domingo, 13 de novembro de 2011

Vettel abandona no início, e Hamilton vence com facilidade em Abu Dhabi

Alemão sofre furo no pneu traseiro direito e dano na suspensão. Inglês lidera desde o início e deixa rival Alonso em segundo. Massa chega em quinto

Por GLOBOESPORTE.COM Abu Dhabi, Emirados Árabes
Aquilo que parecia impossível aconteceu no GP de Abu Dhabi. Sebastian Vettel, bicampeão antecipado, recordista de poles em uma temporada e há 19 corridas na zona de pontuação, teve problemas. Logo na primeira volta, seu pneu traseiro direito furou e provocou uma rodada. Ele ainda se arrastou até os boxes, mas os danos na suspensão eram irremediáveis. O azar do alemão da RBR deixou o caminho aberto para a terceira vitória de Lewis Hamilton na temporada 2011. O inglês da McLaren deu a volta por cima na Yas Marina após uma série de erros no campeonato e dedicou o triunfo à mãe Carmen Lockhart, que faz aniversário neste domingo.
O primeiro revés de Vettel desde o GP da Coreia do Sul de 2010 também significa que o alemão não irá igualar o maior número de vitórias em um ano, recorde de Michael Schumacher em 2004. Fernando Alonso, grande rival de Hamilton, chegou na segunda posição, mas não ofereceu ameaça à vitória do inglês na corrida. Jenson Button, também da McLaren, completou o pódio na terceira posição, mesmo após ter sofrido com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) durante a primeira parte da corrida. O brasileiro Felipe Massa resistiu  pressão de Mark Webber no início, mas cometeu um erro nas últimas voltas e caiu para a quinta posição. O australiano da RBR acabou em quarto após um pit stop tardio.
Os carros voltam à pista no GP do Brasil, no circuito de Interlagos, no encerramento da temporada 2011, em 27 de novembro.
A corrida
A tarde em Abu Dhabi tinha tempo bastante abafado quando os pilotos foram autorizados a alinhar no grid. Na largada, Vettel manteve a ponta com facilidade, seguido por Hamilton, Button, Alonso, Webber e Massa. Só que, logo na terceira curva, o pneu traseiro direito do alemão furou e provocou sua rodada. Ele perdeu muito tempo se arrastando até os boxes. Só que a RBR percebeu um dano grave à suspensão e Vettel acabou tendo de abandonar a corrida pela primeira vez em 19 GPs.
Com isso, Hamilton assumiu a ponta com uma vantagem confortável, acima dos dois segundos, para Alonso, que ultrapassou Button e assumiu a segunda posição. O inglês da McLaren já sofria com problemas no Kers, que não funcionava em seu carro. Em quinto, Massa tentava começar a se aproximar de Webber, mas, os carros já estavam separados por um bom espaço na pista.
Ainda com problemas no Kers, Button era pressionado por Webber na quarta volta. O australiano até conseguiu a ultrapassagem na primeira zona de uso da asa móvel (DRS), mas o inglês deu o troco em seguida, no segundo trecho, usando o mesmo artifício. Hamilton mantinha a vantagem acima dos dois segundos sobre Alonso e não era pressionado nas primeiras posições.
Webber voltou a pressionar Button na 15ª volta e a história da primeira disputa na corrida se repetiu. O australiano ultrapassou na primeira zona de uso do DRS e o inglês deu o troco em seguida. Na frente, Hamilton e Alonso faziam seus primeiros pit stops, sem ter a ordem na pista alterada, entretanto. Massa parou na 16ª passagem e não teve problemas no trabalho nos boxes.
Na 18ª volta, Webber entrou nos boxes e teve problemas na troca da roda traseira direita. Ele perdeu bastante tempo e acabou caindo para a quinta posição, atrás de Massa, que tentava se aproximar de Button. Os três passaram a andar juntos na pista algumas voltas depois.
Massa iniciou um ataque a Button na 28ª, enquanto Webber estava a menos de um segundo do brasileiro e poderia usar a asa móvel. A disputa entre o australiano e o brasileiro, além da presença de alguns retardatários permitiram que o inglês abrisse uma boa vantagem. Na 30ª, Massa saiu de traseira, foi superado por Webber com o DRS, mas deu o troco na sequência.
Pastor Maldonado, da Williams, que atrapalhou alguns pilotos mais rápidos ao ignorar a bandeira azul, foi punido com um drive through. Ele acabou voltando à pista na frente da disputa entre Massa e Webber. O venezuelano acabou se colocando entre os dois pilotos novamente e fez o australiano perder um bom tempo. Os comissários anunciaram mais uma investigação.
Na 36ª volta, Webber fez sua segunda parada, mas colocou mais uma vez os macios, o que significava uma mudança de estratégia. O australiano precisaria parar mais uma vez para colocar os pneus médios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário