segunda-feira, 1 de outubro de 2012

De bandeja: Juninho lidera ranking de assistências no Brasileirão

Vascaíno é, ao lado de Lucas, do São Paulo, quem mais oferece gols aos colegas de time. São oito passes decisivos

Por Alexandre Alliatti Rio de Janeiro
27 comentários
Primeiro foi Luan quem se deu bem por causa de Juninho. Jogada impressionante: matada no peito, proteção da bola e passe na direita, aproveitando a entrada do lateral (veja no vídeo ao lado). Depois, foi a vez de Tenorio. Bola na direita e cruzamento, já com o corpo caindo, na cabeça do equatoriano (confira no vídeo abaixo). Os dois lances renderam gols ao Vasco neste sábado, na vitória de 3 a 1 sobre o Figueirense em São Januário. E ambos tiveram o Reizinho como núcleo. As duas novas assistências transformaram o camisa 8 em líder de passes finais para gol no Brasileiro.
Oito dos 35 gols do Vasco na competição saíram de toques de Juninho para seus companheiros. A cada quatro gols do time cruz-maltino no Brasileirão, um sai de assistência dele. Lucas, do São Paulo, também tem oito passes para bolas na rede no campeonato. Os atleticanos Bernard e Ronaldinho Gaúcho vêm logo depois, com sete assistências. Elano, do Grêmio, Fabrício, do Inter, e Thiago Neves, do Fluminense, deram seis passes para gol.
Juninho Pernambucano comemora gol do Vasco contra o Figueirense (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Juninho tem oito assistências e seis gols no Brasileiro (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)
A visão de jogo do ídolo vascaíno é celebrada pelo técnico Marcelo Oliveira. O treinador alerta que basta os colegas se movimentarem para que surjam chances de gol.
- O Juninho tem uma leitura de jogo muito grande, uma visão. Basta os jogadores se movimentarem, e aconteceu algumas vezes (contra o Figueirense). Se o time criar a movimentação, ele vai colocar o jogador na cara do gol – comentou o treinador.
As demais assistências de Juninho foram contra Grêmio, na primeira rodada (2 a 1), Atlético-GO (1 a 0, na nona), Santos (2 a 0, na 11ª), Botafogo (1 a 0, na 12ª), Portuguesa (2 a 0, na 21ª) e Palmeiras (3 a 1, na 24ª). Ou seja: sempre que ele deu passes para gols, o Vasco venceu.
O Gigante da Colina tem como desafio saber usar a capacidade do jogador sem se tornar dependente dele. É uma preocupação de Marcelo Oliveira.
- O time não deveria ser dependente de ninguém. Esse coletivo tem que funcionar mais do que o individual. Como o Juninho é muito técnico, acaba contribuindo muito bem – opinou o técnico.
Além das oito assistências, Juninho soma seis gols no Brasileirão – um deles justamente contra o Figueirense. No elenco vascaíno, só balançou as redes menos do que Alecsandro na competição. O centroavante tem nove – dois deles em passes de Juninho (veja nos vídeos acima e ao lado).
Com a ajuda de Juninho, o Vasco é o quarto colocado no Brasileirão, com 47 pontos. O time cruz-maltino volta a campo no sábado, contra o Atlético-GO, em Serra Dourada. O Reizinho deve estar em campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário