domingo, 18 de setembro de 2011

Fora da SuperFinal, Alceu Feldmann conquista a primeira vitória na Stock

Largando no fim do grid, paranaense aposta em estratégia diferente e surpreende favoritos; Marcos Gomes é segundo e Thiago Camilo abandona

Por GLOBOESPORTE.COM Santa Cruz do Sul, RS
Com todas as atenções voltadas para o dez pilotos que disputam a SuperFinal, um azarão roubou a cena na etapa de abertura da fase decisiva da temporada 2011 da Stock Car. Um dos mais experientes competidores da categoria, Alceu Feldmann apostou em uma estratégia diferente e resistiu à pressão dos favoritos para vencer pela primeira vez. O piloto do carro 100 fez sua parada obrigatória ainda na primeira volta e ganhou a liderança quando o resto do pelotão foi para os pits. O “pulo do gato” para quem, como ele, havia largado em 26º lugar. Dois pilotos que brigam pelo título, Marcos Gomes e Cacá Bueno, completaram o pódio, enquanto Thiago Camilo, que chegara a Santa Cruz do Sul como líder do campeonato, abandonou com problemas no câmbio.
Stock Car: Alceu Feldmann acelera o carro novo (Foto: Rafael Gagliano / Stock Car)Um dos mais experientes da Stock Car, Alceu Feldmann venceu pela primeira vez (Foto: Rafael Gagliano)
Mesmo com os pilotos optando por correr com pneus slick, a largada foi dada com o carro de segurança puxando a fila. Isso porque a pista ainda estava úmida por conta da chuva que havia caído durante a manhã – o que fez organização autorizar, inclusive, um treino extra de dez minutos pouco antes da prova, para que todos se ambientassem com as novas condições. A bandeira verde só apareceu na terceira volta, quando o bicampeão Giuliano Losacco foi tocado por Átila Abreu e acertou a barreira de pneus, provocando nova bandeira amarela. Antes da nova intervenção do safety car, Ricardo Zonta e Alceu Feldmann, que haviam largado nas últimas filas, aproveitaram para ir aos boxes reabastecer.
A corrida, então, ficou mais três voltas sob intervenção, enquanto o asfalto continuava secando. Após a relargada, quase todos os pilotos foram para os boxes fazer suas paradas obrigatórias, incluindo o pole Cacá Bueno. Antes mesmo de fazer sua parada, o líder do campeonato Thiago Camilo quebrou o câmbio e abandonou a corrida. Marcos Gomes, que esperou mais duas voltas para fazer seu pit stop, levou a melhor e superou Cacá Bueno e Valdeno Brito, que já haviam parado.
Sozinhos na frente, Zonta e Feldmann lideravam a prova, aproveitando a boa distância para os demais competidores. Na 19ª volta, Alceu fez a manobra decisiva sobre o carro 10 e ficou com a primeira posição. A partir de então, o piloto da A. Mattheis teve que conter os ataques de Zonta, que vinha mais rápido. No entanto, o ex-piloto de Fórmula 1 precisou fazer uma nova parada para colocar mais combustível e a ameaça à primeira vitória de Feldmann passou a vir dos favoritos. Marcos Gomes, tirando quase um segundo por volta, chegava cada vez mais perto. Mas não o suficiente. Por menos de dois segundos, o paranaense cruzou a linha na primeira posição e faturou sua primeira vitória na Stock Car.
Com o abandono de Thiago Camilo, Max Wilson passou à liderança do campeonato com o quinto lugar deste domingo. Cacá Bueno passou à vice-liderança na tabela e Marcos Gomes, segundo colocado em Santa Cruz do Sul, passou ao terceiro posto. Vencedor de três provas neste ano, Camilo caiu para o quinto lugar. No entanto, na fase decisiva, cada piloto terá direito a descartar seu pior resultado nas quatro provas finais.
Veja os dez primeiros em Santa Cruz do Sul:
1- Alceu Feldmann, A. Mattheis - 32 voltas
2- Marcos Gomes, Full Time - a 1s843
3- Cacá Bueno, RBR Mattheis - a 11s429
4- Ricardo Maurício, RC Competições - a 12s481
5- Max Wilson, RC Competições - a 13s712
6- Valdeno Brito, FTS - a 14s720
7- Popó Bueno, A. Mattheis - a 15s560
8- Nonô Figueiredo, FTS - a 21s593
9- Felipe Maluhy, ProGP - a 26s391
10- Luciano Burti, Boettger - a 27s202

Nenhum comentário:

Postar um comentário