quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Ibra projeta aposentadoria, minimiza Champions e exalta "o Ronaldo real"

Sueco acredita que não estará mais no auge quando acabar contrato com o PSG em junho de 2016 e faz apenas uma exigência para a esposa: ter geladeira cheia em casa

Por Paris
320 comentários
A carreira de Zlatan Ibrahimovic pode estar próxima do fim. O centroavante sueco, reconhecidamente um dos melhores do mundo em sua posição, admitiu que o fim do contrato com o Paris Saint-Germain, em junho de 2016, pode ser também o ponto final de uma carreira vasta, recheada de 23 títulos - sim, Ibra sabe de cor o número de suas conquistas.
Ainda falta um. Ibrahimovic passou por grandes clubes na Europa, mas ainda não conquistou a Liga dos Campeões. Aos 32 anos, ele não vê problema se pendurar as chuteiras sem ter vencido o maior torneio de clubes do mundo e citou até mesmo Ronaldo Fenômeno (“o verdadeiro Ronaldo”) e Diego Maradona para comprovar sua tese.

- Quando alguém está no auge, as pessoas sempre querem encontrar algo para criticar. O verdadeiro Ronaldo não ganhou a Liga dos Campeões também. O que as pessoas dizem sobre ele? É a mesma coisa comigo. Você é campeão porque você ganha, mas isso não muda o jogador que você é. Se o Maradona não tivesse vencido a Copa do Mundo, as pessoas não diriam ainda que ele continua sendo o melhor? Diriam – afirmou Ibra ao site “ESPN FC”.
Ibrahimovic PSG (Foto: AP)Ibrahimovic diz que não liga tanto para título da Champions: "Verdadeiro Ronaldo não ganhou" (Foto: AP)


Na longa entrevista, o sueco também falou sobre os gols mais marcantes de sua carreira, admitiu que não gosta de ver futebol na TV e que, após infância pobre, só faz uma exigência para a esposa: manter a geladeira de casa cheia.

Leia abaixo os principais trechos:

O que o futebol mudou comparado a quando você começou?
Agora é um negócio. No início, quando comecei, tudo era muito divertido. Eu fazia o que gostava. Agora é tudo mais sério. Você representa um clube e precisa vencer. Se não consegue os resultados, alguém virá para tomar o seu lugar. É uma situação totalmente diferente. Mas eu ainda estou aqui por dois anos e então vou assistir a tudo da televisão.

Sobre os golaços marcados contra Bastia - calcanhar - e Inglaterra - bicicleta (veja nos vídeos abaixo):
 
Eu ganhei prêmios pelos dois. Eu os coloco no topo da minha carreira, mas tenho de dizer que o gol pela Suécia é o melhor. Foi uma situação diferente: era o primeiro jogo no novo estádio, contra a Inglaterra, e eu marquei quatro gols naquela noite também. As pessoas também esquecem do gol contra a Itália na Eurocopa de 2008. Todos esses gols serão lembrados para sempre, e por isso estou muito feliz.
É importante para você ser lembrado? Fazer parte da história?
Tenho a certeza de que as pessoas vão lembrar desses gols por um bom tempo e é o que você quer como jogador. Nem todos os jogadores serão lembrados assim. Todos tentam marcar um grande gol, e eu tive a sorte de ter feito alguns.

Você nunca fala sobre a Bola de Ouro. Por quê?
 
Eu acho que não é apenas sobre quem é o melhor. Acho que há muita politicagem em torno, o bom menino contra o bad boy e tudo isso. Para mim, o que é importante é o que as pessoas ao meu redor acham de mim. O que os eleitores da Bola de Ouro pensam não é importante para mim.

Você assiste futebol na TV?
(Risos). Não, eu não vejo. Vem cá, cara: eu jogo todos os dias. Grandes jogos ou Copa do Mundo, às vezes eu vejo. Mas eu nunca penso: ah, às 9h vai ter um jogo e eu preciso sentar em frente à TV.

Há quatro anos, você nunca teria imaginado jogar algum dia na França...
Depois do que aconteceu comigo no Barcelona, eu digo que tudo pode acontecer no futebol. E é exatamente o que aconteceu. Eu nunca me imaginei jogando na França e aqui estou. E estou muito feliz, aproveitando o meu tempo aqui. Tenho o prazer de jogar na França e acho que os franceses estão apreciando me ver jogar também. Eu quero continuar oferecendo o que fiz desde que me mudei para cá.

Como você se coloca dentro do vestiário?
Sou um dos líderes. Há alguns. Temos um bom grupo aqui, uma grande atmosfera no vestiário. Nunca tivemos nenhum problema, é até engraçado. Todos tentam rir e provocar os outros, então é legal. Eu gosto.

Você terminará sua carreira no PSG?
Eu tenho contrato até 2016. Terei 34 anos na próxima temporada e não me vejo jogando em alto nível depois disso. Então provavelmente a resposta é sim.
ibrahimovic verratti paris saint-germain x guingamp (Foto: Reuters)Ibrahimovic diz que não se vê jogando depois de 2016, quando termina seu contrato com o PSG (Foto: Reuters)


É o ano para você enfim ganhar a Liga dos Campeões?
Acho que nós podemos vencê-la. Temos uma grande oportunidade. O time é feito para jogar em grandes torneios. Você precisa trabalhar duro e ter um pouco de sorte. Nos momentos-chave, você precisa ter os pequenos detalhes ao seu lado. Acho que temos isso no nosso time agora. Temos mais experiência também, especialmente após a última temporada. Então nós podemos, sim.

É uma obsessão para você?
Não, não é. Porque se algo se torna uma obsessão para você, parece que você não alcançou o que queria na carreira. Eu conquistei o que queria na minha carreira, 100%. Eu tenho 23 títulos. Dei o meu melhor e fiz tudo o que podia durante a minha carreira para ganhar o maior número de troféus possível. É claro, seria ótimo ganhar a Liga dos Campeões, e eu sinto que posso e vou ganhá-la. Mas se minha carreira terminar sem esse título, eu ainda ficaria muito feliz e orgulhoso.

Ibrahimovic no malmoe fã do Ronaldo (Foto: Reprodução / Twitter)Fã de Ronaldo, Ibra tinha poster de Ronaldo nos tempos de Malmo (Foto: Reprodução / Twitter)
Fica irritado quando as pessoas continuam dizendo que você não ganhou a Champions?
Não. Quando alguém está no auge, as pessoas sempre querem encontrar algo para criticar. O verdadeiro Ronaldo não ganhou a Liga dos Campeões também. O que as pessoas dizem sobre ele? É a mesma coisa comigo. Você é campeão porque você ganha, mas isso não muda o jogador que você é. Se o Maradona não tivesse vencido a Copa do Mundo, as pessoas não diriam ainda que ele continua sendo o melhor? Diriam.

Acha que o PSG precisa de reforços para vencer a Champions?
Acho que já estamos mais fortes do que no ano passado. Nem sempre é o melhor time que vence a Liga dos Campeões. Tudo pode acontecer nessa competição. Há anos que os campeões não são sequer os favoritos no início do torneio. É por isso que é um torneio tão interessante.
Ibrahimovic entrega camisa do PSG a Ronaldo (Foto: Reprodução / site Oficial do PSG)Ibrahimovic faz homenagem e entrega camisa do PSG a Ronaldo (Foto: Reprodução / site Oficial do PSG)


Você se sente como um verdadeiro parisiense?
Com certeza (risos). Eu conheço Paris muito melhor agora. Eu entendo as pessoas da cidade muito melhor do que antes. É o meu terceiro ano aqui e tudo está indo como eu esperava. Quanto mais o tempo passa, mais eu me sinto um verdadeiro parisiense. O primeiro ano não foi tão fácil, mas agora me sinto muito melhor. Helena e os meninos (Vicente e Maximilian) sentem o mesmo também. Eles estão se adaptando e tudo está indo como nós queremos. É importante para mim que eles estejam felizes. Se eles estão felizes, estou feliz. Então, eles tornaram isso mais fácil para mim.
ibrahimovic paris saint germain  (Foto: Reuters)Dois anos após chegar à França, Ibra diz já se sentir um parisiense (Foto: Reuters)


É difícil ser Zlatan Ibrahimovic?
O problema é que eu não sou livre para fazer o que quiser, quando quiser. Eu estou acostumado a isso, é parte do meu trabalho. Eu não escolhi que as coisas fossem assim, mas é da maneira que é. Não há nada que eu possa fazer sobre isso. Então eu tento encontrar uma maneira de aproveitar isso de alguma forma para que você não fique trancafiado.

Sobre ter passado fome quando garoto e exigir que a mulher não deixe a geladeira vazia
É um dos meus princípios em casa (ter a geladeira sempre cheia). A única coisa que eu peço para Helena (esposa) fazer é certificar-se que a geladeira está sempre cheia. Eu desejo que todo mundo neste mundo possa ir a sua geladeira e pegar o que quiser. Porque o dia que você abrir sua geladeira e não encontrar nada nele é um significado de dificuldade. A fome é uma das piores coisas da terra. Foi o meu caso. Agora, eu tenho filhos e exijo que a Helena sempre mantenha a geladeira cheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário