domingo, 25 de outubro de 2015

Massa e Nasr esperam desafios para classificação e corrida no mesmo dia

Brasileiros se preparam para "jornada dupla" deste domingo, com treino classificatório às 12h e corrida às 17h (de Brasília). SporTV transmite atividades nos EUA ao vivo

Por Direto de Austin, EUA
header livio oricchio (Foto: Editoria de Arte)
Diante de tanta chuva e vento forte, sem perspectiva de melhora neste sábado no Circuito das Américas, em Austin, o diretor de corrida e delegado da F-1, Charlie Whiting, transferiu para o domingo, às 9 horas locais, 12 horas de Brasília, a sessão de classificação do GP dos EUA, 16ª etapa do calendário. Após permanecerem nos boxes a tarde toda aguardando se haveria ou não a definição do grid, os pilotos atenderam à imprensa tão logo ficaram sabendo o adiamento do treino.

Felipe Massa, da Williams, e Felipe NasrSauber, experimentaram sensações opostas neste sábado, onde puderam acelerar seus carros apenas na sessão livre da manhã, mas também sob chuva e impressionante volume de água no asfalto, que não deu a chance em nenhum instante de os pilotos usarem os pneus intermediários. “A condição da pista, hoje, era bem pior que a de ontem, quando chegamos a usar os intermediários”, disse Massa.

“Estava até arriscado de tanta água que caía.” O piloto da Williams registrou o décimo tempo, enquanto o primeiro foi Lewis Hamilton, da Mercedes, piloto que pode conquistar neste domingo, na corrida, o bicampeonato - terceiro título na carreira -, 2 segundos e 682 milésimos mais rápido que Massa. “Não consegui fazer a volta ideal, tive falta de sorte com o trânsito, peguei um carro na saída dos boxes e você não consegue enxergar direito”, explicou Massa.
Felipe Massa aguarda nos boxes da Williams enquanto chuva impede carros na pista (Foto: Divulgação)Felipe Massa aguarda nos boxes da Williams enquanto chuva impede carros na pista (Foto: Divulgação)



Seu companheiro, Valtteri Bottas, não teve os mesmos problemas e ficou com o quarto tempo, a 1 segundo e 6 milésimos de Hamilton, marca surpreendente considerando-se as dificuldades de aderência do modelo FW37-Mercedes no asfalto molhado. Massa enxergou evolução do time nessas condições. “Nosso ritmo era até melhor do que imaginava, talvez o trabalho que estamos fazendo (para melhorar o FW37 na chuva) esteja funcionando.”

A preocupação maior de Nasr nesta sexta-feira foi ganhar alguma quilometragem com o modelo C34-Ferrari da Sauber, já que ontem de manhã quem andou com o carro foi o italiano Raffaelo Marciello, piloto de testes, e de tarde não houve treino livre em razão da chuva intensa. Nasr completou dez voltas, apenas. “Esperamos muito para deixar os boxes, quando saí, depois dos primeiros vinte minutos, a pista já estava pior, com mais água. Não pude dar mais do que três ou quatro voltas lançadas”, disse o brasiliense.

Essa condição pior da pista explica muito, segundo Nasr, o fato de ter ficado apenas com o 19º e penúltimo tempo, a 7 segundos e 275 milésimos de Hamilton. Outro motivo foi a decisão da Sauber de liberar Nasr e o companheiro, Marcus Ericsson, com diferentes pressões nos pneus de chuva distribuídos pela Pirelli.
Felipe Nasr aproveita pausa provocada pela chuva para tirar fotos com os fãs (Foto: Divulgação)Felipe Nasr aproveita pausa provocada pela chuva para tirar fotos com os fãs (Foto: Divulgação)


“Isso nos permitiu entender o que é bom para usarmos na classificação.” Seu comentário seguinte, “estive longe de ter os pneus funcionando na maneira correta” sugere que a pressão testada nos seus pneus tornou o carro difícil de ser pilotado.

O desafio de Nasr é grande, pois vai para a definição do grid quase sem ter andado no carro durante todo o fim de semana. “O que eu posso fazer? Tenho de procurar completar o máximo de voltas.” É a primeira vez, na carreira, que enfrenta dificuldades dessa natureza. “Vamos para o tudo ou nada no domingo de manhã, tem muita coisa para acontecer.”

A rotina de Massa e Nasr será alterada por conta da transferência da definição do grid para o domingo. O piloto da Williams explica: “Vou acordar mais cedo. Vamos fazer uma reunião antes da classificação, mais curta do normal, depois outra reunião, em seguida à definição do grid, a fim de entender o que aconteceu na classificação e projetar a corrida”.
O brasileiro Felipe Massa da Williams e a interminável espera em Austin: jornada dupla neste domingo (Foto: Divulgação)O brasileiro da Williams e a interminável espera em Austin: jornada dupla neste domingo (Divulgação)
A previsão meteorológica indica ligeira melhora do tempo no período da tarde. Existe a possibilidade de a corrida ser disputada no asfalto seco, o que seria um elemento a mais para complicar o mais tumultuado fim de semana de competição da temporada até agora. Ninguém andou sem que chovesse no Circuito das Américas.

Uma das hipóteses que garantem o título a Hamilton é ele vencer, como já fez nove vezes este ano, e Sebastian Vettel, da Ferrari, que será punido com dez posições no grid, pelo uso da quinta unidade motriz, uma a mais do permitido, não chegar em segundo. A largada do GP dos EUA será às 14 horas, 17 horas de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário