sexta-feira, 30 de maio de 2014

Plim-plim, intervalo comercial: hora de Neymar, Felipão e da Seleção na TV

Camisa 10 é a personalidade com mais aparições publicitárias na televisão brasileira em 2014. Scolari vem logo atrás, mas outros também aproveitam o filão da Copa

Por Teresópolis, RJ
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Gisele ao lado de Neymar em ensaio para a Vogue (Foto: Facebook)Neymar participa de comercial com a modelo Gisele Bundchen (Foto: Facebook)
Plim-plim. Intervalo comercial na televisão. E com ele uma enxurrada de Neymar, Luiz Felipe Scolari, seleção brasileira... Em tempos de Copa do Mundo, o futebol domina as campanhas publicitárias. E os astros brasileiros dos gramados, é claro, são os protagonistas.
Neymar é imbatível nesse quesito. Craque em campo, o atacante mostra a mesma desenvoltura diante das câmeras. De carros a cuecas, passando por baterias, marca de refrigerante, operadora de telefonia móvel, fabricantes de materiais esportivos, produtos de higiene masculina, equipamentos eletrônicos... Neymar vende de tudo.
Não por acaso, o atacante é a personalidade com mais aparições na televisão brasileira em 2014. Números levantados pelo Instituto Controle de Audiência, entre os dias 1° de janeiro e 25 de maio deste ano, a pedido do GloboEsporte.com, mostram que o atacante ingressou na casa dos brasileiros, pela TV aberta, em 2.834 oportunidades neste período. E isso levando-se em conta apenas os comerciais. Jogos e reportagens jornalísticas não estão no levantamento.
Com 11 patrocinadores – nem todos veicularam comerciais com o jogador neste ano -, o atacante esteve mais presente, em 2014, em campanhas publicitárias do qualquer outra pessoa no Brasil. Ele é seguido de perto pela modelo Gisele Bundchen (2.727), segunda da lista. O ex-atacante Ronaldo é o terceiro com mais aparições (2.300) na TV aberta.
– O Neymar não é apenas um jogador de futebol. Hoje, ele é uma celebridade. A pesquisa aponta que ele, assim como o Cristiano Ronaldo, por exemplo, têm exposição maior na mídia com a vida social e pessoal do que propriamente como jogador de futebol – analisou José Colagrossi, diretor executivo do Ibope Repucom, empresa que fez um estudo recente analisando o valor comercial de 6.500 personalidades pelo mundo.
Mosaico - Seleção na telinha (Foto: Editoria de Arte / Reprodução Youtube)Seleção comanda os intervalos comerciais no período da Copa do Mundo (Foto: Editoria de Arte / Reprodução Youtube)

O fato de Neymar, além de jogador, também ser uma celebridade, ajuda a entender a popularidade do craque com o público em geral, e não apenas com fãs de futebol. Pesquisa recente, realizada pelo instituto Ibope Repucom, mediu a percepção de mais de 6.500 pessoas em 13 mercados internacionais (Argentina, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Itália, México, Rússia, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos). Cristiano Ronaldo foi apontado como o jogador mais "comercializável" do mundo. Neymar é o primeiro brasileiro na lista, em sétimo.
O mesmo estudo aponta que, entre as personalidades brasileiras, Neymar lidera os oito quesitos indagados na pesquisa: consciência, apelo, aspiração, personalidade, endosso de produtos, influência de tendências (ditar moda) e confiança.
O camisa 10 da Seleção aparece em primeiro no Brasil como a personalidade mais "comercializável". Aproximadamente 500 celebridades brasileiras, entre artistas, desportistas, empresários e autoridades, apareceram como opção na pesquisa, sendo que cerca de pouco mais de 10% deles eram atletas (80).  
Felipão: turrão, engraçado e confiável
Felipão treino Brasil (Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM)Felipão deixa os comerciais de lado e comanda o Brasil (Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM)
Quem também é presença constante na telinha é Luiz Felipe Scolari. Carismático e querido pelo grande público, o treinador emplacou vários comerciais na televisão. Turrão, porém, bem-humorado, ele encarna um personagem e constantemente ataca de ator. Segundo Felipão, algo normal. A intimidade com as câmeras vêm do longo tempo de convivência com os jornalistas esportivos.
– Levo numa boa. Acho algo normal. Eu me sinto à vontade com as câmeras. Convivo com jornalistas há muito tempo – disse o treinador, em recente entrevista ao GloboEsporte.com, quando estava realizando uma ação promocional.
E Scolari leva mesmo jeito para a coisa. Nos últimos meses, ele atuou em comerciais de operadora de telefonia móvel, cerveja, refrigerante, carro, produtos alimentícios, rede de supermercado e até fez a barba em um evento comercial para uma marca de higiene masculina, patrocinadora da CBF. A imagem do treinador vende tanto que no filme da Sadia, ele atuou com o fiel escudeiro e auxiliar Flávio Murtosa. Dona Olga, esposa de Felipão, está ao lado do marido na propaganda da Wallmart. Somente em maio, o treinador teve mais de 300 aparições em comerciais na televisão aberta, de acordo com o Instituto Controle de Audiência.
Eu me sinto à vontade com as câmeras 
Felipão
 - O fato de ser o técnico da seleção brasileira ajuda, mas qual outro técnico teve tamanha exposição? O Felipão é carismático e tem seu próprio estilo. É linha-dura, mas também tem um lado de humor. E tem a confiabilidade do consumidor – disse José Colagrossi.
Quem trabalha a imagem de Scolari é a empresa Dodici Sports, do ex-diretor de marketing do Palmeiras, Juan Brito. Quando Felipão retornou à Seleção, em novembro de 2012, o plano estratégico foi traçado e ficou definido que Felipão vincularia sua imagem a no máximo seis empresas. O limite foi imposto por dois motivos: um possível desgaste e o foco do treinador na Copa do Mundo.
– Já gravei tudo o que tinha que gravar. Só tenho cabeça para a seleção brasileira – disse o treinador, no final de abril.
características únicas e marcantes

David Luiz Coletiva Seleção Brasileira (Foto: Mario Farache / Mowa)David Luiz na entrevista coletiva da Seleção na Granja: carismático (Foto: Mario Farache / Mowa)
Neymar e Felipão são praticamente unanimidades. Outros jogadores da Seleção, porém, também aproveitam o filão publicitário. O zagueiro David Luiz é um bom exemplo. Bem articulado e carismático, o jogador, recém-contratado pelo Paris Saint-Germain ao Chelsea, participa de cinco campanhas no momento.
Nesse caso, porém, David Luiz não chega a ser uma celebridade. Apesar de ter se tornado o zagueiro mais caro da história do futebol na semana passada, quando o Paris Saint-Germain desembolsou 50 milhões de libras para contar com o brasileiro, a vida pessoal e social do atleta não é explorada na mídia, como Neymar e Fred, por exemplo. Segundo Colagrossi, o carisma e a cabeleira colaboram com a boa imagem do defensor.
– O David Luiz é querido pelos brasileiros. E geralmente os atletas que têm uma característica única e marcante ganham ares de celebridade. No caso dele, o cabelo ajuda. Isso acontece com a força do Hulk, a juventude do Bernard, a fama de pegador do Fred... Essas características marcam e geram um apelo comercial – disse Colagrossi.

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