segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Estrelas internacionais confirmadas na Descida das Escadas de Santos

Astro Greg Minnaar e atletas de oito países desafiarão os 417 degraus do Monte Serrat, de 3 a 6 de fevereiro, na nona edição da competição

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
Se depender do nível dos atletas, a nona edição da Descida das Escadas de Santos, maior prova de downhill urbano do Brasil, deverá ser a mais disputada de sua história. As principais estrelas mundiais da modalidade já confirmaram presença e devem abrilhantar ainda mais a disputa, que acontece de 3 a 6 de fevereiro. Greg Minnaar, um dos maiores nomes do downhill, está de malas prontas para a competição. O atleta da África do Sul, apesar de ser tricampeão mundial da modalidade, sabe que não será fácil o desafio.
greg minnaar descida das escadas de santosO sul-africano Greg Minnaar é o maior nome da Descida das Escadas de Santos (Foto: Divulgação)
- Meu objetivo é estar a frente do segundo colocado, seja um ou dez segundos. O importante é estar à frente. Tenho certeza que encontrarei grandes adversários, sejam eles estrangeiros ou locais - afirmou.
filip poloc descida das escadas de santosO eslovaco Filip Poloc, também conhecido como
Polcster, é o atual campeão da prova (Foto: Divulgação)
Atual campeão da Descida das Escadas de Santos, o eslovaco Filip Polc é presença garantida. Além de ter sido coroado o "rei do Monte Serrat" no ano passado, Polcster, como é conhecido, também é detentor do recorde do circuito, além de ser o único biker a quebrar a barreira de um minuto, com o tempo de 59s152.
- Estou bem ansioso para voltar a Santos. O evento de 2010 foi ótimo, mesmo com o forte calor que estava fazendo. Eu adorei o ambiente, o público estava presente e havia também a cobertura da TV. O evento é muito bem preparado e organizado, tudo muito profissional. Acho que tudo isso está fazendo deste um evento tão bom e popular ao redor do mundo. Espero que nesse ano seja assim também, ou ainda, que haja algumas novidades que me surpreendam - disse.
Além da Elite nacional, a Descida 2011 contará com representante de oito países: Inglaterra, Estados Unidos, Chile, Equador, França, Eslováquia, Portugal e África do Sul. Algumas feras participarão da prova santista pela primeira vez, como o português Paulo Domingues, vencedor do Lisboa Downtown, uma das principais provas do mundo, e o inglês Marc Beaumont, quinto colocado no ranking da União Ciclística Internacional (UCI). Uns são veteranos e campeões da prova santista, como Chris Van Dine, dos Estados Unidos, e Cedric Garcia, da França. Outros são presença marcante e constante, como Sebastian Vasquez, do Chile, e Mario Jarrin, do Equador.
katie holden descida das escadas de santosKatie Holden fará sua estreia na prova (Foto: Divulgação)
Entre as mulheres, Katie Holden, dos Estados Unidos, campeã pan-americana de 2010, fará a sua estreia na competição.
- Esta será minha primeira competição em circuito urbano. Com certeza será algo totalmente inovador e muito divertido - afirmou.



