quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Autor de 21 gols num jogo divide feito
com 16 assistências do irmão gêmeo

Atacante de time da sétima divisão sueca, Yanick Manzizila credita recorde ao
fluxo constante de passes fraternais e diz que dupla se inspira em Fenômeno e R10

Por Rio de Janeiro
185 comentários
Nada de Messi ou Cristiano Ronaldo. Quem atraiu atenção na última semana pelo assombroso número alcançado em campo foi Yanick Manzi Manzizila, atacante de 25 anos do Kongo United FC. Autor de 21 gols na vitória do seu time por 30 a 0 sobre o Balrog Botkyrka, no último sábado, pela sétima divisão do Campeonato Sueco, quebrou um recorde local que durava 60 anos. Colhendo agora os louros que a façanha pode proporcionar, o artilheiro atribuiu seu feito "espetacular" ao fluxo constante de passes precisos de seu irmão gêmeo, o meia Alex Manzizila. Companheiro inseparável e grande maestro da equipe, deu 16 assistências fraternas durante o confronto e ainda balançou a rede três vezes.
- Já agradeci muito ao Alex. Como gêmeos, temos uma compreensão muito especial. Ele passava a bola toda hora pra mim durante o jogo. Dos 21 gols que eu fiz na vitória por 30 a 0 sobre o Balrog Botkyrka, 16 foram com passes dele. Ele ainda marcou três nesse jogo. Ou seja, dos 30 marcados por nossa equipe, 24 ficaram na nossa família (risos). Enfim, é um momento a ser comemorado. Não é todo dia que um atacante faz tantos gols em uma partida, ainda mais, como foi o caso, na casa do adversário. O sentimento agora é realmente muito bom e é muito legal poder compartilhá-lo com a minha esposa e parentes – afirmou Yanick Mazizila, em entrevista por telefone.
Yanick Manzi Manzizila e Alex Manzizila Kongo United FC (Foto: Reprodução / Site Oficial do Kongo United FC)Yanick Manzi Manzizila e Alex Manzizila comemoram gol do Kongo United FC (Foto: Reprodução / Site do Kongo United FC)

Filhos de Jean Pierre e Antoinette, Yanick e Alex nasceram em Kinshasa, no Congo, no dia 18 de dezembro de 1988. Quando completaram um ano, a família Manzizila se mudou para Estocolmo, capital da Suécia. E foi a partir de então, no novo país, que o futebol começou a mexer com a cabeça dos meninos. Nos anos 90, os irmãos eram presença constante entre as dúzias de crianças que se dividiam em equipes para jogar bola nas ruas do bairro de Farsta, onde deram os primeiros chutes e dribles. Aos poucos, Yanick e Alex começaram a chamar a atenção da vizinhança. E o talento vinha de casa. Mais precisamente do pai, ex-jogador de futebol no Congo.
Sou extremamente fã do Ronaldo, o Fenômeno, e meu irmão, do Ronaldinho Gaúcho"
Yanick Manzi Manzizila
- A vida na Suécia é muito legal, apesar do frio. Mas já estamos acostumados. Bom, sobre futebol, aprendemos muito com nosso pai. Desde muito pequenos, sempre fomos incentivados a ter uma visão especial do que é o esporte. Nesse caso, vemos o futebol como fonte de alegria para as pessoas. Quando estávamos em campo, sempre atuávamos juntos, o que permanece até hoje. Com isso, desenvolvemos uma ligação, uma forma de entrosamento em campo muito especial. Tudo o que facilita o bom entendimento entre um atacante e um meia. Sou extremamente fã do Ronaldo, o Fenômeno, e meu irmão do Ronaldinho Gaúcho – disse Yanick.
Kongo United FC (Foto: Site Oficial)Sozinho, Yanick Manzi Manzizila completa para a rede com o goleiro caído: massacre do último sábado (Foto: Site Oficial)
Na mesma velocidade com que se livravam dos marcadores e arrancavam em direção ao gol adversário, Yanick e Alex enfrentavam o frio sueco, rompiam a barreira do idioma, dos costumes locais e começavam a construir juntos um sonho: o de se tornarem jogadores profissionais. No país europeu, a dupla, ainda muito jovem, começou a trajetória no Örnens FF e depois teve passagens por Djurgardens IF e Brommapojkarna IF. Em 2003, veio a grande oportunidade. Yanick e Alex tinham 15 anos quando foram contratados pelo West Ham, da Inglaterra. Mas uma lesão sofrida por Alex mudou os rumos da carreira dos dois.
- Sempre tivemos a sorte de jogarmos juntos e esperamos que continue assim. Ficamos no West Ham por dois anos e meio, mas eu lesionei o tendão de Aquiles e voltamos juntos para a Suécia para minha reabilitação. Em seguida, saímos para o Sheffield e não deu muito certo. Depois, seguimos para o Lille, já estávamos com 20 anos. Lá ficamos por duas temporadas, mas queríamos deixar o clube por causa de outras propostas. Quando finalmente liberaram a gente, as propostas "caíram" no último minuto. Aí voltamos para a Suécia para jogar no Ekerö IK. No início desta temporada, nosso primo Tonton Zola Moukoko, técnico do Kongo United, fez um convite para a gente, e gostamos muito do projeto – afirmou Alex.
Yanick Manzi Manzizila e Alex Manzizila Kongo United FC (Foto: Reprodução / Site Oficial do Kongo United FC)Quinto em pé desde a esquerda, Alex Manzizila posa com Kongo United FC com o irmão gêmeo Yanick Manzi Manzizila, último à direita agachado: dupla de olho em voos mais altos (Foto: Reprodução / Site Oficial do Kongo United FC)
Criado para jogar a sétima divisão em 2014, o clube tem grande ambições, como, por exemplo, ser promovido em breve à Allsvenskan, divisão de elite do Campeonato Sueco. E, para isso, o técnico aposta num time jovem e talentoso, capaz de apresentar um futebol vistoso, e busca conduzir a equipe com as seguintes palavras: lealdade, humildade, comunidade e alegria, seguindo o lema "Nenhum jogador é maior que o da equipe, e nenhum time é maior que o clube".
Destaques do Kongo United na campanha, os irmãos condicionaram o êxito nesta temporada ao fervoroso apoio de seus familiares. Além disso, para eles, o bom futebol apresentado e a filosofia de trabalho de Tonton Zola Moukoko premiam a irretocável campanha da equipe. Ao todo, são oito vitórias, dois empates e nenhuma derrota. O Kongo United está invicto após dez rodadas e lidera com 26 pontos. Foram 86 gols marcados e apenas oito sofridos.
Quem sabe um dia nós podemos mudar para o Brasil e jogar por times como Santos e Corinthians 
Mazizila
Um dos grandes símbolos da campanha do Kongo, Yanick já tem o impressionante registro de 58 gols marcados, numa temporada em que pretende chegar a 100. Está "quase lá", diz ele.
- Eu e meu irmão agradecemos a Deus por este registro e esperamos que este seja apenas o começo. Quero chegar a cem gols. Falta pouco agora. Vamos ver! Eu joguei sete dos 10 jogos até agora. E só perdi essas partidas mesmo por causa de uma lesão durante o treinamento. Queremos dar a volta por cima e temos o sonho de jogar profissionalmente de novo – disse Yanick.
O irmão também sonha alto.
- Quem sabe um dia nós podemos mudar para o Brasil e jogar por times como Santos e Corinthians – finalizou Alex.
Kongo United FC (Foto: Site Oficial)Alex Manzizila prepara passe no 30 a 0: autor de 16 assistências e três gols no massacre (Foto: Site Oficial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário