terça-feira, 26 de julho de 2016

Federer, LeBron, Cielo, Isinbayeva: Rio
perde constelação por causas diversas

Lesões, doping, desinteresse, falta de índice e medo de zika tiram favoritos de disputa da primeira Olimpíada na América do Sul. Confira a lista com principais ausências

Por Rio de Janeiro
O anúncio de Roger Federer, de que não disputará o Rio 2016 para tratar de problemas no joelho esquerdo, causou frustração na legião de fãs que esperavam ver o suíço de perto e, de quebra, aumentou uma lista considerável de estrelas que não vão estar em ação no Brasil. Seja por lesão, falta de índice, veto por casos de doping ou simplesmente opção pessoal - casos de Lebron James e dos líderes do ranking mundial de golfe -, é reluzente a constelação que fará falta na primeira Olimpíada da América do Sul. Astros da NBA e do futebol encabeçam a relação, que conta ainda com um imbatível cazaque do levantamento de peso, a maior promessa da ginástica artística da Romênia, e campeões olímpicos e mundiais na natação, esgrima e triatlo. Confira a baixo quem você, infelizmente, não irá ver nos Jogos Olímpicos:
ROGER FEDERER   
A mais recente baixa no time de estrelas que estava previsto para competir no Rio de Janeiro. Campeão nas duplas em Pequim 2008 e prata no torneio de simples em Londres 2012, o suíço foi impedido de buscar seu terceiro pódio olímpico por conta de problemas no joelho esquerdo, operado em fevereiro deste ano. Através de comunicado em suas redes sociais, o tenista informou que não entrará mais em quadra na temporada para ter uma recuperação completa e lamentou a ausência na terceira edição dos Jogos:
Roger Federer Raonic Wimbledon (Foto: Clive Brunskill / Reuters)Roger Federer abriu mão do restante da temporada para cuidar do joelho esquerdo (Foto: Clive Brunskill / Reuters)
- Estou extremamente desapontado em anunciar que não estarei apto a representar a Suíça na Olimpíada do Rio - disse Federer, que disputaria, além do simples, os torneios de duplas, com Stan Wawrinka, e duplas mistas, com Martina Hingis.
YELENA ISINBAYEVA E ATLETISMO RUSSO   
A bela saltadora encabeça lista de 68 nomes do atletismo russo vetada dos Jogos Olímpicos do Rio pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) com o apoio da Corte Arbitral do Esporte (CAS), após escândalos envolvendo doping. Medalha de ouro em Atenas 2004 e Pequim 2008, e bronze em Londres 2012, Yelena Isinbayeva é ainda tricampeã do mundo. Recordista mundial, com 5,06m, ela detém nove das dez melhores marcas de todos os tempos e foi uma das principais defensoras do direito dos atletas limpos de seu país participarem da Olimpíada.
Yelena Isinbayeva (Foto: Sergei Karpukhin / Reuters)Yelena Isinbayeva foi afetada pelo veto aos russos e não poderá buscar o tri olímpico (Foto: Sergei Karpukhin / Reuters)
Atuais campeões olímpicos também foram afetados pelo vetos aos russos, casos de Anna Chicherova e Ivan Ukhov, ambos do salto em altura, e Natalya Antyukh, dos 400m com barreiras.
CESAR CIELO   
Três medalhas olímpicas, uma de ouro, e seis títulos mundiais. O currículo por si só já credenciaria César Cielo como um dos grandes nomes de uma Olimpíada. Em casa, no entanto, a expectativa era ainda maior, proporcional ao tamanho da frustração. Considerado o grande nadador da história do Brasil, Cesão não conseguiu se classificar para tentar o terceiro pódio consecutivo nos 50m livre. Ítalo Manzine e Bruno Fratus serão os representantes do país na disputa mais rápida da natação. A última chance de conquistar a vaga foi no troféu Maria Lenk, em abril, mas Cielo ficou somente com a terceira colocação. Desapontado, chorou e disse:
Cesar Cielo, Maria Lenk 2016 (Foto: Agência Estado)Cesar Cielo decepcionado após terceiro lugar nos 50m livre no troféu Maria Lenk (Foto: Agência Estado)
- Infelizmente, não aconteceu. O Brasil está indo com os dois melhores, boa sorte para eles, vou torcer o máximo que eu posso, e é isso aí. Dei toda minha vida.
MARIA SHARAPOVA 
Mais uma russa fora dos Jogos Olímpicos por problemas envolvendo doping. Campeã de cinco grand slams e prata em simples na Olimpíada de Londres 2012, Sharapova foi flagrada com a substância meldonium em exame realizado em janeiro, durante o Aberto da Austrália. Suspensa por dois anos, a tenista chegou a recorrer da decisão na Corte Arbitral do Esportes (CAS), mas viu o sonho do Rio 2016 chegar ao fim com o adiamento da decisão para setembro.
Maria Sharapova, doping (Foto: AP)Maria Sharapova foi flagrada no exame antidoping durante o Aberto da Austrália, em janeiro (Foto: AP)
O tênis não terá também Victoria Azarenka, número 6 do ranking mundial. Campeã de duplas mistas em Londres 2012, a atleta de Belarus não jogará mais nesta temporada por estar grávida.
LEBRON, CURRY E ASTROS DA NBA   
Os dois principais jogadores de basquete do mundo não estarão no Rio de Janeiro para disputa olímpica. Protagonistas das últimas duas decisões de NBA, LeBron James e Stephen Currypediram dispensa da seleção americana por motivos distintos. Presente em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, sendo campeão nos dois últimos, o camisa 23 do Cleveland Cavaliers alegou que precisa de um tempo para descansar, após  a história conquista da liga americana sobre o Golden State Warriors. Curry, por sua vez, optou por tratar de problemas no joelho e tornozelo que o afligiram na reta final da temporada. Outras estrelas da NBA também abriram mão da participação nos Jogos, como Russell Westbrook, do Oklahoma City Thunder, e James Harden, do Houston Rockets.
Golden State x Cleveland - final da nba jogo 7 - lebron james x stephen curry (Foto: Reuters)Lebron James e Stephen Curry são as grandes baixas do time americano de basquete (Foto: Reuters)


ELITE DO GOLFE MUNDIAL 
De volta ao programa olímpico depois de 112 anos, o golfe terá uma disputa esvaziada nos Jogos Rio 2016. Dos 10 primeiros colocados no ranking mundial, cinco abriram mão da disputa por motivos variados. Publicamente, a desculpa mais utilizada foi temor ao vírus da zika. O britânico Rory McIlroy, ex-número 1 e atual quarto colocado no ranking, no entanto, admitiu que seu esporte não está entre os mais importantes de uma Olimpíada. 
Rory McIlroy Golfe (Foto: Getty Images)Rory McIlroy admitiu que o golfe não está entre os principais esportes dos Jogos Olímpicos (Foto: Getty Images)
Pesa contra a disputa olímpica também o fato de não contar pontos para o ranking mundial e não pagar premiação. Há ainda a exigência de controle de doping obrigatório nos Jogos e que não faz parte da rotina no circuito profissional de golfe. Além de McIlroy, as principais baixas são o australiano Jason Day, e Jordan Spieth e Dustin Johnson, ambos dos Estados Unidos.
MESSI, CR7 E IBRA 
A classificação de Argentina, Portugal e Suécia para o Rio 2016 causou certo alvoroço no mundo do futebol. Seria possível ter três dos maiores jogadores da atualidade no torneio olímpico? A participação até as decisões de Copa América e Eurocopa tornaram inviáveis as já improváveis convocações de Messi e Cristiano Ronaldo. E Ibra? O reforço do Manchester United chegou a ser convocado para pré-lista, mas a eliminação precoce no torneio continental o fez se aposentar da seleção.
Pepe Cristiano Ronaldo Portugal campeão eurocopa (Foto: Reuters)Pepe Cristiano Ronaldo Portugal campeão eurocopa Reuters)
Entre os brasileiros, nomes como William, Thiago Silva, Fred e Fabinho não foram liberados por seus clubes. O mesmo se aplica a Dybala, na Argentina. Douglas Costa, por sua vez, chegou a ser convocado, mas foi cortado para se recuperar de lesão. Neymar será, de longe, a grande estrela do torneio.
LARISA IORDACHE  
Apontada como nova Nadia Comaneci, é o grande nome da tradicional Romênia na ginástica artística, mas ficou fora dos Jogos por opção da federação de seu país. Com uma lesão na mão, Iordache não participou do evento-teste e seu país não se classificou para disputa por equipes, ficando com apenas uma vaga para o Rio 2016. Medalhista nos dois últimos mundiais no individual geral, a jovem de 20 anos era a favorita para herdá-la. A escolhida, porém, foi a experiente Catalina Ponor, oito anos mais velha, mas dona de cinco medalhas olímpicas, três ouros em Atenas 2004.
Larisa Iordache Mundial de ginástica Glasgow (Foto: Matthias Schrader / AP Photo)Larisa Iordache é apontada como a nova Nadia Comaneci na Romênia (Foto: Matthias Schrader / AP Photo)


A russa Viktoria Komova também será uma ausência sentida. Prata no individual geral e por equipes em Londres, é uma das atuais campeãs do mundo nas barras assimétricas, mas não se recuperou a tempo de lesão.   
YULIA EFIMOVA 
Medalhista olímpica nos 200m peito em Londres 2012, atual campeã mundial dos 100m peito e uma das favoritas ao pódio em ambas as provas, Yulia Efimova é mais uma vetada por conta de escândalos de doping envolvendo a Rússia. Ela está entre os sete atletas do país vetados pela Federação Internacional de Natação (Fina), em decisão anunciada na última segunda-feira. Em fevereiro, a nadadora já tinha sido flagrada com a substância meldonium, a mesma de Sharapova, e foi suspensa. A campeã do mundo tentará recorrer da decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Além dela, Nikita Lobintsev, Vladimir Morozov, Daria Ustinova, Mikhail Dovgalyuk, Natalia Lovtcova e Anastasia Krapivina foram os punidos do time russo de natação. 
Yulia Efimova natação (Foto: André Durão)Favorita nas provas de peito, Yulia Efimova não estará nos Jogos do Rio 2016 (Foto: André Durão)

ILYA ILYIN
Imbatível. Ilya Ilyn chegaria ao Rio como um dos maiores favoritos ao ouro no levantamento de peso. Bicampeão olímpico, o cazaque tem ainda quatro títulos mundiais e, aos 28 anos, nunca perdeu uma competição na carreira. Tal currículo, entretanto, não foi suficiente para deixá-lo imune aos exames antidoping. No mês passado, Ilyn recebeu a notícia de que foi flagrado há quatro anos, nos Jogos de Londres 2012, e está preventivamente suspenso, deixando em aberto a disputa na categoria até 105kg. Além dele, outras três campeãs olímpicas do Cazaquistão foram punidas: Zulfiya Chinshanlo (53kg), Maiya Maneza (63kg) e Svetlana Podobedova (75kg).
Ilya Ilyin doping campeão olímpico levantamento de peso londres 2012 (Foto: Getty Images)Ilya Ilyin é bicampeão olímpico e nunca perdeu uma competição no levantamento de peso (Foto: Getty Images)

VALENTINA VEZALLI  
A maior esgrimista da história olímpica não estará no Rio de Janeiro. Dona de nove medalhas, seis delas de ouro, Valentina Vezalli não se classificou para defender a Itália no florete e decidiu se aposentar. A esgrimista participou de cinco Olimpíadas e contabiliza ainda 14 títulos mundiais.
Valentina Vezzali esgrima olimpíadas 2012 (Foto: Reuters)Valentina Vezzali comemora vitória nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (Foto: Reuters)


IAN MILLAR  

Atleta com mais participações olímpicas em todos os tempos, Ian Millar não poderá ampliar seu recorde no Rio. Depois de se isolar no posto de "Mister Olímpico" com a décima participação, em Londres 2012, o canadense de 69 anos até estava classificado para a competição no Brasil, mas teve que abrir mão da vaga por conta de uma cirurgia em seu cavalo, Dixon. Curiosamente, quem a herdou foi sua filha, Amy Millar. No time brasileiro, o campeão olímpico Rodrigo Pessoa é apenas reserva na equipe de saltos. 
Ian Millar hipismo Canadá Londres 2012 Olimpíadas (Foto: AP)Ian Millar já defendeu o Canadá em dez edições dos Jogos Olímpicos (Foto: AP)


JAVIER GÓMEZ  
Pentacampeão do mundo de triatlo, tri consecutivo nos últimos anos, Javier Gómez não poderá lutar pelo seu primeiro ouro olímpico no Rio 2016. Medalha de prata nos Jogos de Londres 2012, o espanhol sofreu uma queda em treinamento de bicicleta no início do mês e fraturou o braço esquerdo, precisando passar por uma cirurgia. Nas redes sociais, ele não escondeu a decepção:
  - É difícil de entender como, repentinamente, se vai todo o esforço e ilusão que colocamos para os Jogos. Pode ser o momento mais duro da minha vida esportiva.
Javier Gomez, triatleta (Foto: Getty Images)Javier Gomez é pentacampeão do mundo de triatlo, mas fraturou o braço próximo dos Jogos (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário