sábado, 8 de agosto de 2015

Ju Thai mira retorno em novembro em São Paulo, e espera luta com Markos

Mineira se recupera de lesão no joelho, revela que UFC já tentou marcar luta contra canadense e garante: campeã Joanna Jedrzejczyk tem "melhor boxe do UFC"

Por Rio de Janeiro
Juliana Lima UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque)Juliana Lima faz pose de luta na praia da Barra da Tijuca, durante passagem pelo Rio (Foto: Adriano Albuquerque)
A lutadora peso-palha Juliana Lima esteve no Rio de Janeiro no último fim de semana para assistir ao UFC 190, na Arena da Barra. A mineira pôde sentir o calor da torcida e ficou ainda mais "pilhada" para lutar novamente no Brasil quando enfim retornar de uma lesão no joelho direito. Parada desde maio, "Ju Thai" está fazendo fisioterapia para se recuperar de um estiramento, e ficou animada com a possibilidade de voltar ao octógono em novembro, no "UFC: Belfort x Henderson 3", em São Paulo.
- Nenhum dos médicos me determinou data, mas me disseram que meu tipo de lesão é uma que eu tenho que começar a arriscar - tipo, começar a correr, e, se doeu, parou. Estou fazendo trabalho de fortalecimento com meu preparador físico, já estou fazendo agachamento, mas se doer, eu paro. A cada dia que passa, as dores estão menores. O pessoal lá da Five é bem capacitado, são três fisioterapeutas que estão acostumados com atletas, jogadores de futebol, vindos dos três grandes times de Minas. Estou bem assessorada. O Dr. Eduardo Froes também é um grande médico, então estou confiante. Estou de olho nessa luta em novembro, em São Paulo, ou até em dezembro, quero lutar de novo ainda este ano - contou Lima ao Combate.com.
A adversária para o retorno ainda não está definida, mas Ju Thai espera que possa ser a iraquiana naturalizada canadense Randa Markos, sexta colocada do ranking da divisão. O confronto foi oferecido para o evento do próximo dia 23 em Saskatoon, Canadá, mas Lima não estava em condições de aceitar devido à lesão, sofrida ainda no primeiro round de sua última vitória, sobre Éricka Almeida.
- Antes, eu ia lutar com a Jessica (Penne, que acabou promovida à disputa do cinturão), e estava entre a Jessica e a Randa. Agora, estou achando que eles estão querendo muito que eu lute com a Randa. Para mim, é muito bom, porque ela está em sexto lugar no ranking, é muito guerreira, é uma menina muito raçuda. A gente viu isso nas lutas dentro da casa, ela ganhou de meninas de renome. Para mim, isso é bom porque eu queria enfrentar uma menina de expressão. Eu ia ter essa chance com a Jessica e acabei perdendo. Enfrentei uma menina dura, a Éricka, mas que era novata, e queria muito enfrentar uma top 10, para subir no ranking e ter uma chance de fazer uma luta da noite, contra uma menina raçuda, para fazermos uma boa luta. Queria mostrar mais para o público. Nos meus treinos, treino muito mais do que eu luto, sinto que ainda tenho muito mais a mostrar. Mas acho que ainda vou ter muitas chances - disse.
Juliana Lima UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque)Por ora, Ju Thai só pode chutar com a perna direita, para não torcer joelho lesionado (Foto: Adriano Albuquerque)
Juliana Lima pegou sua maior "pedreira" no UFC justamente em sua primeira luta na organização, em julho do ano passado, contra a atual campeã do peso-palha, Joanna Jedrzejczyk. Na ocasião, venceu o primeiro round, mas acabou derrotada nos dois rounds seguintes, a caminho de uma decisão unânime a favor da polonesa. A mineira reconhece que a campeã merece o cinturão que ostenta no momento.
- Acho que todo mundo tem condições de vencer, luta é luta. Mas a Joanna é muito dura, muito rápida, e ela tem uma defesa de queda muito boa. Mesmo quando você a derruba, ela levanta muito rápido. Acho que o boxe dela, no UFC, é o melhor que tem, contando com as divisões masculinas e femininas. Acho que é o melhor boxe, é quem melhor usa.
Por outro lado, após testemunhar em pessoa a atuação dominante de Ronda Rousey contra Bethe Correia, Ju Thai afirma que Jedrzejczyk não está no mesmo nível que a campeã peso-galo.
- A Joanna é muito boa, é a melhor na categoria peso-palha hoje, mas não está no mesmo nível da Ronda, não. Ainda tem muito feijão com arroz para comer (risos). A Ronda é completa, ela tem o judô, e no MMA você precisa ter ou wrestling ou judô, porque você bota a luta onde você quiser. A Ronda tem o judô - aliás, um judô requintado; a Ronda tem o jiu-jítsu; e agora, ela está fenomenal no boxe. Ela é completa. A Joanna é muito boa no boxe e em defender quedas, mas, se ela pegar uma menina que movimenta mais, que dá uma pressão em cima e consegue manter ela no chão, boa de jiu-jítsu, é o buraco dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário