segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Torneio adota os polêmicos 'tiros de meta' como regra em seus eventos

ONE FC oficializa a validade do golpe após a polêmica luta sem resultado entre os pesos-pesados Tim Sylvia e Andrei Arlovski no último fim de semana

Por SporTV.com Rio de Janeiro
35 comentários
Tim Sylvia x Andrei Arlovski ONE FC MMA (Foto: Reprodução/ ONE FC)Andrei Arlovski acerta chute na cabeça de Tim Sylvia no
ONE FC (Foto: Reprodução/ ONE FC)
O ONE FC, torneio de MMA que acontece no Oriente Médio e na Ásia, oficializou nesta segunda-feira a utilização irrestrita em seus eventos dos "tiros de meta", chutes dados em qualquer parte do corpo, inclusive a cabeça, quando o adversário está caído. Os "tiros de meta" foram abolidos das regras unificadas do MMA, que são a referência para alguns dos principais torneios do planeta, como UFC, Strikeforce e Bellator. A oficialização irrestrita e imediata dos "tiros de meta" no ONE FC aconteceu dias após a polêmica luta entre os pesos-pesados Tim Sylvia e Andrei Arlovski, que foi considerada sem resultado após Arlovski acertar dois chutes contra a cabeça de Sylvia sem que o árbitro tivesse dado o sinal de que ele poderia aplicar os golpes.
Com a decisão, o ONE FC passa a seguir as regras do extinto Pride, no qual os "tiros de meta" eram permitidos a todo momento, e não apenas quando o árbitro autorizasse, como era feito antes. O primeiro evento a ser disputado já com a nova regra sendo válida, o ONE FC 6, acontece dia 6 de outubro, em Cingapura.
A validade dos "tiros de meta" é discutida há muito tempo pela comunidade internacional do MMA. O golpe, que já produziu diversas finalizações brutais de lutas no torneio, como as vitórias de Zorobabel Moreira sobre Roger Huerta no ONE FC 4, e de Phil Baroni sobre Rodrigo Ribeiro no ONE FC 5, é incluído por muitos promotores e até por comissões atléticas de estados americanos, juntamente com as cotoveladas na nuca ou na coluna e com os golpes na área genital, como sendo inadmissíveis para a aceitação do MMA como um esporte. Sua exclusão das regras unificadas permitiu que o esporte fosse aceito em diversos estados americanos, e ajudasse na visibilidade da modalidade junto ao grande público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário