sábado, 6 de julho de 2013

Com Valdivia aplaudido de pé, Palmeiras goleia Oeste em Prudente Chileno volta após 114 dias parado e participa de três dos quatro gols da vitória do Verdão, que se mantém no G-4 da Série B do Brasileiro

A CRÔNICA
por Felipe Zito
453 comentários
O torcedor alviverde já pode começar a imaginar um novo Palmeiras em 2013. No primeiro jogo da equipe no Campeonato Brasileiro da Série B após a Copa das Confederações, o Verdão não teve muito trabalho para golear o Oeste e convencer. O placar de 4 a 0 neste sábado, em Presidente Prudente (SP), mostrou que o time tem tudo para embalar na competição e sob o comando de um velho conhecido da torcida.
Ainda sem os reforços Alan Kardec, Felipe Menezes e Eguren, a principal novidade foi a presença de Valdivia, em campo após 114 dias. O chileno deu toque de qualidade ao meio de campo e foi o principal responsável por organizar e armar as jogadas de ataque. Além de participar de três dos quatro gols, ele deu dribles, ótimos passes e ouviu seu nome ser gritado na arquibancada com entusiasmo. Como recompensa, saiu aplaudido de pé do Prudentão.
Na frente, Leandro cumpriu seu papel de goleador da equipe em 2013 e marcou duas vezes - agora são nove na temporada. Charles, na segunda etapa, fechou o marcador com outros dois gols. O resultado mantém o Verdão na terceira posição, agora com 15 pontos. O Oeste, com oito, já começa a se aproximar da zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o Palmeiras volta para a capital após cumprir suspensão de quatro jogos e enfrenta o ABC, no Pacaembu, na sexta-feira, às 21h (horário de Brasília). Antes disso, na terça-feira, o Oeste recebe o  Boa Esporte, no estádio dos Amaros, em Itápolis, às 21h.
valdívia palmeiras e oeste brasileirão série B (Foto: Celio Messias / Agência Estado)Valdivia voltou e brilhou com a camisa do Palmeiras  (Foto: Celio Messias / Agência Estado)
Valdivia cria e Leandro resolve
A proposta do Oeste no início do jogo foi bem clara: evitar uma pressão palmeirense, com marcação na saída de bola, uma linha de três volantes e outra com cinco defensores. Para furar a retranca do time de Itápolis, o Verdão contou com um talento especial que estava em baixa no clube. Valdivia, de volta após 114 dias e muita cobrança, puxou ataque pela direita em boa arrancada individual e passou para Luis Felipe. Após cruzamento do jovem lateral, a bola sobrou para Leandro bater forte e abrir o marcador. Isso com apenas seis minutos de jogo.
A boa movimentação de Leandro e Valdivia deve ter deixado Gilson Kleina satisfeito nas tribunas do Prudentão - o time foi dirigido pelo auxiliar Juninho neste sábado, já que o técnico estava suspenso. O que não deve ter agradado ao comandante foi o posicionamento da defesa. Em duas oportunidades, o zagueiro André Luiz e o lateral-esquerdo Juninho bateram cabeça e quase viram o Oeste marcar. No lance mais perigoso, aos 37, Fernandes apareceu nas costas de defesa e tocou na saída de Prass. A bola explodiu no travessão.
Do meio para a frente, porém, o Palmeiras sobrava. A resposta veio mais uma vez com Valdivia. O meia puxou contra-ataque e lançou Vinicius na esquerda. O atacante cruzou rasteiro e encontrou Leandro, que conseguiu um leve desvio para vencer Fernando Leal e dar tranquilidade ao Verdão.
Leandro gol Palmeiras (Foto: Célio Messias / Ag. Estado)Leandro comemora um de seus dois gols pelo Palmeiras (Foto: Célio Messias / Ag. Estado)
Virou goleada
Mais ligado no sistema defensivo, o Palmeiras começou a segunda etapa trocando passes com tranquilidade. Com total domínio da posse de bola, os alviverdes não demoraram para levar perigo ao gol do Oeste. Pela direita, Luis Felipe, novidade na escalação, avançou e arriscou de pé esquerdo. O lateral se mostrou bem à vontade em campo, principalmente no ataque.
Superior no meio de campo, o Verdão teve duas oportunidades para ampliar antes dos 20 minutos. Na primeira e melhor delas, Wesley tabelou com Luis Felipe pela direita, mas foi desarmado na hora do arremate. No rebote, Valdivia obrigou Fernando Leal a fazer boa defesa. Na sequência, novamente pela direita, Charles invadiu a grande área e bateu cruzado, com mais uma intervenção segura do arqueiro rubro-negro.
Aos 21 minutos, saiu a pintura alviverde em Presidente Prudente. Valdivia deu lindo passe para Leandro, que desviou de Fernando Leal e deixou Charles com o trabalho de apenas empurrar para o fundo da rede. O gol foi marcado pelo volante, mas o nome gritado na arquibancada foi o do chileno.
Sete minutos mais tarde, a prova de que a reconciliação do Mago com o torcedor palmeirense é real. Após cobranças e grande desconfiança, o chileno saiu do gramado aplaudido de pé pelos pouco mais de sete mil torcedores presentes no Prudentão. Do banco de reserva, viu o volante Charles transformar a vitória em goleada, aos 37, com um lindo chute de fora da área. Caio e Mendieta ainda tiveram chances para ampliar. O Palmeiras venceu e convenceu, animando seu torcedor para a sequência da Série B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário