terça-feira, 26 de abril de 2011

No local que batizou acidente nuclear, campo de futebol vira ferro velho radioativo

Chernobyl, a 12 km de onde ocorreu o desastre em 1986, atualmente é usada como base para funcionários que trabalham na usina ucraniana

Por Rafael Maranhão Direto de Chernobyl, Ucrânia
Apesar de não ser a cidade mais próxima da central energética, a pequena Chernobyl ficou famosa por emprestar seu nome à usina a 12 km dali onde ocorreu o maior acidente nuclear da história no dia 26 de abril de 1986. Hoje, Chernobyl virou base para os funcionários que trabalham no local do desastre. Mas as marcas do acidente estão por todas as partes, como no campo de futebol que virou ferro velho radioativo.
GALERIA DE FOTOS: imagens de Chernobyl
Como na cidade projetada de Pripyat, construída a 3 km da central de Chernobyl para abrigar funcionários e suas famílias, os moradores da cidade de Chernobyl também foram evacuados após o desastre de 1986. O gramado do pequeno estádio passou a ser usado para pousos e decolagens de helicópteros que transportavam equipes de emergência até a usina nuclear. Com o fim das operações, a área já bastante contaminada por radioatividade acabou virando estacionamento dos veículos utilizados nas operações em Chernobyl.
Veículos do exército utilizados no combate ao acidente nuclear de Chernobyl abandonados em campo de futebol. (Foto: Divulgação / Rafael Maranhão)Veículos do exército utilizados no combate ao acidente nuclear de Chernobyl abandonados em campo de futebol. (Foto: Divulgação / Rafael Maranhão)

- Se a seleção da Ucrânia der vexame dentro de casa na Eurocopa do ano que vem vamos trazê-la para jogar aqui – brincou Sergei Ivanchuk, que trabalha como guia desde que visitas à área foram permitidas, há dez anos.
Atualmente, apenas alguns carros de combate permanecem no local, como lembrança do que aconteceu ali há 25 anos. A maioria dos veículos foram removidos durante o processo de descontaminação da área. A cidade de Chernobyl hoje abriga uma pequena população que trabalha principalmente na construção do novo sarcófago que irá cobrir o reator 4 e impedir que o material radioativo seja novamente liberado para a atmosfera. No principal prédio da cidade, um visor que em outros locais mostraria hora e temperatura exibe o grau de radioatividade em diferentes pontos da região.
Para uma pequena cidade, Chernobyl tem uma grande quantidade de monumentos. Á exceção de um em memória dos combatentes da II Guerra Mundial, todos os outros são homenagens às vítimas do acidente nuclear e aos funcionários que trabalharam para evitar um desastre ainda maior em 1986. No momento, na entrada da cidade, está sendo construído um memorial com o nome de todos os vilarejos evacuados na zona de exclusão de 30 km ao redor da área do acidente. Alguns poucos moradores insistem em viver nesses locais, a maioria idosos. Para os funcionários das outras unidades de Chernobyl foi construída uma nova cidade, chamada Slavutych, a 50 km da central nuclear. A maioria, porém, decidiu viver na capital ucraniana Kiev, a 200 km de distância.
Até a construção da central nuclear nos anos 1970, Chernobyl era mais conhecida por causa de um importante radar de longo alcance das forças armadas da União Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário