubro.
As lesões de Henderson e Koch não foram as únicas que afetaram uma luta principal de evento. O mesmo aconteceu com outros três atletas: Georges St-Pierre, que enfrentaria Nick Diaz no UFC 143 e foi substituído por Carlos Condit; Vitor Belfort, que se machucou e deu a lugar a Rich Franklin contra Wanderlei Silva no UFC 147; e Dominick Cruz, substituído por Renan Barão no UFC 148, luta que acabou transferida posteriormente para o UFC 149.
Dana White durante coletiva no UFC 146 (Foto: Adriano Albuquerque)Dana White cabisbaixo: problemas financeiros para o UFC (Foto: Adriano Albuquerque / GE.com)
Por falar em UFC 149, que ocorreu no Canadá, este foi o evento recordista nesse sentido, com nove lesões. Dentre elas, as de José Aldo (que enfrentaria Erik Koch), Rodrigo Minotauro (até então adversário de Cheick Kongo) e Thiago Silva (que iria encarar Mauricio Shogun).
O presidente do Ultimate, Dana White, recentemente atribuiu essa enorme quantidade de lesões ao período intensivo de treinamento dos lutadores e pediu mais cuidado da parte deles. A cabeça do manda-chuva certamente está a todo vapor para encontrar uma saída para esse problema que tanto afetou o lado financeiro do UFC. E quem perde também são os fãs, que deixam de assistir a grandes combates que eram e ainda são muito esperados por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário