terça-feira, 4 de agosto de 2015

WSOF cassa cinturão de Toquinho, que é suspenso por tempo indefinido

Brasileiro finalizou Jake Shields no sábado, mas, apesar de o americano ter batido, o mineiro segurou a kimura por mais tempo, ignorando também a interrupção do árbitro

Por Los Angeles, EUA
Rousimar Toquinho Jake Shields finalização WSOF 22 MMA (Foto: Reprodução)Rousimar Toquinho ignora apelos do árbitro e aperta kimura contra Jake Shields (Foto: Reprodução)
Rousimar Toquinho finalizou Jake Shields no último sábado, no WSOF 22, sediado em Las Vegas, nos Estados Unidos. O atleta manteve o título, mas, nesta terça-feira, o brasileiro não teve mais motivos para comemorar o feito. O lutador da Team Nogueira, que segurou demais a kimura aplicada no americano, teve o cinturão cassado e está suspenso por tempo indeterminado, conforme declarou o presidente da companhia, Ray Sefo, ao podcast "The MMA Hour".

- Ver ao vivo é uma coisa, e na TV é outra. Após a luta, vi as reclamações da equipe de Shields e fui para casa rever a luta com calma. O árbitro o mandou soltar cinco ou seis vezes, e os olhos de Shields estavam muito irritados, por conta das dedadas aplicadas por Toquinho. Me reuni com a minha equipe e decidi tirar o cinturão de Toquinho imediatamente, e suspender o atleta indefinidamente. Já fui lutador, lutei muitas vezes e sei como essas coisas acontecem. Temos que acabar com esse comportamento de uma vez por todas. Não fui apenas eu que vi que ele cometeu um ato ilegal. Meu time viu, e milhares de pessoas viram. Hoje ele não é mais o campeão e está suspenso. Não falamos em demissão, mas existe uma chance de que a Comissão Atlética de Nevada o suspenda por alguns anos. Se isso acontecer, ele não lutará mais no WSOF - declarou Sefo, citando as dedadas que o mineiro teria dado nos olhos de Shields.

Ray Sefo destacou ainda que o empresário de Toquinho tentou fazê-lo rever sua decisão, mas ele manteve o parecer, punindo o brasileiro.
- Falei com Alex Davis, seu empresário, ontem, e comuniquei a ele a minha decisão. Ele tentou me convencer a mudar de ideia, mas eu falei que estamos falando de fatos. Toquinho fez tudo o que dissemos que ele fez. Está nas imagens. Ele segurou demais a kimura e cutucou os olhos de Jake Shields. Tudo isso é ilegal. Tenho muito respeito por Alex, e entendo que ele tente defender Toquinho até o fim, mas ele entendeu a nossa argumentação. Não sei ainda o que fazer com o título dos meio-médios do WSOF. Temos alguns lutadores que vão se enfrentar, mas por enquanto o cinturão ficará vago. Não sei se eles querem transformar a vitória de Toquinho em luta sem resultado, mas eles podem fazer isso se acharem que devem.
Rousimar Toquinho x Jake Shields WSOF 22 (Foto: Steve Bauzen / Divulgação WSOF)Sefo também criticou as dedadas que Toquinho teria dado nos olhos de Shields (Foto: Steve Bauzen / Divulgação WSOF)



O promotor do WSOF também reprovou a decisão do árbitro central, Steve Mazzagatti, e espera não vê-lo mais em seu evento - apesar de saber que os juízes são escolhidos pelas comissões atléticas.

- Eu gosto de Steve Mazzagatti pessoalmente, mas ele deveria ter desqualificado Toquinho após ser informado e confirmar que ele estava cutucando os olhos de Jake Shields. Não gostaria que ele atuasse no WSOF novamente, mas isso não depende de mim.

No mesmo evento, uma confusão chamou a atenção fora do cage, onde Nick e Nate Diaz se envolveram em um tumulto com Khabib Nurmagomedov, atleta do UFC como eles. O episódio foi alvo de lamento por Ray Sefo.

- A confusão aconteceu no meio da arena. Não vi o começo do tumulto, e ouvi dizerem muita coisa. Me parece que Nate Diaz começou a briga, mas não tenho certeza. Felizmente ninguém se machucou seriamente. Mas a segurança e a polícia tiveram que intervir. Sinceramente, não precisamos disso no nosso esporte. Não quero ter que lidar com isso. Foi uma grande noite de lutas, um grande evento, que foi manchado or algumas atitudes erradas de algumas pessoas. 
Esta não é a primeira polêmica desta natureza que Rousimar Toquinho se envolve. Em eventos brasileiros de menor expressão, ele já foi acusado de segurar demais posições de finalização. Há dois anos, a vitória sobre Mike Pierce, no UFC Barueri, ganhou projeção mundial. Na ocasião, o brasileiro foi acusado de manter a chave de tornozelo no americano mesmo após o árbitro encerrar o combate por desistência do adversário. Dias depois do episódio, ele foi demitido por Dana White, presidente da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário