segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Força defensiva resolve outra vez, agora até com Fred na marcação

Dono da defesa menos vazada do Brasileirão, com 18 gols sofridos, Fluminense viu adversário abrir o placar em apenas seis das 27 rodadas

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
66 comentários
Os 18 gols sofridos em 27 jogos (média de 0,67) fazem do Fluminense o time menos vazado do Campeonato Brasileiro. A força defensiva se fez presente mais uma vez na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo nesse domingo, ao aguentar a pressão com um reforço especial. Até mesmo Fred recuou e ajudou Thiago Neves - outra peça ofensiva - a fechar o lado esquerdo, compondo a marcação com Carlinhos e Jean. 
Força defensiva do Flu
 
* 18 gols sofridos em 27 jogos
* 12 jogos sem levar gol
* Não sofreu virada alguma
* Saiu vencendo 19 jogos
* Só saiu perdendo seis vezes: virou um, empatou três e foi derrotado em dois
O roteiro do clássico já é bem conhecido dos tricolores: abrir o placar, defender-se e tentar aproveitar um contra-ataque para matar o jogo. A pitada de drama, também recorrente, é a pressão do adversário no fim. Foi assim no Fla-Flu do primeiro turno, foi assim no clássico do returno. Peças importantes do sistema de marcação do técnico Abel Braga, o meia Thiago Neves e o atacante Wellington Nem têm a missão de acompanhar os laterais adversários. Os dois e Fred saíram de campo exaustos diante do Flamengo, substituídos no segundo tempo.
- Houve um revezamento na marcação. O Fred também voltava às vezes com o lateral deles para evitar a infiltração. Já o Nem mais uma vez foi fantástico nesse papel. O cansaço é normal. Conseguimos mostrar nossa força no fim mais uma vez e seguramos o resultado. O Flamengo veio com tudo para cima e desgastou nossos jogadores. O importante é saber a hora de sair (de campo). Se sentiu que não pode mais colaborar, avisa e sai. Principalmente em um clássico como esse, no qual o adversário se atirou ao ataque. Precisamos ter perna para contra-atacar - resumiu Abel.
fred marcação fla-flu (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)Fred ajudou a fechar o lado esquerdo da defesa, em combate com Wellington Silva (25) no primeiro tempo do clássico  (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)
O vice de futebol Sandro Lima citou a característica de entrega do camisa 9.
- Para quem não conhece o Fred no dia a dia, é impressionante a dedicação dele. Com a camisa do Fluminense, ele não precisa provar mais nada. É um grande ídolo - disse em entrevista à Rádio Tupi.
Alguns números mostram bem a força da defesa do Fluminense neste Brasileirão. Além dos 18 gols sofridos, o time ainda não levou virada alguma. Dos 27 jogos, levou o primeiro gol do jogo em apenas seis: empatou três, virou um e perdeu só dois. Em 19 rodadas, abriu o placar primeiro. Em outras 12, não sofreu gol.
As melhores defesas nos últimos anos
Ano Time Média
2012 Fluminense 0,67 (18 em 27 jogos)
2011 Corinthians 0,95 (36 em 38 jogos)
2010 Fluminense 0,95 (36 em 38 jogos)
2009 São Paulo 1,11 (42 em 38 jogos)
2008 Grêmio 0,92 (35 em 38 jogos)
2007 São Paulo 0,50 (19 em 38 jogos)
Nos últimos anos, as defesas menos vazadas do campeonato tiveram números acima. Em 2011, o Corinthians teve média de 0,95 (36 gols sofridos em 38 jogos) e foi campeão. O Flu alcançou a mesma em 2010 e também ficou com a taça. O São Paulo teve a defesa menos vazada de 2009 (1,11 por jogo), mas ficou em terceiro lugar. Em 2008, ter o melhor número também não foi suficiente para garantir o título: o Grêmio teve média de 0,92 e ficou com o vice. O ano de 2007 foi o último com uma defesa de número abaixo do atual do Flu: o campeão São Paulo teve média de 0,5.
Após a 17ª vitória em 27 jogos do Brasileirão, o elenco do Fluminense ganhou a segunda-feira de folga. Apenas os zagueiros Anderson e Leandro Euzébio fizeram tratamento nas Laranjeiras. A reapresentação está marcada para a tarde de terça. A próxima partida será contra o Botafogo, às 18h30m de sábado, no Engenhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário