sábado, 9 de novembro de 2013

Mutante: 'Sarafian entra nervoso, e eu, calmo. Se for diferente, luto mal'

Campeão do TUF Brasil 1 garante encarar luta em Goiânia como apenas mais uma em seu objetivo de entrar para o TOP 10 dos médios do UFC

Por Goiânia
33 comentários
A calma e a tranquilidade mostradas por Cezar Mutante antes da luta contra Daniel Sarafian no próximo sábado, pelo UFC Fight Night no Combbate: Belfort x Henderson, chamam a atenção de quem o vê nos eventos oficiais do UFC ou no saguão do hotel em que os atletas estão hospedados. Sempre solícito com fãs e tranquilo ao conversar com jornalistas, o peso-médio falou na última quinta-feira sobre como pretende conduzir o seu plano de luta diante do adversário que poderia ter feito com ele a final do reality show.
- Eu gosto de impor as minhas técnicas. Gosto que o adversário saiba o que eu quero fazer, e mesmo assim eu vou lá e consigo fazer. Vou agir como um samurai, vou manter a minha mente limpa, vazia, e aproveitar cada oportunidade que aparecer, seja com o wrestling, kung fu, muay-thai ou capoeira.
  •  
Cézar Mutante UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)Cézar Mutante mostra serenidade na véspera de confronto contra Daniel Sarafian (Foto: Rodrigo Malinverni)
Perguntado sobre o estilo mais "pilhado" de entrar nos combates de Daniel Sarafian, Mutante disse que respeita, mas afirmou ser diferente do seu adversário.
- Aquele é o estilo dele. Cada lutador tem o seu jeito de se concentrar, e eu respeito isso. Ele entra daquele jeito, pilhado, e eu sou mais calmo. No dia em que eu ficar nervoso como ele fica, vou ficar preocupado, porque não é o meu jeito. Se eu entrar assim, acho que não vou conseguir lutar bem. Sobre as declarações dele sobre o Vitor, eu nem vi. Um mês antes das minhas lutas eu não acompanho internet, não leio nem vejo nada. Me falaram, e só posso dizer que é a opinião dele, que ele tem o direito de dar. Nós nos cumprimentamos, sempre com respeito, e foi só. Sábado nós vamos trabalhar.
As perguntas sobre a sua semelhança de estilo com Vitor Belfort são uma constante, já que Mutante nunca escondeu ser pupilo do veterano, tanto dentro quanto fora do octógono. Para o lutador, é um orgulho ser comparado a seu mentor e ídolo.
- Eu acho muito legal ter a minha imagem associada ao Vitor. Quando era criança eu gostava de ver o Vitor lutar, cortava o cabelo como o dele. Apesar de nos conhecermos há dez anos, eu era fã do cara. Meu sonho era chegar perto, tirar foto, e agora eu treino com ele há todo esse tempo. Isso pra mim é motivo de orgulho. O Vitor me deu todas as dicas para esssa luta. Nós fizemos dois meses de camp juntos, porque vamos lutar no mesmo dia. Treinamos juntos, fizemos sparring juntos e dividimos muitas técnicas um com o outro.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Com duas vitórias sobre dois brasileiros em dois cards no país (Serginho Moraes no UFC 147, e Thiago Marreta no UFC 163), Mutante sabe que a hora de lutar no exterior está chegando, e não encara o fato de eventualmente se apresentar fora do país com o status de campeão do TUF Brasil como um peso extra.
- Lutar no Brasil é legal, mas eu penso também em lutar no exterior, em algum card fora do país. Eu faço o que o UFC manda. Meu foco é lutar, fazer o que eu sei fazer. Eu não luto porque o meu pai está vendo, ou a minha família. ou os fãs. Eu luto porque eu quero, porque esse é o meu trabalho. No dia em que eu começar a pensar em lutar apenas para manter uma imagem, seja de campeão do TUF ou do que for, está na hora de parar.
Cezar Mutante e Daniel Sarafian UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)Cezar Mutante e Daniel Sarafian posam lado a lado (Foto: Rodrigo Malinverni)
Para Cezar Mutante, as dúvidas sobre como seria uma final entre ele e Sarafian ficaram para trás, no imaginário dos fãs. O lutador garante que só pensa no futuro, e que a luta de sábado é apenas mais uma em sua trajetória em busca dos objetivos na carreira.
- As dúvidas sobre o TUF ficaram na cabeça do público, não na minha. Eu levei o programa até as últimas consequências. Para quem não sabe, antes da final contra o Serginho eu rompi todos os ligamentos do joelho esquerdo, e só operei na semana seguinte à luta. Eu estava lesionado também, e decidi levar até as últimas consequências. Tenho certeza que eu venceria quem quer que estivesse na minha frente. No meu coração, agora, é uma nova história. Estou em busca de ser um top 10, e o Sarafian será só mais um oponente. Ele é muito duro, mas será mais um na minha frente para eu subir mais um degrau. O campeão do TUF sou eu. Eu ganhei a casa.
O Combate transmite o UFC Fight Night Combate: Belfort x Henderson ao vivo e com exclusividade neste sábado, a partir de 20h (horário de Brasília). O Combate.com acompanha o torneio em Tempo Real e exibe em vídeo ao vivo a primeira luta, entre José Maria Sem Chance - ou "No Chance", em inglês, como vem usando no UFC - e Dustin Ortiz. Nesta sexta-feira, o site também transmite com vídeo ao vivo a pesagem oficial, a partir de 16h.
Confira o card completo:
UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson
9 de novembro, em Goiânia
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Dan Henderson
Cezar Mutante x Daniel Sarafian
Rafael Feijão x Igor Pokrajac
Paulo Thiago x Brandon Thatch
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare
Rony Jason x Jeremy Stephens
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Sam Sicilia
Thiago Bodão x Omari Akhmedov
Thiago Tavares x Justin Salas
Adriano Martins x Daron Cruickshank
José Maria No Chance x Dustin Ortiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário