Vettel abandona no início, e Hamilton vence com facilidade em Abu Dhabi
Alemão sofre furo no pneu traseiro direito e dano na suspensão. Inglês lidera desde o início e deixa rival Alonso em segundo. Massa chega em quinto
Aquilo que parecia impossível aconteceu no GP de Abu Dhabi. Sebastian Vettel, bicampeão antecipado, recordista de poles em uma temporada e há 19 corridas na zona de pontuação, teve problemas. Logo na primeira volta, seu pneu traseiro direito furou e provocou uma rodada. Ele ainda se arrastou até os boxes, mas os danos na suspensão eram irremediáveis. O azar do alemão da RBR deixou o caminho aberto para a terceira vitória de Lewis Hamilton na temporada 2011. O inglês da McLaren deu a volta por cima na Yas Marina após uma série de erros no campeonato e dedicou o triunfo à mãe Carmen Lockhart, que faz aniversário neste domingo.
O primeiro revés de Vettel desde o GP da Coreia do Sul de 2010 também significa que o alemão não irá igualar o maior número de vitórias em um ano, recorde de Michael Schumacher em 2004. Fernando Alonso, grande rival de Hamilton, chegou na segunda posição, mas não ofereceu ameaça à vitória do inglês na corrida. Jenson Button, também da McLaren, completou o pódio na terceira posição, mesmo após ter sofrido com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) durante a primeira parte da corrida. O brasileiro Felipe Massa resistiu pressão de Mark Webber no início, mas cometeu um erro nas últimas voltas e caiu para a quinta posição. O australiano da RBR acabou em quarto após um pit stop tardio.
Os carros voltam à pista no GP do Brasil, no circuito de Interlagos, no encerramento da temporada 2011, em 27 de novembro.
A corrida
A tarde em Abu Dhabi tinha tempo bastante abafado quando os pilotos foram autorizados a alinhar no grid. Na largada, Vettel manteve a ponta com facilidade, seguido por Hamilton, Button, Alonso, Webber e Massa. Só que, logo na terceira curva, o pneu traseiro direito do alemão furou e provocou sua rodada. Ele perdeu muito tempo se arrastando até os boxes. Só que a RBR percebeu um dano grave à suspensão e Vettel acabou tendo de abandonar a corrida pela primeira vez em 19 GPs.
Com isso, Hamilton assumiu a ponta com uma vantagem confortável, acima dos dois segundos, para Alonso, que ultrapassou Button e assumiu a segunda posição. O inglês da McLaren já sofria com problemas no Kers, que não funcionava em seu carro. Em quinto, Massa tentava começar a se aproximar de Webber, mas, os carros já estavam separados por um bom espaço na pista.
Ainda com problemas no Kers, Button era pressionado por Webber na quarta volta. O australiano até conseguiu a ultrapassagem na primeira zona de uso da asa móvel (DRS), mas o inglês deu o troco em seguida, no segundo trecho, usando o mesmo artifício. Hamilton mantinha a vantagem acima dos dois segundos sobre Alonso e não era pressionado nas primeiras posições.
Webber voltou a pressionar Button na 15ª volta e a história da primeira disputa na corrida se repetiu. O australiano ultrapassou na primeira zona de uso do DRS e o inglês deu o troco em seguida. Na frente, Hamilton e Alonso faziam seus primeiros pit stops, sem ter a ordem na pista alterada, entretanto. Massa parou na 16ª passagem e não teve problemas no trabalho nos boxes.
Na 18ª volta, Webber entrou nos boxes e teve problemas na troca da roda traseira direita. Ele perdeu bastante tempo e acabou caindo para a quinta posição, atrás de Massa, que tentava se aproximar de Button. Os três passaram a andar juntos na pista algumas voltas depois.
Massa iniciou um ataque a Button na 28ª, enquanto Webber estava a menos de um segundo do brasileiro e poderia usar a asa móvel. A disputa entre o australiano e o brasileiro, além da presença de alguns retardatários permitiram que o inglês abrisse uma boa vantagem. Na 30ª, Massa saiu de traseira, foi superado por Webber com o DRS, mas deu o troco na sequência.
Pastor Maldonado, da Williams, que atrapalhou alguns pilotos mais rápidos ao ignorar a bandeira azul, foi punido com um drive through. Ele acabou voltando à pista na frente da disputa entre Massa e Webber. O venezuelano acabou se colocando entre os dois pilotos novamente e fez o australiano perder um bom tempo. Os comissários anunciaram mais uma investigação.
Na 36ª volta, Webber fez sua segunda parada, mas colocou mais uma vez os macios, o que significava uma mudança de estratégia. O australiano precisaria parar mais uma vez para colocar os pneus médios.
O primeiro revés de Vettel desde o GP da Coreia do Sul de 2010 também significa que o alemão não irá igualar o maior número de vitórias em um ano, recorde de Michael Schumacher em 2004. Fernando Alonso, grande rival de Hamilton, chegou na segunda posição, mas não ofereceu ameaça à vitória do inglês na corrida. Jenson Button, também da McLaren, completou o pódio na terceira posição, mesmo após ter sofrido com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) durante a primeira parte da corrida. O brasileiro Felipe Massa resistiu pressão de Mark Webber no início, mas cometeu um erro nas últimas voltas e caiu para a quinta posição. O australiano da RBR acabou em quarto após um pit stop tardio.
Os carros voltam à pista no GP do Brasil, no circuito de Interlagos, no encerramento da temporada 2011, em 27 de novembro.
A corrida
A tarde em Abu Dhabi tinha tempo bastante abafado quando os pilotos foram autorizados a alinhar no grid. Na largada, Vettel manteve a ponta com facilidade, seguido por Hamilton, Button, Alonso, Webber e Massa. Só que, logo na terceira curva, o pneu traseiro direito do alemão furou e provocou sua rodada. Ele perdeu muito tempo se arrastando até os boxes. Só que a RBR percebeu um dano grave à suspensão e Vettel acabou tendo de abandonar a corrida pela primeira vez em 19 GPs.
Com isso, Hamilton assumiu a ponta com uma vantagem confortável, acima dos dois segundos, para Alonso, que ultrapassou Button e assumiu a segunda posição. O inglês da McLaren já sofria com problemas no Kers, que não funcionava em seu carro. Em quinto, Massa tentava começar a se aproximar de Webber, mas, os carros já estavam separados por um bom espaço na pista.
Ainda com problemas no Kers, Button era pressionado por Webber na quarta volta. O australiano até conseguiu a ultrapassagem na primeira zona de uso da asa móvel (DRS), mas o inglês deu o troco em seguida, no segundo trecho, usando o mesmo artifício. Hamilton mantinha a vantagem acima dos dois segundos sobre Alonso e não era pressionado nas primeiras posições.
Webber voltou a pressionar Button na 15ª volta e a história da primeira disputa na corrida se repetiu. O australiano ultrapassou na primeira zona de uso do DRS e o inglês deu o troco em seguida. Na frente, Hamilton e Alonso faziam seus primeiros pit stops, sem ter a ordem na pista alterada, entretanto. Massa parou na 16ª passagem e não teve problemas no trabalho nos boxes.
Na 18ª volta, Webber entrou nos boxes e teve problemas na troca da roda traseira direita. Ele perdeu bastante tempo e acabou caindo para a quinta posição, atrás de Massa, que tentava se aproximar de Button. Os três passaram a andar juntos na pista algumas voltas depois.
Massa iniciou um ataque a Button na 28ª, enquanto Webber estava a menos de um segundo do brasileiro e poderia usar a asa móvel. A disputa entre o australiano e o brasileiro, além da presença de alguns retardatários permitiram que o inglês abrisse uma boa vantagem. Na 30ª, Massa saiu de traseira, foi superado por Webber com o DRS, mas deu o troco na sequência.
Pastor Maldonado, da Williams, que atrapalhou alguns pilotos mais rápidos ao ignorar a bandeira azul, foi punido com um drive through. Ele acabou voltando à pista na frente da disputa entre Massa e Webber. O venezuelano acabou se colocando entre os dois pilotos novamente e fez o australiano perder um bom tempo. Os comissários anunciaram mais uma investigação.
Na 36ª volta, Webber fez sua segunda parada, mas colocou mais uma vez os macios, o que significava uma mudança de estratégia. O australiano precisaria parar mais uma vez para colocar os pneus médios.
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