terça-feira, 4 de agosto de 2015

Inspirado em Mourinho e Van Gaal, Milton Mendes reforça "estilo europeu"

Após trabalhar por sete anos em Portugal, comandante do Atlético-PR tenta implantar no Brasil conceitos táticos inspirados nos treinadores estrangeiros

Por Curitiba

Trabalhar na Europa não ajudou Milton Mendes apenas dentro de campo como treinador, mas também fora das quatro linhas. No último fim de semana, o comandante do Atlético-PR chamou a atenção do público presente na Arena Palmeiras pela roupa que usava à beira do gramado. Apesar do forte calor no domingo pela manhã em São Paulo, o técnico manteve a elegância e não tirou o blazer em nenhum momento durante os 90 minutos de jogo.

Após a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, Milton revelou, ainda no gramado, o porque da opção de usar terno e gravata nas partidas. A ideia do treinador é estar trajado de acordo com o "espetáculo". 
- O futebol é uma festa. Nós trabalhamos a semana inteira e o dia do jogo é o dia da festa. Então essa é a minha homenagem aos momentos do jogo, aos jogadores e a todas as pessoas que vão ao campo. Eu procuro, da minha forma, homenagear a todos me vestindo bem. Vestir bem é muito relativo, tem quem ache e quem não ache, mas eu tento mostrar que o dia do jogo é o dia da festa - falou o treinador, em entrevista ao SporTV.
Além do resultado importante diante do time paulista, que colocou o Furacão na quinta posição no Campeonato Brasileiro, o traje de gala do técnico atleticano virou notícia e gerou repercussão nas redes sociais. O programa Seleção Sportv, comandado pelo jornalista Marcelo Barreto, aproveitou o assunto e convidou Lulu, figurinista do canal, para avaliar a roupa do treinador (veja o vídeo ao lado).

- Eu acho que ele está super de acordo em relação ao traje, só que ele está em um horário errado. Para um jogo às 11h, ele está com um traje um pouco formal. Porém, com relação a elegância, eu não tenho o que falar. Ele está usando um traje passeio completo, com gravata, muito bem cortado, está alinhado. A altura da barra da calça está perfeita, as cores estão combinando. Está super elegante, só acho ruim a questão do horário, que poderia ser um traje mais esporte - analisou a figurinista.

O estilo adotado pelo comandante atleticano não é muito comum entre os técnicos brasileiros, mas na Europa, treinadores como José Mourinho, do Chelsea-ING, e Pep Guardiola, do Bayern de Munique-ALE, dirigem suas equipes sempre trajados de terno e gravata. 
Palmeiras x Atlético PR, Milton Mendes (Foto: Marcos Ribolli)Milton Mendes mostra estilo durante partida contra o Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)
Antes de se tornar conhecido no Brasil, Milton Mendes trabalhou por sete anos em Portugal como técnico do Machico, Bom Sucesso e Marítimo. De lá, o treinador trouxe esse estilo para o Furacão. Apesar do seu traje ter sido um dos focos após a vitória no domingo, o treinador do Atlético-PR prefere deixar esse assunto em segundo plano e revela o que de fato admira do futebol europeu. 

- Eu gosto muito de dois treinadores, o José Mourinho e o Louis Van Gaal (hoje no Manchester United-ING). São técnicos de escolas diferentes, mas ambos conseguem mudar as equipes taticamente dentro do próprio modelo de jogo. Eu gosto também da posse de bola em progressão da Inglaterra e da transição escocesa. Se você assistir aos jogos do Campeonato Escocês, as transições são muito rápidas. É dentro dessas formas de trabalho que eu procuro buscar os meus modelos e inspiração para colocar em prática e estimular meus jogadores - explica. 

Seja utilizando terno e gravata ou não, o técnico Milton Mendes e seus jogadores encaram o Sport, neste domingo, às 11h (horário de Brasília), na Arena da Baixada, em jogo válido pela 17ª rodada, em busca da quarta vitória consecutiva no Brasileirão.
Milton Mendes Atlético-PR (Foto: Reprodução/ Internet)Estilo do treinador rendeu memes na internet (Foto: Reprodução/ Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário