quinta-feira, 29 de maio de 2014

Espanha conclui primeira semana de treinos pegando leve para a Copa

Nesta sexta-feira a Roja encara o primeiro amistoso preparatório, contra a Bolívia, em Sevilla. Del Bosque explica escolha de adversário e semana sem peso em Madri

Por Sevilha, Espanha
4 comentários
O técnico Vicente Del Bosque fez de tudo nesta semana para tirar da Espanha o peso de jogar a primeira Copa do Mundo como campeã. Faz quatro dias que o time se apresentou em Madri e começou a treinar para o Mundial no Brasil, mas o time ainda não pega pesado em sua preparação. A criação de um bom ambiente é atual prioridade do comandante da Roja, e a evolução dentro de campo será gradativa.

O planejamento tem funcionado até aqui e o elenco mostrou clima leve nos primeiros treinos em Las Rozas, e no último, em Sevilha, mais uma vez aberto ao público. Não há tensão entre os 19 jogadores convocados por Del Bosque, que ainda nem sabem se estarão na Copa do Mundo.  O treinador avisou a todos que já tem a lista em sua cabeça e sua análise será em cima do que viu dos atletas durante a temporada. Ninguém se escalará mostrando esforço absurdo nos treinos.
Vicente Del Bosque Treino Espanha Copa do Mundo (Foto: Agência Reuters)Del Bosque sorri com os jogadores durante treino da Espanha (Foto: Agência Reuters)


A princípio, este grupo, que ainda não tem os jogadores de Real Madrid e Atlético que disputaram a final da Champions, foi chamado somente para o amistoso contra a Bolívia na sexta-feira. O técnico não deu nenhum coletivo e nem pista da escalação, pois tem levado em consideração a dura temporada que os espanhóis encararam no campeonato nacional e no europeu.

- Sei do esforço que estes atletas fizeram durante todo o ano, e vou precisar que eles continuem fazendo por mais uns 50 dias, se tudo der certo e chegarmos na final.
Líderes do grupo, como Piqué, Xavi e Iniesta, que com certeza estarão no Brasil, não deram entrevistas ao longo da semana. Somente Deulofeu, Iturraspe, Reina, De Gea, Moreno e Torres falaram com a imprensa, em encontros breves. Del Bosque, quando falou, sempre respondeu a perguntas sobre Diego Costa e desviou ao máximo do assunto Brasil, preferindo focar no amistoso. O técnico, aliás, tratou de deixar claro que a escolha contra a Bolívia - um adversário mais fraco e fora da Copa do Mundo - foi estratégica.

- Queria completar a primeira semana de treinamentos com um jogo porque acho importante para estes jogadores que não fiquem sem atuar, mesmo com menos intensidade - explicou o treinador, que ainda confirmou que 17 dos 19 convocados entrarão em campo. Os dois que não jogam devem ser De Gea, goleiro reserva, e o jovem Deulofeu.
Iniesta desembarque Espanha em Sevilla (Foto: EFE)Iniesta e De Gea na chegada a Sevilla: clima tranquilo antes do amistoso com a Bolívia (Foto: EFE)


A lista definitiva dos 23 que vão para a Copa sai no sábado. Del Bosque espera resultados de exames de Diego Costa e Jesus Navas para saber se poderá contar com os três atletas no mundial. Depois do jogo contra a Bolívia, nesta sexta-feira, às 17h, em Sevilha, os jogadores convocados para a lista final terão dois dias de folga antes de se reapresentarem.
Aí, o clima vai mudar. A Espanha precisará matar no peito a responsabilidade de ser a atual campeã e começar a preparar uma equipe para a Copa. O próximo compromisso da Roja antes de desembarcar em Curitiba é em Washington, no dia 7 de junho, em amistoso contra El Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário