domingo, 3 de novembro de 2013

Massa critica Ferrari por pneus médios no fim: 'Chegaria facilmente no top 5'

Brasileiro não entende opção por compostos médios ao invés dos mais velozes macios, mas descarta que equipe tenha feito de propósito para beneficiar Alonso

Por Abu Dhabi, Emirados Árabes
Comente agora
Oitavo colocado no GP de Abu Dhabi vencido por Sebastian Vettel neste domingo, Felipe Massa se disse surpreso com a opção da Ferrari de colocar pneus médios (mais resistentes, porém menos velozes que os macios) em seu carro em seu segundo pit stop, a 16 voltas do fim da prova. O brasileiro criticou a decisão da equipe, que classificou como “erro” e afirmou que, se não fosse esse problema, teria chegado, com tranquilidade entre os cinco primeiros.
- Nossa estratégia estava baseada em uma única parada, mas vimos quer seria muito difícil então decidimos fazer duas paradas para não correr riscos.  Não esperava usar os pneus médios para o último trecho. Não cheguei a discutir com a equipe na hora, porque para mim estava claro que colocaríamos os pneus macios.  Esperava vê-los no carro, mas vi os outros. Sem esse problema, terminaria facilmente no top 5. Poderíamos ter marcado mais pontos – garantiu.
felipe massa fernando alonso ferrari gp de Abu Dhabi (Foto: Agência AP)felipe massa fernando alonso ferrari gp de Abu Dhabi (Foto: Agência AP)


Após largar em sétimo Massa estava em quinto, logo à frente de seu companheiro Fernando Alonso, quando fez seu segundo pit stop na 39ª das 55 voltas da prova. Com os compostos médios, o brasileiro não conseguiu imprimir um ritmo tão forte e acabou vendo o espanhol, Lewis Hamilton e Paul di Resta voltarem à sua frente após pararem nos boxes. Massa lembra que deu 19 voltas com os compostos macios no começo da prova e, portanto, não seria difícil repetir isso no fim, sendo capaz de ser veloz o suficiente para se manter na quinta posição.
- Colocar os médios ao invés dos macios não foi a melhor decisão. Disse que foi um erro.  Os compostos macios eram quase um segundo mais rápidos por volta. Eu fiz 19 voltas com eles no início e meu ritmo era um dos melhores da pista. Não seria problema fazer o mesmo na parte final.
Perguntado se acha que teria sido uma manobra da Ferrari para que Fernando Alonso ganhasse sua posição, Massa rechaçou:
- Eles precisam desses pontos, precisam marcar o máximo possível. Eles nunca fariam isso comigo. Não passa nem perto da minha cabeça pensar em algo do tipo. Acredito na equipe e vou acreditar até o último momento - declarou.
Por fim, o brasileiro lamentou o equívoco da equipe, mas mostrou satisfação com seu desempenho.
- Foi uma pena. Mas mesmo que não tenha sido o resultado merecido, fiquei satisfeito com minha performance. Hoje fui competitivo do começo ao fim e o carro encaixou comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário