quarta-feira, 7 de maio de 2014

Chad Mendes: "Quem sabe não corro para a galera como Aldo fez no Rio?"

Desafiante ao cinturão dos pesos-penas no UFC 176 diz que campeão está mais cauteloso e que isso pode ser usado a seu favor em Los Angeles

Por Rio de Janeiro
74 comentários
Confirmado como o próximo desafiante ao cinturão dos penas do UFC, o americano Chad Mendes não vê a hora de subir ao octógono no dia 2 de agosto, em Los Angeles, e tentar dar ao brasileiro José Aldo o troco da derrota no UFC 142, no Rio de Janeiro, quando foi nocauteado faltando um segundo para o fim do primeiro round com uma joelhada certeira na cabeça. Mais experiente, e com uma sequência invicta de cinco lutas desde então, sendo quatro por nocaute, o membro da equipe Alpha Male garante que usou a derrota para Aldo como plataforma para se reerguer e voltar a disputar o título da divisão. Para isso, estudou as lutas do campeão e, na sua opinião, viu um José Aldo mais cauteloso. Para Mendes, essa cautela seria a chance que o brasileiro poderia dá-lo para tomar o cinturão de campeão do UFC de suas mãos.
MMA coletiva UFC Chad Mendes (Foto: Evelyn Rodrigues)Chad Mendes acredita que está mais pronto que nunca para derrotar José Aldo (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Certamente notei isso. Na última luta, senti que ele fez o bastante para vencer. Ele estava em modo de cruzeiro, e isso é perigoso, porque no momento que você está nesse modo, você pode ser pego e ser derrotado. Ele acabou de ter um bebê, está casado, está se lesionando muito nos últimos anos, talvez esteja pensando em parar daqui a pouco. Eu estou me preparando para esta luta desde que voltei do Brasil. Vou entrar determinado a mostrar que sou o melhor peso-pena do mundo e vai ser ótimo fazer isso em frente à minha torcida, em Los Angeles - disse Mendes em entrevista ao programa "MMA Hour".
jose aldo chad mendes UFC RIO (Foto: André Durão / Globoesporte.com)José Aldo venceu Chad Mendes por nocaute no UFC 142, no Rio de Janeiro, em 2012 (Foto: André Durão)
O americano também revelou na entrevista que reviu a sua luta contra José Aldo muitas vezes, e garante que, hoje, está mais pronto do que estava em 2012 para ser campeão.
- Tenho visto as suas lutas. É algo que vou prestar atenção, além das últimas quatro. Sinto que sou um lutador completamente diferente daquilo que eu era em 2012. Eu confiava 90% no meu wrestling e, olhando para trás, provavelmente não estava pronto na época. Eu só tinha duas lutas no UFC, ainda estava tentando me descobrir como lutador, mas não se diz não para essas lutas. Sinto que estava vencendo aquele primeiro round e fui pego. Acho que desta vez vai ser completamente diferente. Naquela época, eu certamente estava mais preparado do que nunca para aquela luta. Mas olhando para trás, há muitas coisas que podia ter melhorado e acrescentado ao meu jogo. Mas não se diz não a essas lutas, você pode se machucar e sair do esporte em três anos. Quando te convidam, você aceita essa luta. Uma das coisas que vou prestar atenção é em não derrubá-lo perto da grade. Vou falar para os árbitros para prestar atenção nisso antes da luta, para ele não segurar a grade.
Confira os principais pontos da entrevista de Chad Mendes:
Sobre a marcação da luta com Aldo
"Eu sabia que era eu ou o Cub. Um de nós ia receber a disputa de título, ambos estávamos fazendo campanha. Mas quando ouvi que ele teve uma luta marcada, eu sabia que seria eu. Eu comecei a incomodar meu empresário, e ele dizia que ainda estava trabalhando nisso. Aí teve um período que não tinha nada acontecendo, e eu odeio essa sensação de não saber o que ia acontecer em seguida. Depois, ele disse que íamos lutar pelo cinturão, mas ainda não sabíamos onde seria. Teve duas vezes que a luta estava marcada, mas o Aldo estava recuando, dizendo que era muito cedo. E agora estamos aqui, (vai ser em) 2 de agosto. Foi muito frustrante. Houve duas mudanças: a primeira era para ser no card de 5 de julho, foi o que nos disseram. Aí quando o Weidman se machucou, eles estavam procurando por um evento principal lá (no UFC 173, dia 24 de maio), aí eu disse sim na mesma hora, mas ele disse não. Tinha oito semanas de antecedência, era muito cedo pra ele, e ele também não poderia lutar em 5 de julho. É estranho para mim, não faz sentido, mas agora está marcado para 2 de agosto. Provavelmente vou lutar só uma ou duas vezes neste ano, isso é o mais frustrante para mim".
Ficou obcecado com a mão de Aldo na grade?
"Não é algo com que fiquei obcecado. Simplesmente não era minha hora, mas era algo que mudaria a luta. Não sei se teria vencido aquela luta se o derrubasse, mas não teria levado aquela joelhada se ele tivesse caído. Não sei se venceria, não sei qual seria o resultado, mas com certeza a luta teria tomado outro rumo. Mas tudo acontece por uma razão".
Luta contra Aldo em San Jose em vez de Los Angeles
"Isso seria legal, e realmente foi conversado. Disseram que 2 de agosto seria a data, mas não sabia o local ainda, não tinha notícias ainda, aí ontem (domingo) acordei com um monte de mensagens de parabéns, e vi que estava no Instagram e no Twitter. Eu não sei nem como isso chegou na mídia tão rápido. San Jose seria legal porque é tão perto de casa, uma hora ou uma hora e meia de distância de carro. Mas Los Angeles é perto também, é um voo curto. Quem sabe, eu ainda posso fazer isso (correr para a plateia como Aldo fez no Rio) em L.A! Eu lembro de estar em pé e vê-lo na plateia. Mas "payback is a bitch" (vingança é uma vadia, na tradução literal, ou algo como vingança é um prato que se serve frio)".
Cub Swanson UFC MMA (Foto: Ivan Raupp)Cub Swanson, peso-pena do UFC (Foto: Ivan Raupp)
Por que Chad e não Cub Swanson?
"Há algumas coisas. Primeiro, eu já bati o Cub. Foi no WEC, mas ainda o bati. Ele melhorou, mas eu também. Honestamente, acredito que alguns dos caras que eu venci, acho que venceriam o Cub. Nik Lentz, por exemplo, venceria o Cub, só com seu wrestling e com o fato que tem um queixo duro. (Clay) Guida treina com ele, mas acho que o wrestling do Guida já bateria o Cub. E Elkins também, é um moedor, tem um estilo feio e acho que é um casamento de luta ruim para ele também. Na minha mente, eu acho que era mais qualificado".
Sobre Conor McGregor
"Moral da história, esse cara é o maior falador de m*** que já vi ou ouvi na minha vida. O que esse cara está fazendo é tentar chegar ao topo rapidamente embora não tenha enfrentado ninguém. Não sei porque este cara acha que pode ganhar duas lutas contra caras de um nível mais baixo e espera já lutar pelo título. Ele está falando m*** de todo mundo para chamar a atenção. Ele precisa enfrentar alguém no top 5, garanto que ele vai levar uma surra. Não sei porque ele acha que precisa falar tanta m***. É uma coisa tentar promover uma luta, mas tornar pessoal e falar m*** dos outros não é legal. No fim das contas, ele fala m*** e quer subir na fila sem trabalhar. Ele precisa pegar aquele corte de cabelo idiota, seu terno pateta e enfrentar alguém no top 5, e se provar. Ele tornou pessoal com todo mundo do peso-pena. Não só no peso-pena, mas falou m*** de gente de outras divisões que ele nem vai enfrentar nunca. O cara fala m*** e está perdendo a graça bem rápido. Eu bateria o m*** do Conor McGregor, não teria nem graça. Eu nocautearia aquele cara no primeiro round, garanto. O cara é um palhaço, basicamente. Acho que Cole tem uma grande chance de entrar e finalizar esse cara. É melhor ele não levar Cole na brincadeira, porque ele pode surpreender".
Conor McGregor mma ufc coletiva (Foto: Evelyn Rodrigues)O falastrão irlandês Conor McGregor é, para Mendes, um "palhaço" (Foto: Evelyn Rodrigues)
Situação de Faber e Benavidez, com duas derrotas para atuais campeões e fora da briga pelo título
"Com certeza é algo em que eu pensei, e não quero deixar cair nisso. Esta é minha oportunidade de ser campeão e trazer o primeiro cinturão para Sacramento. Aldo é um cara que eu acredito que posso vencer, acredito que sou o cara nos pesos-penas que pode derrotá-lo. Vou treinar mais duro do que jamais fiz, vou ser esperto, misturar o wrestling, vou levá-lo para o tatame, tenho que misturar minha trocação e meu wrestling, e meu preparo físico tem que estar no ponto. Vou fazer como fiz na preparação contra o Clay Guida, focar no meu condicionamento, vou fazer muitas coisas que fiz naquele camp, ficar livre de lesão e trazer o cinturão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário