quarta-feira, 13 de maio de 2015

Algoz de Weidman confia em Belfort: "Ele é explosivo, tem tudo para vencer"

Bicampeão mundial de jiu-jítsu, André Galvão derrotou o americano no ADCC, maior evento de luta agarrada do mundo, em 2009, e aposta na experiência do "Fenômeno"

Por Rio de Janeiro
MMA frame André Galvão e Chris Weidman (Foto: Reprodução)André Galvão tenta defender o ataque de Chris Weidman, que não foi finalizado, mas perdeu na pontuação (Foto: Reprodução)
Campeão do peso-médio do UFC,Chris Weidman está invicto no MMA, onde soma 12 vitórias. No jiu-jítsu, porém, não é ele quem reina. O americano, por exemplo, tem no currículo uma derrota por pontos para André Galvão - bicampeão mundial na arte suave - na categoria até 88kg do ADCC 2009, realizado em Barcelona.

Galvão sabe da evolução do americano, que recebeu a faixa-preta de jiu-jítsu na última semana, das mãos de Renzo Gracie. Entretanto, destaca, em entrevista ao Combate.com, o preparo físico do campeão, que defende o título contra Belfort no próximo dia 23, no UFC 187, em Las Vegas.

- O Weidman é um cara duro, muito bom, forte. Tem como ponto forte a inteligência e um condicionamento físico fenomenal. Por ser novo no MMA e não ter muitas lutas, acho que sofreu pouco nos combates. Não teve muitas lesões, apesar das cirurgias que teve.

Na torcida pelo pupilo Carlson Gracie, Galvão destaca o potencial do compatriota na trocação, afinal, de 24 vitórias, ele somou 17 nocautes. E, embora não seja fã de pitacos, aposta que o cinturão voltará a ostentar tons de verde e amarelo.
André Galvão (Foto: Divulgação/Metamoris)André Galvão é um dos nomes mais respeitados do jiu-jítsu mundial (Foto: Divulgação/Metamoris)


- É uma luta muito importante para o Brasil todo. O Weidman conquistou o cinturão do Anderson, depois venceu o Lyoto, agora, só um brasileiro para pará-lo. O Vitor tem todo o talento para frear essa determinação do americano. O Vitor é muito explosivo, rápido, tem tudo para vencer e trazer o cinturão para o Brasil. O Vitor tem uma experiência maior, espero que esteja 100%. A cabeça é muito importante e, psicologicamente, acho que o Vitor também vive grande fase. Não gosto de dar palpites, mas acho que ele leva essa para o Brasil.

Em virtude da trocação apurada, Galvão espera que o "Fenômeno" mantenha o confronto em pé e, caso caia por baixo, tente sair rapidamente da incômoda posição.

- O Vitor tem uma experiência muito grande, faz jiu-jítsu há anos e não tem que aceitar ficar por baixo, o que conta muito no MMA. Tem que ficar por cima e deixar a luta em pé. A mão do Vitor é muito mais rápida, um boxe top, então tem que evitar o chão. O Vitor tem experiência no chão, mas se a lutar por para lá, tem que levantar rápido, não pode aceitar ficar ali. 
UFC 187
23 de maio, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Daniel Cormier  x Anthony Johnson
Peso-médio: Chris Weidman x Vitor Belfort
Peso-leve: Donald Cerrone x John Makdessi
Peso-pesado: Travis Browne x Andrei Arlovski
Peso-mosca: Joseph Benavidez x John Moraga
CARD PRELIMINAR
Peso-mosca: John Dodson x Zach Makovsky
Peso-meio-médio: Josh Burkman x Dong Hyun Kim
Peso-médio: Uriah Hall x Rafael Sapo
Peso-palha: Rose Namajunas x Nina Ansaroff
Peso-meio-médio: Mike Pyle x Colby Covington
Peso-leve: Leo Kuntz x Islam Makhachev
Peso-mosca: Josh Sampo x Justin Scoggins

Nenhum comentário:

Postar um comentário