sábado, 5 de março de 2016

De origem russa, adversária de Amanda explica "coração peruano"

Número 12 do ranking do peso-galo feminino, Valentina Shevchenko é hexacampeã mundial de muay thai e vive no Peru desde 2008

Por Las Vegas, EUA

Fera no muay thai, esporte no qual se consagrou campeã mundial em seis oportunidades, e uma das principais promessas do peso-galo feminino do Ultimate na atualidade, Valentina Shevchenko optou por levar sua vida em um país de pouca tradição nas artes marciais. Desde 2008, a russa mora no Peru, país pelo qual se apaixonou ao visitar em uma viagem de seis meses, cuja intenção era conhecer toda a América do Sul e acabou sendo inteiramente em território peruano. 

Praticante de artes marciais desde os 15 anos e influenciada pela família que tem mãe e irmão mais velho como lutadores, ela usou seu conhecimento para dar alguns seminários de muay thai no Peru e a decisão de morar no país acabou tomando conta de seu coração.
Valentina Shevchenko UFC 196 (Foto: Raphael Marinho)Shevchenko será a rival de Amandinha neste sábado (Foto: Raphael Marinho)

- Não sei porque escolhemos o Peru. Ficamos entre Peru, Argentina e depois Colômbia... E não sei porque ficamos primeiro com o Peru e aí ficamos em seis meses para visitar toda a América do Sul, mas ficamos todos os seis meses no Peru. Hoje em dia me dizem no Peru que sou russa com coração peruano - contou, em conversa com jornalistas no Media Day do UFC 196, na última quinta-feira.

A adaptação, ela garante, foi rápida e sem dificuldades. O encantamento com o país foi tamanho, de acordo com a lutadora, que tornou tudo mais fácil. "Pode ser que minha alma seja assim", ela tenta explicar, como se fosse natural uma russa fazer do Peru a sua casa. Apesar disso, ela reconhece que as diferenças entre os dois países são grandes.

- É totalmente diferente. Não só pela natureza, mas pela gente. As pessoas são mais abertas, são mais carinhosas. É totalmente diferente. Gosto de viajar pela América porque durante todos esses anos eu fui para Colômbia, Argentina, Equador, Bolívia, Brasil... então essas oportunidades de ver como vivem outras pessoas, que respiram de outro ambiente como eu, me fazem muito bem.

Valentina rechaça que o Peru não lhe ofereça bons treinos, mas revela ter passado alguns períodos nos Estados Unidos e na Tailândia recentemente em busca de sua evolução no MMA. O cartel da russa é de 12 vitórias e uma derrota e sua estreia no Ultimate foi contra a dura Sarah Kaufman, após aceitar a luta pouco tempo antes. Mas, se adaptar às dificuldades, mais uma vez, não foi um problema e ela saiu com o triunfo. Diante de Amanda Nunes, ela terá a oportunidade de dar seu maior salto na carreira, já que a brasileira é a número 4 da divisão até 61kg e está próxima de conseguir uma disputa de cinturão. 

- A Amanda é uma boa lutadora, luta bem boxe, sabe lutar bem no chão. Mas estou preparada para tudo isso, treinamos para todos os sentidos, estou completamente pronta e já não me importa. Eu sempre luto contra adversárias boas de muay thai, com boas pessoas de chão. Estou pronta para lutar com a Amanda, estou feliz e não gosto de lutar contra oponentes fáceis e é por isso que é muito bom. Se ganhar de uma boa lutadora, você vai para uma posição boa - decretou Shevchenko.

Apelidada de Bullet (Bala, em português), ela ainda revelou que a alcunha foi criada por seu primeiro treinador. Valentina gosta tanto do apelido que carrega um pingente em formato de munição.

- É isso que é a tradição. O nome para a luta vem de seu treinador que te conhece - concluiu.

Combate transmite o UFC 196 ao vivo neste sábado, a partir das 20h10 (horário de Brasília), com transmissão das duas primeiras lutas em vídeo e tempo real do evento pelo Combate.com.

UFC 196
5 de março de 2016, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL - a partir de 0h (horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Conor McGregor x Nate Diaz
Peso-galo: Holly Holm x Miesha Tate
Peso-meio-pesado: Gian Villante x Ilir Latifi
Peso-meio-pesado: Corey Anderson x Tom Lawlor
Peso-galo: Amanda Nunes x Valentina Shevchenko

CARD PRELIMINAR - a partir de 20h30 (horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Brandon Thatch x Siyar Bahadurzada
Peso-meio-médio: Erick Silva x Nordine Taleb
Peso-médio: Vitor Miranda x Marcelo Guimarães
Peso-leve: Darren Elkins x Chas Skelly
Peso-leve: Diego Sanchez x Jim Miller
Peso-leve: Jason Saggo x Justin Salas
Peso-pena: Julian Erosa x Teruto Ishihara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário