quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Bastidores do UFC Rio III: estresse de Dana, e Cung Le cogitado para Spider

Anderson Silva adia filme com Seagal para enfrentar Bonnar, Glover diz que encara qualquer um e Minotauro desconhece Dave Herman: 'Quem é esse?'

Por Ivan RauppRio de Janeiro
66 comentários
Após o cancelamento do UFC 151, o Ultimate conseguiu se salvar até com certa antecedência de um novo fracasso em sua história. Desta vez, os problemas foram todos solucionados em aproximadamente 24 horas. Estressado e desesperado com as lesões de José Aldo e Rampage Jackson, o presidente Dana White ligou na quarta-feira para Ed Soares e Jorge "Joinha" Guimarães, que agenciam Anderson Silva e Rodrigo Minotauro, à procura de soluções para salvar o UFC Rio III. Os empresários imediatamente entraram em contato com os lutadores, que estavam gravando um comercial de uma montadora de veículos em São Paulo e tiveram de sair por um instante para atender o telefone. Aquele seria o momento-chave para a organização. O SPORTV.COM apurou esses e mais detalhes dos bastidores desse episódio e conta tudo a seguir:
UFC 139 - Dana White anuncia outras atrações (Foto: AP)Dana White bateu o martelo do UFC Rio III: muito estresse no meio do processo (Foto: AP)
Brincalhão e de bom humor, Spider atendeu o telefone imitando voz de mulher. Com ele, a conversa foi em torno de possíveis adversários. Um dos agentes primeiro brincou ao sugerir o terceiro duelo Anderson Silva x Chael Sonnen. O brasileiro, que havia se oferecido para salvar o UFC 151 a apenas oito dias do evento, só avisou que não conseguiria bater o peso dos médios (84kg), pois estava de férias e acabara de voltar do Havaí. Nisso, surgiu o nome do vietnamita Cung Le para uma luta em um peso casado. No entanto, o veterano de 41 anos já estava escalado para enfrentar Rich Franklin no UFC de Macau, em 10 novembro, e é um nome importante para o card do evento que abre as portas da organização na China. Joinha, então, pensou em Stephan Bonnar, e Spider não se opôs. Por coincidência, Ed Soares estava reunido com o empresário do lutador americano para a definição do card do evento "Resurrection Fighting Alliance", que será realizado em 2 de novembro, no cassino dos irmãos Fertitta (proprietários do UFC), em Las Vegas. E o duelo foi aceito na mesma hora. Com as partes já em acordo, Dana White foi contactado. Retornou a ligação 15 minutos depois: "Está fechado".
lutadores Rich Franklin e Cung Le (Foto: Reprodução / Twitter)Cung Le (D) foi cogitado para enfrentar Spider, mas
pega Franklin na China (Foto: Reprodução / Twitter)
Pesaram para a decisão de Anderson a chance de ganhar moral com o chefão do Ultimate pela atitude e o fato de estar em atividade, treinando quase que diariamente, mesmo nas férias. Mas ele teve de adiar a gravação de um filme no Canadá ao lado do ator Steven Seagal. Como Joinha é amigo de Seagal, garantiu ao assessor do Spider, Hebert Mota, que resolveria a situação da agenda cheia do lutador em dois tempos.
Quanto a Minotauro, o peso-pesado já tinha sido avisado por seus empresários de que deveria se manter treinando, uma vez que poderia haver alguma lesão no card do Rio de Janeiro. Mesmo tendo pedido para estar presente quando o card ainda estava em formação, ele havia ficado fora pelo evento já contar com lutadores caros, como Rampage e Frankie Edgar. Ainda assim, os empresários vinham fazendo contato frequente com Joe Silva, o casador de lutas do Ultimate, para tentar emplacar o peso-pesado. Após as lesões de Aldo e Rampage, não deu outra. E Joe Silva logo pensou no nome de Dave Herman para adversário do brasileiro. Perguntado se aceitava, Minotauro disse: "Quem é esse cara?". O agente respondeu: "É o número do teu sapato. Vamos nessa! E tem mais: ele já falou mal do jiu-jítsu brasileiro". "Então é esse mesmo", emendou o ex-campeão interino até 120kg.
thiago silva ufc (Foto: Agência Getty Images)O brasileiro Thiago Silva esteve cotado para pegar
Glover Teixeira (Foto: Agência Getty Images)
Já a opção inicial para Glover Teixeira era Thiago Silva. O meio-pesado, entretanto, ainda se recupera de lesão e não poderia atuar no card. Ele só poderá voltar a tempo do UFC China, em 10 de novembro, quando pega o búlgaro Stanislav Nedkov. Por falta de opções, a luta acabou caindo no colo de Fábio Maldonado, companheiro de Minotauro na Team Nogueira. Maldonado já havia se oferecido e não teria qualquer problema com passaporte ou visto, já que o evento será no Brasil, o que foi bem recebido pelo Ultimate. Glover ficou chateado por não enfrentar Rampage, mas não se preocupou com a escolha do novo adversário. "Luto contra qualquer um", disse ele para seus empresários.
Após as definições, Dana White se mostrou bem mais aliviado e agradeceu aos empresários. E quem também ficou muito mais tranquilo foram os fãs de MMA, principalmente os brasileiros, que agora poderão ver de perto mais uma vez os ídolos Anderson Silva e Rodrigo Minotauro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário