quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Formiga quer "lutar com alegria" para vencer Makovsky e embalar no UFC

Peso-mosca tem duas vitórias e duas derrotas na organização e busca conselhos de Dudu Dantas, companheiro de equipe que já venceu seu rival

Por Rio de Janeiro
13 comentários
Quando o UFC passou a ter pesos-moscas em suas fileiras, Jussier Formiga surgiu como maior esperança de título para os brasileiros na divisão até 57kg. Mais de um ano e meio depois de sua estreia, o atleta da Nova União ainda não conseguiu se firmar como um candidato a desafiante da categoria, apesar de ser o número 6 do ranking oficial da organização. O lutador já fez quatro lutas pelo Ultimate e tem duas vitórias e duas derrotas. Para acabar com a irregularidade e emplacar uma sequência de triunfos, Formiga, que vem de vitória por finalização sobre Scott Jorgensen em março e enfrenta Zach Makovsky no "UFC: Bader x St-Preux", neste sábado, garante que já sabe o que faltava.
- Faltava justamente lutar com alegria, me soltar lá dentro, sair na porrada em pé, fazer jogo de grade, mesclar isso tudo. A cada luta estou melhorando, é a minha quinta luta e vou entrar para dar um grande show e trazer a vitória. Não é ansiedade. A divisão é tão equilibrada que você fica naquela de não poder perder. Mas tem que esquecer isso, subir e dar o máximo de si. Se você faz um treinamento forte, você vai ter resultado. É consequência. Espero vencer e entrar no top 5 - disse, em entrevista ao Combate.com.
Jussier Formiga UFC MMA (Foto: Raphael Marinho)Jussier Formiga prometeu alegria para emplacar série de vitórias (Foto: Raphael Marinho)
Makovsky já é conhecido da Nova União. Ex-campeão do peso-galo (até 61kg) do Bellator, ele perdeu o cinturão ao ser finalizado por Dudu Dantas, em abril de 2012. Agora, Formiga pega dicas com o companheiro para ter o mesmo sucesso contra o americano.
- Geralmente, quando lutamos com pessoas que a galera daqui já lutou, é muito bom. Passam o conhecimento todinho. Quando lutei com o Scott Jorgensen, o (Renan) Barão me deu detalhes da movimentação dele, a forma que ele derrubava e isso é muito importante. Com o Dudu não está sendo diferente, apesar da luta do Dudu ter sido muito rápida, mas ele está me passando o que ele pode trazer de perigo pra mim, o que posso encaixar de melhor do meu jogo nele, isso está sendo muito bom - declarou.
Me falaram que o grappling dele não é a especialidade da casa. Ele tem bom wrestling, mas não tem um bom chão. Não sei o que ele vai trazer, se vem para me agarrar, mas acho dificil. Vou tentar surpreender em pé, sair chutando, batendo. Podem esperar um cara bastante motivado."
Jussier Formiga
No cartel de Formiga, são 16 vitórias e três derrotas. Dos resultados positivos, oito deles foram por finalização e outros oito por pontos. Apesar disso, o plano A do brasileiro não será buscar a queda e sim partir para a trocação, onde garante que pode surpreender com a evolução que tem conseguido.
- Ele é um cara wrestler, que troca, é pontuador em pé, mas o forte mesmo é o wrestling. Ele gosta de botar pra baixo e controlar no chão. Estou dando ênfase em todas as áreas, principalmente nessa de quedas, mas vou para qualquer situação. Se ele me derrubar, farei um bom chão, mas vou tentar surpreender em pé. O Dudu me disse no que posso surpreender, venho evoluindo bastante minha parte em pé. Vou tentar mesclar meu jogo e sair na porrada com ele. Me falaram que o grappling dele não é a especialidade da casa. Ele tem bom wrestling, mas não tem um bom chão. Não sei o que ele vai trazer, se vem para me agarrar, mas acho difícil. Vou tentar surpreender em pé, sair chutando, batendo. Podem esperar um cara bastante motivado. Venho evoluindo bastante na trocação, treino na melhor equipe de leves do mundo, só tem casca grossa aqui, cara porradeiro, como o Barão, (José) Aldo, venho nessa evolução e vou preparado para tudo - analisou.
Montagem MMA - Jussier Formiga x Zach Makovsky (Foto: Reprodução/UFC)Jussier Formiga e Zach Makovsky lutam no dia 16 de agosto (Foto: Reprodução/UFC)
Em caso de vitória sobre Makovsky, que é o número 9 dos moscas no UFC, Formiga já tem sua meta traçada: enfrentar algum top 5 da divisão para se aproximar do título, que pertence a Demetrious Johnson.
- A gente que está no UFC não pode escolher adversário. Somos funcionários. Quem eles botarem temos que lutar. Meu objetivo é vencer o Zach e, se vencer, com certeza quero enfrentar um top 5. Na minha divisão, o top 10 é muito forte. Quando eu era o número 1 do mundo, não tinha tantos moscas ainda. A maioria dos moscas hoje são caras que desceram dos galos. Hoje me sinto até bem por estar no top 6, porque estou lutando com caras que vieram dos galos. Eu não era dessa categoria, mas é manter meu trabalho e treinamento para chegar no top 5 da divisão e um dia lutar pelo título - concluiu.
O "UFC: Bader x St. Preux" acontece neste sábado em Bangor (EUA) e tem transmissão ao vivo e com exclusividade do Combate a partir de 20h55 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real a partir do mesmo horário e exibe em vídeo ao vivo a primeira luta do card, entre Frankie Saenz e Nolan Ticman. Na sexta-feira, canal e site transmitem a pesagem oficial do evento ao vivo às 17h. Confira o card completo:
UFC: Bader x St. Preux
16 de agosto de 2014, em Bangor (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Ryan Bader x Ovince St. Preux
Peso-leve: Gray Maynard x Ross Pearson
Peso-médio: Tim Boetsch x Brad Tavares
Peso-meio-médio: Seth Baczynski x Alan Jouban
Peso-pesado: Shawn Jordan x Jack May
Peso-pena: Thiago Tavares x Robbie Peralta
CARD PRELIMINAR
Peso-mosca: Jussier Formiga x Zach Makovsky
Peso-galo: Sara McMann x Lauren Murphy
Peso-médio: Sam Alvey x Tom Watson
Peso-mosca: Frankie Saenz x Nolan Ticman

Nenhum comentário:

Postar um comentário