domingo, 25 de outubro de 2015

Americanas dão show, e brasileiras veem eliminação da arquibancada

Liderada por Simone Biles e Gabby Douglas, equipe dos Estados Unidos mostra superioridade na classificatória, e Holanda acaba com chance de o Brasil ir à final

Por Direto de Glasgow, Escócia
Os olhos das brasileiras dividiram suas atenções neste sábado. Na arquibancada da Hydro Arena, Flávia SaraivaJade Barbosa, Daniele Hypolito & Cia. assistiam à aula da favorita equipe dos Estados Unidos, com o show das estrelas Simone Biles e Gabby Douglas. Ao mesmo tempo, as meninas viam com apreensão a Holanda surpreender aparelho a aparelho e, com séries limpas, ultrapassar o Brasil por 0,497 pontos e acabar com as esperanças de o time verde-amarelo chegar à final por equipes no Mundial de Glasgow. Em nono lugar ao fim de nove das 12 subdivisões, o Brasil terá de buscar a vaga olímpica em casa, no evento-teste dos Jogos do Rio de Janeiro, entre 16 e 24 de abril.
Equipe dos Estados Unidos dão show no Mundial de Glasgow (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Equipe dos Estados Unidos dão show no Mundial de Glasgow (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)
Depois de fechar o primeiro dia na sexta colocação com 221,861 pontos, o Brasil sabia que Estados Unidos e China eram adversários que certamente o ultrapassariam neste sábado. Assim, nenhum outro concorrente direto poderia superar as brasileiras. Bélgica, Austrália e França ameaçaram levar a vaga, mas ficaram para trás. A Holanda, por outro lado, cometeu poucas falhas e somou 222,354 pontos, ultrapassando o Brasil no último salto da ginasta Lisa Top.
A tensão era nítida na face das brasileiras até o fim da subdivisão. Elas agora terão de disputar no evento-teste de abril as últimas quatro vagas por equipes nos Jogos do Rio - apenas Lorrane dos Santos e Flávia Saraiva devem se classificar para a final individual geral da quinta-feira. Restou às meninas, principalmente às estreantes, apreciar de perto pela primeira vez o show de Simone Biles e Gabby Douglas, que comandaram os Estados Unidos a um somatório de 236,611 pontos para assumir a liderança.
Brasileiras veem eliminação da arquibancada no Mundial de Glasgow (Foto: Marcos Guerra)Brasileiras veem eliminação da arquibancada no Mundial de Glasgow (Foto: Marcos Guerra)
Atual bicampeã mundial do individual geral, Simone comprovou por que é considerada a maior estrela da competição na Escócia. Ela acertou tudo nos quatro aparelhos para somar 61,598 pontos e assumir a liderança do geral. A americana de 18 anos e apenas 1,45m de altura fechou sua classificatória na liderança de três dos quatro aparelhos - as barras assimétricas foram a exceção.
Atual campeã olímpica, Gabby Douglas também brilhou em seu retorno ao cenário internacional depois de dois anos longe da ginástica. A ginasta se mostrou firme em suas acrobacias até o último aparelho. Ela sofreu uma queda na trave, o que não a impediu de assumir a vice-liderança do individual geral, com 57,516 pontos.
Os Estados Unidos ainda contaram com boas notas de Aly Raisman - campeã olímpico do solo que também retornou ao Mundial em Glasgow -, Maggie Nichols, Madison Kocian e Brenna Dowell, que protagonizou uma cena inusitada logo no primeiro aparelho, o solo. A música da ginasta não entrou como deveria, mas o cronômetro da série foi iniciado. Ela não hesitou e se apresentou sem a trilha sonora, sob muitos aplausos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário