sábado, 20 de julho de 2013

No UFC, quanto mais tarde lutar,
maior a chance de ganhar um bônus

Estudo revela que 36% dos prêmios extras são dados aos atletas dos últimos combates. Cards principais também levam vantagem sobre os preliminares

Por Rio de Janeiro
17 comentários
Quando o assunto é prêmio extra, no UFC quem ri por último, ri melhor. O dito popular representa perfeitamente como são distribuídos os bônus de melhor luta, melhor nocaute e melhor finalização da noite: quanto mais tarde for seu combate, maior será a sua chance de levar a bolada para casa.
Um estudo realizado pelo site "Fightnomics" e reproduzido pelo "CagePotato" mostra que mais de um terço dos prêmios (36%) são pagos para lutadores que participam da atração principal dos eventos.
Favor cadastrar gráfico sobre premiações do UFC (Foto: CagePotato/ Fightnomics)Ordem das lutas de trás para frente, ou seja, 1 corresponde à luta principal e assim por diante. Em cinza,
luta da noite. Em vermelho, nocaute da noite. Em azul, finalização da noite (Foto: CagePotato/ Fightnomics)
Um card principal geralmente varia entre quatro, cinco ou seis lutas. O estudo usou a média de cinco por evento. Por essa base, percebe-se que entre o coevento principal e a quinta luta da noite há pouca variação. Atletas que atuam nessas ordens dos shows recebem entre 22% e 24% dos bônus.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A partir do card preliminar a situação já muda bastante. Os lutadores que participam dos sextos e sétimos combates abocanham apenas 14% dos prêmios. Quem luta antes, menos ainda.
Uma curiosidade é que, dentro do período analisado, nenhuma vez a primeira luta faturou algum bônus em um evento do UFC que teve 13 ao todo. Edições com um número maior de combates assim eram raros no Ultimate e passaram a ser mais costumeiros em 2013.
Anderson Silva vitória luta UFC Rio III (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)Anderson Silva é o maior vencedor de bônus do UFC (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)
Ao lado de Joe Lauzon, Anderson Silva foi o lutador que mais faturou prêmios extras do UFC. Foram 12 ao todo - sete "Nocautes da Noite", duas "Finalizações da Noite" e três "Lutas das Noite".
Para chegar a esses números, o "Fightnomics" verificou todos os eventos do UFC entre 2005 e 1º de maio de 2013. As somas das porcentagens chegam a 200% porque os prêmios de "Luta da Noite" são distribuídos aos dois atletas do combate, incluindo o perdedor, caso haja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário