sábado, 1 de setembro de 2012

Em prova marcada por forte acidente de holandês, Ericsson vence na GP2

Melker foi transferido de helicóptero para hospital próximo a circuito de Spa. Razia larga em 19º, chega em 5º e mantém ponta, empatado com Valsecchi

Por GLOBOESPORTE.COM Spa-Francorchamps, Bélgica
2 comentários
O vencedor do dia na Bélgica foi o sueco Marcus Ericsson, da iSport, mas o que mais chamou a atenção na primeira prova do fim de semana da GP2 em Spa-Francorchamps foi o grave acidente sofrido pelo holandês Nigel Melker, companheiro do brasileiro Victor Guerin na equipe Ocean. Logo no início da corrida, o piloto perdeu o controle do carro na famosa e desafiadora Eau Rouge e atingiu de frente, em alta velocidade, na barreira de pneus localizada na saída da curva. Confira a impressionante batida no vídeo ao lado. Melker foi retirado da pista de ambulância e precisou ser transferido de helicóptero para um hospital próximo ao circuito.
Prova da GP2 em Spa-Francorchamps precisou ser interrompida por causa de acidente de Nigel Merkel (Foto: Divulgação GP2)Prova ficou paralisada por quase uma hora por causa de acidente de Nigel Melker (Foto: Divulgação GP2)
Em razão do acidente, a prova foi interrompida com bandeira vermelha. O resgate de Melker provocou uma cena marcante: comandados pelo safety car, os carros dividiram a reta dos boxes de Spa com a ambulância que socorreu o holandês e mais outro veículo da equipe médica. Minutos depois, a relargada havia sido anunciada, mas foi abortada quando os pilotos já estavam alinhados no grid. O motivo? Por procedimentos de segurança, era preciso esperar o helicóptero que transportou Melker retornar ao autódromo. Com isso, a corrida demorou quase uma hora para ser retomada. O tempo total foi de 1h55, tornando a prova a mais longa da história da categoria.
- Os exames iniciais sobre Nigel foram bons. Esperamos que ele seja liberado esta noite, mas não temos certeza. Estamos esperando os resultados dos testes. Ele sofreu um forte impacto no acidente, mas pode ser até que corra amanhã. O chassi e o motor estão muito danificados, assim como a caixa de câmbio. Então será um carro totalmente novo - disse o engenheiro-chefe do time, Nigel Clyde.
Líder do campeonato, o brasileiro Luiz Razia (Arden) largou em 19º, fez boa prova de recuperação e terminou em quinto, minimizando o prejuízo para Davide Valsecchi, com quem disputa o título. O italiano partiu da sexta posição e subiu ao pódio, em terceiro, logo atrás de James Calado, da Lotus. Com o resultado, o piloto da Dams chegou aos 204 pontos, empatando com Razia na classificação geral. No entanto, o baiano mantém a ponta no critério de desempate, pois possui quatro vitórias contra três do rival. Com a regra do grid invertido entre os oito primeiros, Razia largará em terceiro, enquanto Valsecchi será o sexto no grid na segunda prova da rodada, que será disputada neste domingo a partir das 5h35 e terá transmissão do SporTV. Veja os melhores momentos no vídeo.
Sueco Marcus Ericsson comemora vitória na prova da Bélgica da GP2, em Spa-Francorchamps (Foto: Divulgação GP2)Sueco Marcus Ericsson comemora vitória na prova da Bélgica da GP2, em Spa (Foto: Divulgação GP2)
Companheiro de Valsecchi na Dams, o brasiliense Felipe Nasr começou em nono e, após diversos duelos no meio do pelotão, cruzou em oitavo. A posição lhe dá a oportunidade de largar na pole na corrida de domingo. Já Guerin, o outro brasileiro da categoria, abandonou no finzinho da prova após ser tocado pelo monegasco Stefano Coletti, da Coloni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário