sexta-feira, 30 de maio de 2014

Chael Sonnen perdoa André Dida após receber pedido de desculpas

Americano diz que chamou Vitor Belfort para assumir lugar de Wanderlei Silva no começo do TUF Brasil 3 e nega boatos de "affair" com Hortência

Por São Paulo
5 comentários
André Dida TUF Brasil 3 (Foto: TV Globo)André Dida (de amarelo) atacou Sonnen por trás na
briga com Wand no TUF Brasil 3 (Foto: TV Globo)
Após ter sua luta contra Wanderlei Silva cancelada nesta semana, Chael Sonnen disse que já lutou com o brasileiro, só que fora do octógono, em referência à polêmica briga que os dois tiveram durante a terceira temporada do The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões. Naquela ocasião, porém, um terceiro componente se envolveu na confusão: André Dida, auxiliar técnico de Silva no programa, que golpeou o americano por trás em defesa do amigo. Dida foi expulso do programa e muito criticado desde então pela atitude, mas o próprio Sonnen afirmou que já o perdoou, e pediu que o público fizesse o mesmo.
- Ele me mandou um pedido de desculpas. Aceitei suas desculpas. Dida está recebendo muitas críticas e eu gostaria de lembrar as pessoas que funciona assim: você faz algo ruim, você é punido. Mas termina aí! Você não pode ficar do lado de fora de uma prisão e jogar pedras nos caras quando são liberados. André Dida fez algo ruim, ele foi punido; é isso, acabou. Se eu vir o Dida hoje, eu posso dizer "olá", ou passar direto por ele, mas acabou. Aceitei sua desculpa e espero que todos também deixem passar. Estou seguindo adiante, tenho coisas maiores pela frente - afirmou o lutador americano em entrevista coletiva com a imprensa brasileira após a pesagem do TUF Brasil 3 Final, nesta sexta-feira.
Wanderlei Silva foi substituído por Vitor Belfort após falhar em fazer exames antidoping de surpresa pedidos pela Comissão Atlética de Nevada, mas Chael Sonnen revelou que essa substituição poderia ter acontecido bem antes, ainda no começo da filmagem do TUF Brasil 3.
- Quando Wanderlei desistiu do programa, os produtores vieram a mim e disseram, "Você talvez precise se desculpar, o show pode ter acabado". E eu disse, "Caras, a única coisa que assusta Wanderlei Silva mais do que Chael Sonnen é o Vitor Belfort. Digam ao Wanderlei que eu estou ligando para o Vitor agora, que estamos pedindo ao Vitor para tomar seu lugar e que Wanderlei pode ir embora". E eles disseram, "Não podemos fazer isso", e eu disse, "Vocês precisam acreditar em mim". Então eu liguei para o Vitor, no vestiário - eles filmaram isso tudo, vocês podem perguntar para o Vitor, é verdade. Eu disse, "Vitor, você não pode falar nada sobre o que estou te dizendo, mas Wanderlei Silva saiu do programa e vamos te oferecer o seu lugar". Vitor disse, "Cara, eu adoraria, mas estou me preparando para uma luta pelo título contra (Chris) Weidman, não posso fazer isso". Mas eles aceitaram meu conselho, disseram, "Wanderlei, estamos chamando o Vitor para seu lugar, está tudo bem, entendemos se você quiser sair". E assim que eles disseram isso, ele se virou e voltou com seu rabo entre as pernas, colocou uma camisa e voltou - contou Sonnen.
Sonnen Tuf 3 (Foto: Marcos Ribolli)Chael Sonnen se divertiu com o boato de que ficou com Hortência: "Levamos como elogio" (Foto: Marcos Ribolli)
O lutador americano atendeu a imprensa por quase 40 minutos e falou de uma longa lista de assuntos. Ele inclusive aproveitou para desmentir o boato de que havia tido um "affair" com Hortência, ex-jogadora de basquete e sua assistente no reality show. Confira os melhores momentos abaixo:
"Affair" com Hortência
- Sabe, alguém escreveu isso, e chegou até a mim em Portland! (Guilherme) Bomba estava comigo e traduziu, e todas as fotos que eu tirei hoje com a Hortência, eu sempre pensava, "Alguém vai pegar essa foto e criar um boato!" Eu não sei quem escreveu. (Minha esposa) Não ficou insultada, ela adora a Hortência, nós rimos disso e levamos como um elogio. Hortência é uma mulher bonita, alguém vai ter sorte em tê-la.
Participação de Hortência no TUF
- Ela é uma das pessoas mais estilosas que eu conheço, seja homem ou mulher. Ela estava fantástica hoje, adorei revê-la. Acho que estamos a conquistando, acho que ela está gostando do MMA. Ela ficou muito envolvida com os caras, se importava com eles, esteve com eles nos altos e baixos. O TUF é tão duro, e ter alguém positivo do seu lado - ela é muito positiva - é muito importante. (Ela mudou) Completamente. Ela e Isabel foram as primeiras a dizer, "Não sabemos nada sobre este esporte, mas sabemos de esportes. Não sabemos essas técnicas, mas sabemos como lidar com pressão, com adversidade." Elas não foram nem um pouco teimosas, foram um pouco passivas. Ela era ótima líder, mas também foi uma ótima seguidora; ela tinha muitas ideias, mas também foi ótima em ouvir instruções, e essas são qualidades raras. É muito raro que alguém possa liderar e também seguir. Ela foi uma das melhores partes da experiência para nosso time.
Boa recepção dos brasileiros
- Eu me surpreendi um pouco com o quão legais eles foram com o bom e velho Chael. Eu passei muito tempo os provocando e os levando a uma opinião diferente, mas os brasileiros são muito espertos e foram meus cúmplices. Nós queríamos a mesma coisa: eles queriam me ver apanhar do Anderson e eu queria enfrentar o Anderson. Fomos parceiros.
Palpites para finais do TUF Brasil 3
- No peso-médio, não vou assistir, vou deixar a arena na hora, mas nos pesos-pesados, certamente espero que Vitor Miranda (vença). Ele tem todas as qualidades, mas vou dizer: Antônio (Cara de Sapato) pertence ao UFC também. Espero que ambos recebam o contrato, como aconteceu com Forrest Griffin e Stephan Bonnar. Acho que ambos terão ótimas carreiras. Mas Vitor Miranda!
Contato entre Lyoto Machida e Marcio Lyoto
- Tenho uma ótima relação com o Lyoto, mas não tinha até então. Eu liguei para o Lyoto do nada, consegui seu telefone com o Ed Soares, mandei uma mensagem de texto, dizendo que tinha um cara na equipe que o idolatrava, tem uma luta grande pela frente e está muito nervoso; você poderia falar com ele? E Machida, na mesma hora, disse sim, sem fazer perguntas. Ele perguntou que horas, eu combinei, ele disse que tinha treino na hora, mas seguraria para falar com ele. Foi um ótimo momento, mas não entrou no ar, (porque) quebramos muitas regras, você não pode fazer aquilo. O produtor-chefe, Dan Farmer, não estava na cidade, então tomei algumas liberdades. Mas foi um grande momento e mudou muito os espíritos do Lyoto.
Wanderlei Silva e o doping
- Acho que só tem um fato positivo que saiu de tudo isso. Ele sempre operou sob uma nuvem de suspeita, e todos nós sempre soubemos que esse cara estava trapaceando. Mas você não pode dizer a não ser que você o pegue. Ele chegou do Japão e virou o incrível homem que encolhia. Toda vez que você o via, ele estava sempre menor. Todos os caras que já o enfrentaram e pensaram, "Esse cara está sujo", têm algum tipo de redenção agora. Eu conversei com um deles mais cedo hoje e é assim que eles se sentem. Ele está aqui, você faça a matemática, mas há uma longa lista de pessoas que se sentem assim.
Por que sabia que Wanderlei não lutaria
- Eu estou tentando lutar com ele desde quando era difícil lutar com ele, e ele nunca quis fazê-lo. Aí, quando chegamos ao set… Entendam, o The Ultimate Fighter é um camp de treinamentos. Tem um torneio, mas todo o dia estamos treinando e é isso que eles estão filmando. É o melhor training camp - você tem todos esses parceiros de sparring, tem os melhores treinadores, as melhores academias, e ele não treinou. Quando você lembra que ele não luta desde janeiro do ano passado (na realidade, desde março), você não pode desperdiçar essas lutas. Na época, era um evento principal, uma luta de cinco rounds. Então, ele não estava se preparando apesar de ser uma luta de cinco rounds contra seu inimigo. Eu e ele não somos amigos, é uma luta grande que você não quer perder. Eu estava na academia treinando e ele estava no bar bebendo.
Justificativa de Wanderlei Silva
- Você acredita? Ouça, deixe ele se divertir e se justificar como ele quiser. Acho que é muito claro: eles chegaram para testá-lo e ele correu. Não há muito o que possa fazer com isso.
Luta com Vitor no peso-médio ou meio-pesado
- Eu pesei 232 libras (105,2kg) agora há pouco, isso me deixa com 51 libras (23kg) para perder em 30 e poucos dias, não sei se isso é possível. Tenho um contrato que diz 205 libras (93kg), então estou torcendo para que o Dana White tenha se enganado. Mas, se for 185 libras (83,9kg), é 185.
Márcio Lyoto e Warley Alves Pesagem UFC TUF 3 Final (Foto: Marcos Ribolli)Finalistas do TUF Brasil 3, Lyoto e Warlley Alves foram treinados por Sonnen no programa (Foto: Marcos Ribolli)
Sucesso como treinador no TUF Brasil 3
- Eu estava cercado de caras muito bons, e todas as lutas foram muito próximas, poderiam ter ido para qualquer lado. Todos os lutadores eram muito bons, os do Wanderlei também. E não só eram grandes lutadores, mas também boas pessoas. Em todo o grupo, sempre tem um babaca, menos nesse. Não tinha nenhum babaca. Eu e Wanderlei não nos batemos, mas todos os seus treinadores eram legais, os meus treinadores eram legais, todos os atletas, espero que todos eles entrem e alcancem seus sonhos.
Chael Sonnen, Ricardo Pantcho, Dan Henderson e Guilherme Bomba (Foto: Reprodução / Instagram)Guilherme Bomba (dir.) foi para os EUA após treinar
com Sonnen no TUF (Foto: Reprodução / Instagram)
Guilherme Bomba
- Ele é incrível, bicampeão mundial de jiu-jítsu, e está trabalhando duro. Ele está na minha casa agora, sua namorada Patrícia está indo para lá, vai ficar um mês. Ele está melhorando e, fisicamente, está pronto para lutar. Temos uma sala de treinos na minha casa, ele está no quarto de hóspedes. Podemos treinar 24 horas por dia, então tem sido ótimo. Aprendi muito com ele. É muito difícil de arrumar um campeão mundial de jiu-jítsu, muito menos um brasileiro campeão do mundo para vir e treinar, então tem sido uma bênção.
Perda de imagem de "vilão"
- Foi quase impossível, e era meu plano original. Mas no show, o problema é que as câmeras estão o tempo inteiro sobre você, sou muito melhor numa entrevista de 30 segundos, em que posso incorporar. Mas numa camera 24 horas por dia, não sou um ator tão bom.
Chances dos lutadores do TUF no UFC
- Muitos dos caras, até os eliminados, podem entrar (no UFC). O Wanderlei tinha um cara chamado (Ismael) Marmota que talvez fosse o melhor cara lá (na casa). Bomba talvez fosse o melhor cara lá. Todos os nossos pesos-médios diziam que o Bomba era o melhor. Acho que quem ganhar entre Warlley e Lyoto provavelmente vai virar um desafiante top muito rapidamente. Acho que o vencedor do The Ultimate Fighter deveria ser o desafiante número 1, fizeram uma vez e o Matt Serra foi lá e nocauteou Georges St-Pierre.  Agora estão fazendo um TUF com as mulheres da divisão peso-palha e quem vencer vai ser a campeã. Warlley poderia vencer agora, neste dia, tanto Chris Weidman quanto Johny Hendricks. E com isso dito, nem sei se ele vai vencer o The Ultimate Fighter. Ele vai enfrentar Marcio Lyoto, que está invicto em 16 lutas. Eu digo a Lyoto toda hora, "Há 6 bilhões de pessoas neste mundo e nenhuma delas conseguiu te derrotar". São dois lutadores bons. E o Pezão! Pezão era o cara que, quando eu treinava com ele, ele tem o pacote completo. Ele era demais para mim, muito grande, muito teimoso, muito bom. E Vitor, ele é incrível. É o cara mais esperto, mais talentoso, e ele vai enfrentar o cara mais talentoso e esperto do Wanderlei. Antônio Carlos Jr. é um sparring do Junior Cigano dos Santos, foi campeão mundial de jiu-jítsu, mas tem boxe excelente. É uma luta muito difícil, mas sei que o Vitor pode derrotá-lo.
O que sabe da língua portuguesa
(Meu português é) Terrível. (Sei falar) Bom dia, obrigado, coxinha…
Quem é melhor, Anderson Silva ou Jon Jones?
Meu único desejo para o Anderson agora é que ele tenha uma recuperação rápida, e acho que ele está conseguindo. Acho que, se ele voltar, ninguém está discutindo em qual peso ele vai voltar, e é altamente provável que ele volte como peso-meio-pesado. Se ele voltar e tiver algum nível de sucesso, pode ser que eles respondam essa pergunta para você.
Queda do Brasil no número de títulos no UFC
Eles tiveram alguma sorte ultimamente e na semana passada foi uma grande surpresa. TJ Dillashaw teve uma performance incrível. Eu não o escolhi para vencer esta luta e, mesmo olhando para trás, ainda teria escolhido (Renan) Barão. Eles provavelmente farão essa luta de novo. Esses títulos podem mudar de lado bem rápido. Posso dizer pela minha experiência aqui, e não estou dizendo por estar aqui: brasileiros são os melhores lutadores. As técnicas são melhores aqui, os treinadores estão à frente dos outros. Sou wrestler e, na América, levamos o wrestling muito a sério, mas pegamos o wrestling da Rússia. Os russos descubriram (as técnicas) e respingou para nós, contratamos sesu treinadores e tentamos aprender seus métodos. Mas se eu tiver um filho e ele quiser ser lutador, eu o traria ao Brasil.
Chris Weidman x Lyoto Machida
- Esta é uma luta tão difícil, tão difícil. São dois caras que eu preferia não ter de assinar (para lutar contra): Vitor Belfort e Lyoto Machida. Acho que ambos têm um estilo difícil, particularmente o Lyoto, ele é muito diferente, muito trabalho de pé. Acho que ele nunca esteve tão bem quanto naquela luta contra (Gegard) Mousasi, até do que na luta que bateu o Rashad (Evans) para ganhar o título. Acho que ele está fazendo suas melhores lutas agora. Mas o mesmo pode ser dito do Weidman. Weidman é o favorito, entendo isso, ele nunca perdeu, mas Lyoto nunca perdeu neste peso.
José Aldo x Chad Mendes
- Esta é uma luta boa, Acho que vai ser um Chad Mendes diferente. Achei que o Chad estava indo bem na primeira luta, achei que foi um primeiro round bom e parelho, ele não conseguiu o derrubar, o que foi uma surpresa para mim. Eles entraram naquela troca e, bum!, o Aldo o nocauteou. Mas o Chad Mendes só tinha  tipo sete lutas na época, era muito novo no esporte, era um jovem, tinha 25 anos, e foi no Brasil. Agora vai ser em L.A, que é mais perto, um voo de 40 minutos da casa dele, ele está um pouco mais maduro. É uma luta dura para o Aldo, é uma luta dura para ambos! Para mim, acho que Aldo é o melhor peso por peso do mundo, é entre ele e o Jon Jones, mas acho que Mendes pode surpreendê-lo.
Treino de Wanderlei Silva com Cael Sanderson
- Ele não treinou, aquilo não foi verdade. Ele tirou uma foto com o Cael Sanderson e aí disse que treinou com o Cael. Mas o Cael desmentiu, disse que estava passando por ele e o Wanderlei o puxou para uma foto.
Yoel Romero
- Yoel Romero é o melhor wrestler no UFC agora, e Daniel Cormier também diria isso. No papel, ele é o melhor wrestler no UFC. Mas ele começou tarde (no MMA), já tem 36 anos de idade e estão o levando lentamente. Se ele ganhasse uma grande luta, realmente gostaria de colocar ele contra o Jacaré, é essa a luta que estávamos pedindo depois de sua última atuação. Jacaré está lesionado agora e acho que não tem um oponente, mas essa é a luta que queríamos fazer. Vamos ver o que aconteço, acho que ele vai pegar outra pessoa.
Decepção por não lutar no Brasil
- Sim (me decepcionei), por múltiplas razões. Um, eu queria vir para cá competir; dois, era isso que estava acordado quando assinei para fazer o Ultimate Fighter Brasil, seria a luta no Brasil contra o Wanderlei, e acordo é acordo. A liderança do UFC fez de tudo para isso acontecer, mas você não pode obrigar um cara a lutar. Gostaria (de lutar no Brasil), tenho fantasias com isso. Mesmo quando eu não tinha o apoio aqui, eu ainda queria vir e lutar. Anderson e eu estávamos programados para lutar aqui numa época e eu queria andar pela multidão e ter todos me vaiando, jogando bebida em mim, nervosos… Eu me saio bem com essas coisas, consigo uma reação, sinto uma resposta da torcida. Nunca pedi para que torcessem por mim, nunca pedi pelo apoio da torcida.
Melhores lutadores em autopromoção
- Há algumas pessoas muito boas em se promover. A Ronda Rousey entende o que está fazendo e tem um método para isso. Conor McGregor está fazendo um bom trabalho, Brock Lesnar fez um bom trabalho - sei que ele está aposentado, mas fez um bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário