domingo, 13 de maio de 2012

Chamado de 'idiota' por Schumacher, Bruno rebate: 'Nunca vai se culpar'

Brasileiro é atingido por Mercedes de Schumi no GP da Espanha. Considerado culpado por comissários, alemão perde posições no grid do GP de Mônaco

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Em um fim de semana de opostos para os pilotos da Williams, Pastor Maldonado comemorou a pole inédita e a primeira vitória na carreira, enquanto Bruno Senna largou apenas de 17º e abandonou após ser atingido pela Mercedes de Michael Schumacher nas primeiras voltas do GP da Espanha, quinta etapa da temporada 2012 da Fórmula 1. Os dois trocaram acusações pela responsabilidade do acidente ocorrido na curva 1. Ainda no cockipit, Schumi esbravejou no rádio: “Idiota”. O brasileiro retrucou em entrevista nos boxes:
- Óbvio que ele vai me culpar pelo acidente, ele nunca vai se culpar pelo acidente. Mas eu acho que ele julgou mal a minha distância de freada. Ele estava com pneu novo, eu estava com pneu velho. E no lugar onde ele me acertou no carro, obviamente ele freou muito mais tarde e tentou cruzar para tentar passar por dentro. Mas eu tenho que frear, porque é meu ponto de freada - disse à TV Globo.
Os comissários da prova consideraram Schumacher culpado e o piloto da Mercedes foi penalizado com a perda de cinco posições no grid do GP de Mônaco, próxima etapa do  mundial.
Ao abrir a 13ª volta, Senna posicionou a Williams levemente para a direita na reta principal do Circuito da Catalunha e retornou para frear e fazer a tomada da curva. O alemão tentou cruzar para jogar por dentro e atingiu em cheio o carro de Bruno, acabando na brita. Com o pneu traseiro esquerdo furado e o aerofólio danificado, Bruno tentou voltar aos boxes, mas também abandonou metros depois. Para Schumacher, a mudança de traçado do piloto da Williams foi a razão da batida.
- Você pode ver pelo vídeo que ele move para a direita para defender a posição por dentro, mas na hora da freada ele volta para a esquerda bem na minha frente. Tentei evitar indo por dentro novamente, mas era tarde. Aconteceu por causa da freada. Muito frustrante. Estou irritado com isso - declarou.
bruno senna williams schumacher mercedes gp da Espanha batida (Foto: Agência Reuters)Bruno e Schumacher abandonaram após baterem na Espanha (Foto: Reuters)
O alemão aproveitou para relembrar um incidente com Bruno no GP do Brasil de 2011 e ainda citou o toque que o brasileiro levou de Romain Grosjean uma volta antes na prova deste domingo.
- Já tivemos uma manobra estranha dele no ano passado no Brasil e na volta anterior ele se encontrou com Grosjean, não sei exatamente o que aconteceu lá. Espero que os comissários vejam que as imagens são boas o suficiente para esclarecer a situação – bradou.
Bruno se defendeu e rebateu as acusações, jogando a culpa para o alemão. O brasileiro ressaltou que estava com os pneus mais desgastados que Schumi e disse acreditar que o piloto da Mercedes não se atentou ao fato e deixou para frear muito tarde. Sobre a leve mudança de linha, Bruno minimizou:
- Eu achei que ele ia justamente pular por dentro. Como eu estava fazendo uma estratégia diferente, eu não estava querendo atrapalhar, sempre tentando tirar um pouco de tempo do carro, mas não queria me jogar na frente. Eu tentei me mexer um pouquinho para garantir que ele não ia me bater, mas não adiantou e ele me bateu do mesmo jeito – concluiu.
A Fórmula 1 volta à pista de 24 a 27 de maio, para o GP de Mônaco, sexta prova do Mundial 2012. A tradicional etapa nas ruas do principado terá transmissão ao vivo do treino classificatório e da corrida pela TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. Os treinos livres serão transmitidos pelo SporTV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário