sábado, 8 de agosto de 2015

Preciso, perseverante, solidário: perfis dos líderes da artilharia do Brasileirão

Jogadores têm características muito específicas na busca de se consagrar como o goleador máximo de 2015. Veja como cada um está conseguindo balançar as redes

Por Rio de Janeiro
Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)
A três rodadas do fim do primeiro turno, a acirrada luta pela artilharia do Brasileirão-2015 é um atrativo extra a cada jogo. Haja gol e personalidade para marcar. Ricardo Oliveira, do Santos, lidera com nove gols, seguido de perto por Lucas Pratto, do Atlético-MG, e Alexandre Pato, do São Paulo, com sete. Logo em seguida aparecem Jadson, do Corinthians, único meia entre tantos atacantes goleadores, Leandro Pereira, do Palmeiras, e Thiago Ribeiro, do Atlético-MG, todos com seis gols marcados.
Curioso que os seis guardam características diferentes cujo destino é sempre a bola na rede. Tem gosto para tudo. Tem o artilheiro visitante - que faz mais gols fora de casa -, tem o perseverante, aquele que tenta, tenta... Tem também o preciso, que guarda a melhor média por chute. E, vejam só, tem também o artilheiro-garçom, solidário. Para completar, o instantâneo, com menor tempo em campo e aproveitamento excelente. E o maior vencedor até o momento.
O Espião Estatístico foi desvendar os segredos da elite do Brasileirão responsáveis pelo sucesso de cada um deles. Confira abaixo o Raio-X com detalhes de como cada um está balançando a rede e ajudando sua equipe a fazer boa campanha.
VISITANTE INDIGESTO
Dos nove gols marcados pelo até então artilheiro top, o experiente Ricardo Oliveira, seis foram conquistados em território adversário, fora de casa. O atacante fez 67% dos gols marcados por sua equipe como visitante. O Santos tem nove gols como visitante, e ele simplesmente  marcou seis. É aquele que preocupa toda torcida em casa...
RICARDO OLIVEIRA Info-RAIO-X-Artilheiros (Foto: infoesporte)

































TENTE OUTRA VEZ
Argentino é mesmo bom, raçudo e teimoso. Entre os líderes da artilharia, ninguém finaliza tanto quanto Lucas Pratto, do Atlético-MG. Ele já fez 56 finalizações, mais que o dobro do que Alexandre Pato, do São Paulo, que tem o mesmo número de gols marcados do que ele: sete. Ele tenta, tenta, até conseguir. Bom para a Massa, que já o tem como ídolo.
LUCAS PRATTO Info-RAIO-X-Artilheiros (Foto: infoesporte)

































CERTEIRO NO GATILHO
É aquela coisa. Para fazer gol, pontaria é importante. E quem sabe usar a munição na dose certa tem seu mérito. Não à toa, Alexandre Pato, do São Paulo, é o mais preciso entre os líderes da artilharia. Resultaram em gol 26% de suas finalizações. Um dos que mais se aproximam dessa marca é o corintiano Jadson (25%), curiosamente o envolvido com o próprio Pato na troca entre os dois clubes. Empatado com Jadson está o palmeirense Leandro Pereira, do Palmeiras.
ALEXANDRE PATO Info-RAIO-X-Artilheiros (Foto: infoesporte)

































SOLIDARIEDADE
Faz sentido. Afinal, único não atacante a disputar diretamente a liderança da artilharia do Brasileirão, o meia Jadson, do Corinthians, se destaca por ser o mais solidário deles. Além dos seis gols marcados, ainda deu 35 assistências para conclusões de companheiros. Três resultaram em gols, o mesmo conseguido por Alexandre Pato, que na média tem uma eficiência maior. Mas o solidário Jadson fez mais que o dobro de assistências para finalizações na comparação com Pato. A vantagem do corintiano está nas jogadas aéreas, basicamente.
JADSON Info-RAIO-X-Artilheiros (Foto: infoesporte)































TANTO A FAZER EM TÃO POUCO TEMPO...

Evidentemente, para fazer gol é preciso estar em campo. E quem fica mais tempo tem mais chances de marcar. Só que Leandro Pereira, do Palmeiras, fica menos em relação aos demais que lutam pela artilharia. E é dele a maior eficiência na relação minutos por gol marcado. O atacante precisou de 122 minutos para fazer cada um de seus seis gols. Ricardo Oliveira, o artilheiro do Santos e do Brasileirão até aqui, jogou mais e precisou de 159 minutos para cada gol. A diferença de 37 minutos a menos é um trunfo para o jogador do Verdão. Lucas Pratto, do Atlético-MG, é quem precisa de menos tempo para cada finalização: faz uma a cada 25 minutos. Leandro Pereira precisa de 31 minutos para cada conclusão. Leandro Pereira disputou 10 jogos e ficou em campo por 733 minutos. Com ele, o Palmeiras ainda não perdeu no Brasileirão-2015. Contra o Atlético-PR, na rodada passada, quando deixou o gramado a partida ainda estava 0 a 0. E não foi a primeira vez: contra o Goiás, na terceira rodada, também na Arena Palmeiras, quando Leandro Pereira foi substituído, a partida estava empatada, e o Palmeiras sofreu um gol depois de ele sair. Com ele em campo foram seis vitórias e quatro empates.
LEANDRO PEREIRA Info-RAIO-X-Artilheiros (Foto: infoesporte)

































UNIDOS VENCEREMOS
Fazer gol e sair com os três pontos é uma alegria em dobro. Jogar ao lado de Lucas Pratto ajuda, claro, e, com o companheiro, Thiago Ribeiro é quem mais vitórias obteve no Brasileirão. Foram 11, além de um empate e três derrotas em 15 partidas. Na próxima rodada, Lucas Pratto deve ficar fora. Será que o Atlético-MG vai vencer apenas com Thiag

Nenhum comentário:

Postar um comentário