Conheça as estrelas internacionais da disputa

Greg Minnaar, 29 anos, África do Sul - É um dos maiores ícones do downhill mundial. Acumula no currículo três títulos da Copa do Mundo (2001, 2005 e 2008) e o vice-campeonato em 2009 e 2010, quando venceu diversas etapas da competição. Foi campeão mundial de Downhill em 2003 e em 2009 obteve a segunda colocação. Minnaar participa em 2011 pela primeira vez da Descida das Escadas de Santos e é um dos mais cotados a rei do Monte Serrat.
Filip Polc, 28 anos, Eslováquia - Ídolo em seu país, Filip começou a competir sobre duas rodas com apenas oito anos de idade. O eslovaco acumula diversos títulos nacionais e europeus e tem preferência pelos percursos técnicos. Em sua estreia na Descida das Escadas de Santos, em 2010, conquistou o primeiro lugar, à frente dos grandes veteranos da corrida e bateu o recorde da prova, com tempo abaixo de um minuto. O rei do Monte Serrat também venceu o Desafio do Morro, em 2009, no Rio de Janeiro. Polcster, como é conhecido, espera repetir o show no Monte Serrat em 2011.
Paulo Domingues, 30 anos, Portugal - É o atual campeão do Lisboa Downtown, primeiro evento de downhill urbano realizado no mundo. O atleta desbancou os melhores da modalidade, como Steve Peat, que venceu as últimas 8 edições da competição. Além desse título, Domingues também foi o melhor colocado do DHU Vila do Bispo e da Taça Portugal de Downhill Urbano Vodafone. A revelação do Lisboa Downtown promete fazer bonito em sua estreia no Descida das Escadas de Santos.
Cedric Gracia, 32 anos, França - Um dos maiores nomes do downhill mundial, venceu a Descida das Escadas de Santos em 2003 e em 2007, e foi vice-campeão em 2009. Afastado da competição em 2010 devido a um acidente, o atleta é sempre um favorito em Santos. O veterano, que iniciou os treinos no BMX aos seis anos de idade, acumula os títulos do Kuala Lumpur Downtown, 2008; no Urban Pro Race, 2007; no Crankworx 4X, 2007; no UCI Down Town Paris Montmartre, 2007. Recentemente, Gracia montou uma equipe própria de downhill, a CG Brigade.
Marc Beaumont, 26 anos, Inglaterra - O quinto melhor atleta do ranking mundial da União Ciclística Internacional foi também campeão, em 2010, da British National Series Champion, quinto colocado na Copa do Mundo de Downhill, vencendo as etapas da Itália (2010) e da Espanha (2007). O piloto conquistou duas vezes o campeonato inglês de Downhill, em 2006 e 2007. Beaumont participa pela primeira vez, e com os resultados que tem obtido, mostra que a Descida das Escadas de Santos, em 2011, será a mais concorrida das edições do evento.
Antonio Leiva, 26 anos, Chile - Compete desde os 14 anos e participou da Descida das Escadas de Santos pela primeira vez em 2010, ocupando a sétima colocação, ao lado de grandes nomes como Filip Polc, Mick Hannah e Wallace Miranda. Leiva foi campeão pan-americano de mountain bike, em 2006; da competição de Valparaíso, no Chile, em 2008; do Campeonato Catarinense de Downhill, 2005; oitavo colocado no Desafio do Morro, no Rio de Janeiro, em 2009.
Mario Jarrin, 26 anos, Equador - Maior nome do mountain bike downhill em seu país, Jarrin já teve boas participações em competições internacionais como o segundo lugar obtido no Red Bull Desafio dos Profetas, em Congonhas/MG, em 2005, e o quarto lugar no Pan-americano de Downhill 2010. Jarrin foi o quinto colocado na Descida das Escadas de Santos em 2009, e oitavo, em 2010.
Sebastian Vásquez, 36 anos, Chile - Já foi 11 vezes campeão do Chile, cinco vezes campeão panamericano, terceiro lugar no Campeonato do Mundo Master, na França, em 2009. Em 2009, venceu sua categoria, a Master A, na Descida das Escadas de Santos, e foi o décimo colocado no geral. Já em 2010, com uma edição marcada pelo aumento da qualidade técnica dos atletas e da competitividade, Vásquez não foi para a grande final, entre os dez colocados, o que espera retomar em 2011.
Chris Van Dine, 31 anos, EUA - O atleta percorre o mundo em busca de aventura e bem-estar. Acostumado desde a infância, na Pensilvânia, a pedalar por montanhas, a vocação para o downhill foi natural. Ele venceu o campeonato panamericano. Em 2010 não teve muita sorte na Descida das Escadas de Santos. Teve problemas técnicos e conseguiu fazer apenas uma descida nos treinos, ficando de fora da grande final. Van Dine está muito ansioso para a edição 2011 do evento, onde poderá competir de igual para igual com as outras grandes feras do downhill.
Katie Holden, 25 anos, EUA - Nascida na Califórnia, Katie fará sua estreia em provas de downhill urbano em Santos. Campeã pan-americana em 2009, a atleta também traz no currículo o primeiro lugar na Pro Gravity Tour 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário