sábado, 31 de maio de 2014

Robbie Peralta vence Rony Jason em luta polêmica no TUF Brasil 3 Final

Americano é castigado na maior parte da luta, mas juízes julgam que ele foi melhor no combate e lhe garantem sua quarta vitória na organização

Por São Paulo
1 comentário
Uma das máximas mais usadas no MMA é: "Nunca deixe a decisão nas mãos dos juízes." O peso-pena brasileiro Rony Jason sentiu na pele o significado da frase neste sábado, quando viu uma luta que parecia ter vencido nitidamente ir para as mãos do seu adversário, o americano Robbie Peralta, por decisão dividida dos juízes (29-28, 27-30 e 30-27). O brasileiro sofreu sua quinta derrota em 19 lutas, enquanto Peralta somou sua 18ª vitória em 23 combates profissionais.
A luta começou com Peralta tomando a iniciativa do combate, encurtando a distância e buscando o swing de direita. Jason respondeu com uma joelhada voadora, que não acertou o alvo. Na grade, o brasileiro executou uma bela queda, mas ao cair, passou do ponto no triângulo invertido e deixou o americano escapar por suas pernas, voltando a lutar em pé. Jason estava bem na luta, e acertou uma bela cotovelada rodada que atingiu Peralta e o balançou. O americano absorveu bem e esquivou de um chute baixo do brasileiro. À vontade no octógono, o brasileiro acabou exagerando em uma nova joelhada voadora, quando já havia acertado dois bons socos em Peralta. A joelhada foi defendida pelo americano, que acabou tirando o equilíbrio do brasileiro. No solo, ele recebeu um forte chute nas pernas no fim do round.
O segundo round trouxe Peralta mais agressivo e disposto a partir para a luta. Após alguns golpes trocados e chutes baixos, o americano desferiu diversos socos altos, levando muito perigo ao brasileiro, que foi obrigado a recuar e se esquivar diversas vezes, até chegar à grade. Peralta buscou uma tática de sacrifício com uma queda, mas Jason caiu por cima, e teve a chance de aplicar a montada, mas o americano explodiu e ficou por cima na guarda. Com muita habilidade, Jason tentou encaixar uma chave de braço, mas Peralta livrou-se do ataque, e passou a chutar as pernas do brasileiro, que ainda etsva no chão. A luta voltou para o alto e o brasileiro foi acertado com um belo cruzado de direita, chegando a recuar, já chamando o rival para a luta imediatamente. No fim do round, o brasileiro acertou diversos socos e esquivou-se da maioria dos de Peralta, levantando o público.
O terceiro e último round começou com o árbitro Mário Yamasaki ameaçando tirar um ponto de Rony Jason por ele avançar em direção a Peralta antes de sua autorização. A luta recomeçou com os dois lutadores desferindo golpes seguidos, mas o dedo de Jason tocou o olho do americano, que precisou de algum tempo para se recuperar. De volta ao combate, Tanto Jason quanto Peralta buscavam os chutes na linha de cintura, e Jason tentou novamente a joelhada voadora, mais uma vez sem resultado. Na grade, a luta ficou favorável ao brasileiro, que passou a comandar as ações, com combinações de jab e direto e conseguindo, a 20 segundos do fim, uma queda importante. Mesmo com Peralta se recuperando e tentando devolver a queda, Jason se defendeu até o fim da luta, julgando estar garantida a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário