sábado, 8 de agosto de 2015

Terezinha comanda festa brasileira na cerimônia de abertura: "Era um sonho"

Eleita a porta-bandeira do Brasil, velocista conduz grupo de 272 atletas e brinca com próprio desempenho. "Ganhamos nota 10 na alegria, mas música não ajudou muito"

Por Direto de Toronto, Canadá
Está aberta oficialmente a quinta edição dos Jogos Parapan-americanos. Na noite desta sexta-feira, o estádio de atletismo de York, região metropolitana de Toronto, recebeu a cerimônia oficial de abertura do maior evento esportivo das Américas. Com um público apenas razoável, o evento teve shows musicais, apresentações de grupos teatrais e breves discursos de autoridades. Comandada pela porta-bandeira Terezinha Guilhermina, a delegação brasileira deu um show de empolgação. Ao final da cerimônia, a velocista brincou com o próprio desempenho como líder de um grupo composto por 272 atletas.
Delegação brasileira na cerimônia de abertura do Parapan de Toronto (Foto: Fernando Maia)Terezinha Guilhermina conduz a bandeira do Brasil na cerimônia de abertura  (Foto: Fernando Maia)
- Era um sonho meu desde que comecei a correr. Realizar esse sonho em uma competição tão grande, com tantos atletas, é um presente de Deus. Não tenho palavras para descrever essa emoção. Acho que entrei com o pé direito nessa competição. A porta-bandeira e o mestre-sala ganharam nota 10 na alegria, mas a música não ajudou muito, preferia um samba (risos). Tudo bem, merecemos no mínimo nove. Deixo para o Brasil dar uma nota para nós - disse a atleta.
Delegação brasileira na cerimônia de abertura do Parapan de Toronto (Foto: Washington Alves/Light Press)Delegação brasileira foi uma das mais animadas na cerimônia  (Foto: Washington Alves/Light Press)
A cerimônia começou com a execução do hino canadense, seguida por apresentações de grupos de dança típicos do país anfitrião dos Jogos Parapan-americanos de Toronto. Às 21h15 de Brasília (20h15 locais), as delegações começaram a entrar no estádio de atletismo de York. Dono da maior delegação do Parapan, o Brasil foi o quinto país a desfilar. Conduzido pela porta-bandeiras Terezinha Guilhermina, com os atletas cadeirantes logo atrás no primeiro bloco, o grupo deu uma volta na pista de atletismo até se estabelecer no centro do campo. 
Cerimônia de abertura Parapan de Toronto (Foto: Washington Alves/Light Press)Grupo de teatral faz performance alusiva à paz (Foto: Washington Alves/Light Press)
Cumprindo o protocolo padrão de cerimônias de abertura de eventos multiesportivos, o anfitrião Canadá foi o último país a desfilar, tendo o atleta Marco Dispaltro, da bocha, como porta-bandeira. Como não poderia deixar de ser, os canadenses foram os mais aplaudidos pelo público que compareceu ao evento. 
Cerimônia de abertura Parapan de Toronto (Foto: Washington Alves/Light Press)Músicas típicas canadenses fizeram parte do repertório de shows (Foto: Washington Alves/Light Press)
Terminado o desfile de atletas, subiu ao palco um grupo de teatro todo vestido de branco. Ao final da apresentação, os artistas soltaram bexigas em formatos de pombas da paz. Para abrir oficialmente os Jogos Parapan-americanos 2015, o presidente do Comitê Paralímpico das Américas (APC), José Luiz Campo, discursou ressaltando a magnitude do evento. A tocha foi acesa pela ex-atleta canadense do basquete de cadeira de rodas, Chantal Benoit, depois de passar pelas mãos de Steve Daniel, Dominic Larocque, Rick Mercer, Rick Hansen e Chantel Petitclerc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário