sábado, 4 de junho de 2011

Campeão e vice em 2010, Flu e Cruzeiro medem forças no Engenhão

Com jogadores na Seleção, times se encontram no Rio para tentar subir na tabela e provar que são novamente favoritos ao título da competição

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro, RJ
Atual campeão e vice do Campeonato Brasileiro, Fluminense e Cruzeiro se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão, pela terceira rodada da competição, buscando provar que são novamente candidatos ao título nacional. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real e com vídeos.
Os momentos são parecidos. Após a derrota na estreia para o Figueirense, o Cruzeiro empatou com o Palmeiras em casa e entrará em campo pressionado para deixar as últimas posições da tabela. O técnico Cuca não poderá contar com o goleiro Fábio e o volante Henrique, ambos servindo à Seleção Brasileira, e com o meia Roger, machucado.
No Tricolor, a situação na tabela é um pouco melhor. Também derrotado na estreia, o time venceu o Atlético-GO, fora de casa, e subiu para a 12ª colocação. A pressão, no entanto, é a mesma. Após fracassos no Campeonato Carioca e na Libertadores, o clube das Laranjeiras busca dias de paz antes da apresentação oficial do técnico Abel Braga, prevista para a próxima quarta-feira. Auxiliar de Abel, Leomir comanda a equipe no Engenhão. Assim como o rival, o Fluminense também terá um desfalque por causa da Seleção: Fred.
André Luiz Castro (GO) será o árbitro da partida, auxiliado por Fabricio Vilarinho (GO) e Fábio Pereira (TO). O canal Premiere transmite o duelo para todo o Brasil.
header o que esta em jogo
Fluminense: com uma vitória e uma derrota em dois jogos, o Fluminense ocupa a 12ª posição do Campeonato Brasileiro com três pontos. Uma vitória em casa sobre o Cruzeiro aproximaria o Tricolor do topo da tabela e, de quebra, daria tranquilidade ao clube na semana da apresentação do técnico Abel Braga, que chega ao Brasil na próxima terça-feira à noite e já comanda o treino do dia seguinte nas Laranjeiras.
Cruzeiro: com apenas um ponto em seis disputados, a Raposa corre atrás de sua primeira vitória na competição. Todos na Toca da Raposa esperam que o início de uma arrancada no campeonato aconteça no Engenhão.
header as escalações 2
Fluminense: já com Leomir, auxiliar técnico de Abel, no comando do time, o Fluminense, pelo menos por enquanto, irá a campo com a mesma base que vinha sendo escalada pelo técnico interino Enderson Moreira. A equipe já está confirmada com: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Julio Cesar; Valencia, Edinho, Deco e Conca; Rodriguinho e Rafael Moura.
Cruzeiro: o técnico Cuca faz mistério pela primeira vez na competição. Se nos duelos anteriores contra Figueirense e Palmeiras o treinador revelou o time, contra o Tricolor carioca o torcedor celeste só conhecerá os onze jogadores momentos antes da partida. Mas de acordo com os treinamentos durante a semana, a equipe que deve entrar em campo será formada por Rafael; Marquinhos Paraná, Gil, Victorino e Everton; Leandro Guerreiro, Fabrício, Gilberto e Montillo; Wallyson e Thiago Ribeiro. 
quem esta fora
Fluminense: a ausência do atacante Fred será a única mudança na equipe em relação à vitória sobre o Atlético-GO, por 1 a 0, na segunda rodada. O camisa 9 tricolor foi convocado pelo técnico Mano Menezes para os amistosos contra a Holanda e Romênia. Rafael Moura entra em seu lugar. O zagueiro Digão e o volante Diguinho seguem em recuperação de lesões e também estão fora do jogo.
Cruzeiro: o goleiro Fábio e o volante Henrique, assim como Fred no Flu, também desfalcam a Raposa por conta da seleção brasileira. Além deles, o meia Roger, com estiramento grau um na panturrilha esquerda, será outro desfalque.
header pendurados
Fluminense: Nenhum jogador pendurado.
Cruzeiro: Nenhum jogador pendurado. 
header fique de olho 2
Fluminense: destaque do Tricolor nas duas primeiras rodadas do Brasileirão, o camisa 20 Deco treinou muito bem durante a semana e deve ser uma das principais armas ofensivas da equipe das Laranjeiras no Engenhão. Bem fisicamente e livre das lesões que o perseguiram desde que chegou ao Fluminense, o apoiador espera ter uma boa sequência de jogos no campeonato para, enfim, mostrar seu futebol.
Cruzeiro: o experiente Gilberto deve voltar ao meio-campo, ao lado de Montillo, na armação das jogadas. O jogador de 35 anos vem mostrando que ainda tem fôlego e qualidade para atuar tanto na lateral quanto no meio. 
header o que eles disseram
Julio Cesar, lateral-esquerdo do Flu: 'O Cruzeiro é uma grande equipe. São atletas que jogam juntos há três anos e formam um elenco muito forte. Além disso, Cuca conhece a maioria dos nossos jogadores. Eles têm jogadores criativos como o Montillo. Será um grande jogo'.
Cuca, técnico do Cruzeiro: ‘O Fluminense é uma equipe boa. Não é à toa que é a atual campeã. Será um jogo muito difícil. Tem uma bola aérea forte, a subida dos laterais, e temos que estar preparados para conseguir uma vitória. Vamos lá trabalhar forte para que tudo dê certo’.
header números e curiosidades
* Fluminense e Cruzeiro foram os times que mais venceram no último Campeonato Brasileiro, com 20 vitórias em 38 jogos cada um. O Tricolor foi o campeão, com 71 pontos, e a Raposa ficou com o vice campeonato, com 69.

* Atual campeão, o Tricolor busca o bicampeonato consecutivo. Na história do Campeonato Brasileiro, apenas cinco equipes alcançaram o feito: Palmeiras (72/73 e 93/94), Internacional (75/76), Flamengo (82/83), Corinthians (98/99) e São Paulo (06/07/08).

* Atuando no Rio, a última vitória da Raposa sobre o Fluminense foi pelo Brasileiro de 2008, quando venceu por 3 a 1 no Maracanã, em 26/07/08), gols de Guilherme, Fabrício e Wagner. Washington descontou para o Tricolor. Nas 40 edições do Campeonato Brasileiro disputadas até hoje, o Cruzeiro chegou 12 vezes entre os quatro primeiros colocados, sendo campeão em 2003 e vice em quatro oportunidades: 74, 75, 98 e 2010.
*Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia!

header último confronto v2
No último confronto, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2010, o Cruzeiro levou a melhor jogando em Uberlândia: vitória por 1 a 0, gol do atacante Wellington Paulista logo aos 14 minutos do primeiro tempo. O resultado fez o clube mineiro roubar a liderança da competição justamente do Tricolor, que viria a ser campeão no fim. O Cruzeiro foi a campo com: Fábio, Jonathan, Edcarlos, Caçapa e Pablo; Fabrício, Marquinhos Paraná, Henrique e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Já o Tricolor jogou com: Rafael, Thiaguinho, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo, Fernando Bob, Deco e Conca; Washington e Rodriguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário