segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pacotão: Vettel brincalhão, Alonso na maca, Massa na bronca e Kimi rebelde

Alemão domina GP de Abu Dhabi e tira onda com 'zerinhos' e imitação de Raikkonen. Espanhol precisa passar por exames e brasileiro se irrita com erro de tática da Ferrari

Por Abu Dhabi, Emirados Árabes
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Sebastian Vettel estava cheio de graça no GP de Abu Dhabi (Foto: Reuters)Sebastian Vettel estava cheio de graça no GP de Abu Dhabi (Foto: Reuters)
Desde que a Fórmula 1 voltou das férias de agosto, foram sete corridas e um fato em comum: Sebastian Vettel venceu todas. E depois que Lewis Hamilton sugeriu que a soberania do alemão da RBR poderia afastar os fãs, o tetracampeão parece ter ficado “preocupado” e resolveu dar um sabor diferente aos domingos, estendendo seus shows para além da linha de chegada. Foi um espetáculo completo no GP de Abu Dhabi: vitória incontestável, com direito a novos “zerinhos”, como na Índia, e uma impagável imitação de Kimi Raikkonen pelo rádio. E por falar em “preocupação”, com dores nas costas, Fernando Alonso precisou passar em um hospital após sair da prova. Já Felipe Massa e Kimi Raikkonen não tiveram motivos para se preocupar, mas sim para se irritar. Enquanto o brasileiro criticou uma opção da Ferrari no segundo pit stop, o finlandês chegou a ameaçar não correr as últimas provas do ano em razão de salários atrasados e, para piorar, ainda bateu na largada.
Confira os destaques positivos e negativos do GP de Abu Dhabi:
Header_O-Cara_690px (Foto: ARTE ESPORTE)

Foi mais uma atuação para não deixar margem de dúvidas que Sebastian Vettel é “O Cara” da Fórmula 1 atual. Largando em segundo, precisou de apenas alguns metros para superar seu companheiro de RBR, Mark Webber. O que se viu na sequência no cair da noite em Yas Marina foi mais um implacável baile do alemão. Com um ritmo enlouquecedor, ele colocou dez segundos de vantagem sobre o resto do pelotão. No fim cruzou a linha de chegada a “eternos” trinta segundos de seu parceiro de time, provando que sua soberania não é apenas por ter uma máquina nas mãos. E falando em "mãos", o tetracampeão deixou sua marca no "hall da fama" do circuito:
sebastian vettel rbr gp de Abu Dhabi calçada da fama (Foto: Agência EFE)Sebastian Vettel põe as mãos no hall da fama de Yas Marina (Foto: Agência EFE)

Header_Holofotes_690px (Foto: arte esporte)

Vettel estava, definitivamente, inspirado em Abu Dhabi. Após dar mais um show na pista, resolveu repetir os “zerinhos” que fez quando comemorou o tetra na Índia. Pelo rádio, a equipe o chamava desesperadamente para os boxes, já que na corrida anterior, a quebra de protocolo havia rendido uma reprimenda ao piloto e uma multa de 25 mil euros à equipe. Espirituoso, o alemão resgatou uma folclórica frase do amigo Kimi Raikkonen. Confira o diálogo:
Engenheiro: "Calculei agora. São 125 mil dólares".
Christian Horner, chefe da RBR: "E, aliás, você pode pagar por essa."
Engenheiro: "E Sebastian, você precisa trazer o carro de volta, OK? Traga o carro de volta para o pit lane, por favor. OK, Sebastian, desculpe por ficar no seu pé, mas, para ser claro, você precisa trazer o carro de volta para casa, OK, para os boxes."
Vettel: "Deixe-me fazer uma citação: sim, sim, sim, sim... Eu sei o que estou fazendo!"
E o alemão realmente sabia bem o que estava fazendo. Ao executar os “zerinhos” antes de completar a volta de desaceleração, em uma área de escape, e levar o carro de volta ao parque fechado, Vettel não deu margem para qualquer punição. Diferentemente do GP da Índia, quando largou o carro na reta principal após ter feito os “zerinhos” e voltou a pé para os boxes.
- Tecnicamente, não quebrei nenhuma regra desta vez, porque eu trouxe o carro de volta. Só espero que com o litro de combustível para análise, pois queimei alguns lá. Na semana passada eu deixei o carro no meio da pista. Que eu me lembre, este foi o grande problema – explicou após a corrida.
Header_Numeros_690px (Foto: arte esporte)

Com mais uma vitória, a sétima seguida, Vettel igualou o feito de seu ídolo e compatriota Michael Schumacher em 2004. Daqui a duas semanas, no GP dos EUA, o alemão tem a chance de superar a marca. E se vencer em Austin, terá mais duas marcas a igualar no encerramento da temporada, dia 24 de novembro, no Brasil: as nove vitórias de Alberto Ascari entre os GPs da Bélgica de 1952 e 1953 (que se tornariam sete, caso seja levado em conta o GP de Indianápolis de 53, disputado apenas por pilotos americanos) e os 13 triunfos em uma mesma temporada, façanha alcançada por Schumi em 2004.
Header_Mico_690px.png (Foto: ARTE ESPORTE)

Definitivamente, Mark Webber e “uma boa largada” não combinam em uma mesma frase. Independentemente da posição em que o australiano parta, é quase certo de que seu início de prova será sofrido. E não seria diferente no GP de Abu Dhabi. Apesar da volta excelente que o veterano executou no sábado para garantir a pole, a largada de Webber deixou a desejar. Assim que as luzes vermelhas apagaram, Mark viu Vettel pular a sua frente e, de lambuja, Nico Rosberg também lhe tomou a posição. Durante a prova, Webber manteve um bom ritmo e conseguiu retomar ao segundo lugar de Rosberg, mantendo-o até a bandeirada. Após a corrida, Webber afirmou que não conseguiria levar a melhor sobre Vettel mesmo se conseguisse manter a ponta na largada: “Ele estava em outro planeta”.
Header_Sai_da_Frente_690px (Foto: ARTE ESPORTE)

A dez voltas do fim, Alonso fazia seu segundo pit stop e, ao deixar os boxes, saiu lado a lado de Jean-Eric Vergne. Para evitar o choque e completar a ultrapassagem, o espanhol jogou o carro para fora da pista, mas ao passar por cima de uma zebra quando desviava da STR do francês, o carro do asturiano deu uma leve decolada. Por se tratar de uma alta velocidade, foi o suficiente para gerar um impacto de intensidade equivalente a 28 vezes a força da gravidade. Com dores nas costas, o espanhol seguiu para um hospital da região onde foi submetido a exames médicos de precaução:
- Ainda tenho todos os meus dentes no lugar - brincou - Minhas costas, obviamente, estão doendo um pouco. Foi uma grande pancada mesmo, mas estarei OK para Austin, com certeza.
Fernando Alonso atendimento médico GP de Abu Dhabi (Foto: EFE)Fernando Alonso atendimento médico GP de Abu Dhabi (Foto: EFE)



Header_MomentoChave_690px (Foto: arte esporte)

Felipe Massa chegou em oitavo, mas acredita que poderia ter ido mais além. Ele se mostrou surpreso com a opção da Ferrari em escolher os pneus médios (mais resistentes, porém menos velozes que os macios) para seu segundo pit stop, que ainda acabou sendo lento em razão da demora na fixação da roda dianteira esquerda. O brasileiro criticou a decisão da equipe, que classificou como “erro”, e afirmou que, se não fosse esse problema, teria chegado entre os cinco primeiros com tranquilidade. Massa lembra que deu 19 voltas com os compostos macios no começo da prova e, portanto, não seria difícil repetir isso no fim, sendo capaz de ser veloz o suficiente para alcançar o quinto posto, posição que ocupava quando fez a primeira parada. Alonso, por exemplo, voltou à sua frente após a segunda parada e, com os pneus macios, pôde passar Lewis e Di Resta, e chegar em quinto.
felipe massa fernando alonso ferrari gp de Abu Dhabi (Foto: Agência AP)Felipe Massa estava em quinto, mas com tática equivocada da Ferrari acabou em oitavo (Foto: Agência AP)

Header_Polemica_690px (Foto: ARTE ESPORTE)

A polêmica do GP de Abu Dhabi ficou por conta do atrito entre Kimi Raikkonen e sua equipe, a Lotus. Ainda na quinta-feira, dia de compromissos com a imprensa e patrocinadores, o “Homem de Gelo” não deu sinal de vida no circuito de Yas Marina. O motivo seria o não recebimento de “um euro sequer” em 2013 por parte do time de Enstone. Com uma dívida aproximada de 17,15 milhões de euros (cerca de R$ 52 milhões), o finlandês deu as caras no dia seguinte e soltou o verbo contra a equipe, ameaçando não participar das últimas provas. A tática parece ter dado certo, já que piloto e time chegaram a um acordo. Só que Kimi poderia ter até ficado em casa neste fim de semana. No sábado, fez o quinto tempo do treino, mas foi desclassificado por irregularidades em seu carro e precisou começar a corrida em último. E, na largada, chocou-se com a Caterham de Charles Pic, quebrou a suspensão do carro e abandonou a prova ainda na primeira curva. Que fase!
Header_Superacao_690px (Foto: ARTE ESPORTE)
Paul di Resta foi uma das surpresas da corrida ao levar ao sexto lugar sua Force India, equipe que caiu muito de rendimento após as mudanças dos tipos de pneus pela Pirelli durante a temporada. E curiosamente, foi com uma tática apostando na resistência dos compostos que o escocês conseguiu a façanha. Di Resta largou em 11º com pneus macios, fez apenas um pit stop, na 20ª volta, e completou mais 35 giros com os médios. Seu companheiro Adrian Sutil começou de médios, terminou de macios e também chegou na zona de pontuação, em décimo. Apenas a dupla da Force India arriscou a estratégia de apenas uma parada. Todos os demais pilotos fizeram dois pit stops.
Circuito de Yas Marina, palco do GP de Abu Dhabi (Foto: InfoEsporte)Circuito de Yas Marina, palco do GP de Abu Dhabi (Foto: InfoEsporte)

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