sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Teste físico põe Sandro Meira Ricci na dianteira para apitar Copa de 2014

Em avaliações da Fifa no Paraguai, árbitro é único brasileiro a passar nos exames. Reprovados, Seneme fica fora da disputa, e Vuaden perde espaço

Por Thiago de Lima Rio de Janeiro
6 comentários
árbitro Sandro Meira Ricci Palmeiras x Coritiba (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)Ricci ganhou a vaga no Sul-Americano Su-20 que
era de Vuaden (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)
Sandro Meira Ricci assumiu a dianteira e virou o favorito para ser o árbitro brasileiro na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Ele foi o único do trio do país que passou nos testes físicos feitos pela Fifa em Assunção, no Paraguai, na quinta-feira. Os juízes Wilson Luiz Seneme e Leandro Vuaden foram reprovados na avaliação. Já os auxiliares Alessandro Rocha Matos e Emerson de Carvalho concluiram os exames sem problemas e estão encaminhados para serem os representantes do país no Mundial. Os trios escolhidos pela Fifa serão anunciados entre janeiro e fevereir de 2014.
Seneme, que já havia sido reprovado na avaliação de setembro, ficará fora da lista da Fifa para o Mundial. O caso de Vuaden ainda será reavaliado pela Fifa, mas o árbitro já perdeu espaço para Ricci, que ganhou sua vaga para apitar o Sul-Americano Sub-20 de seleções, em janeiro de 2013, na Argentina. A situação também colocou o árbitro Heber Roberto Lopes como reserva imediato de Ricci no processo classificatório, à frente de Vuaden.
O resultado dos testes surpreendeu o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Aristeu Leonardo Tavares. Especialmente a reprovação de Vuaden, já que Seneme havia acabado de se recuperar de uma lesão na sola do pé.
- A gente sempre espera que quem vai fazer uma prova consiga passar. Eles devem estar muito chateados, a expectativa era que os três passassem. O Seneme tem uma lesão, um problema clínico, mas a gente avaliou que ele teria condições. E o Vuaden fez testes recentemente, estava muito bem. Descartado (da Copa) totalmente ele não está, mas ficou atrás. Tem prioridade quem passa. O Sandro foi muito bem e, hoje, por méritos, está numa situação melhor - analisou.
Nos testes, os participantes tinham que percorrer 150m em 30 segundos, com intervalos de outros 30 segundos para respirar. Os juízes uruguaios e argentinos convocados para os exames foram aprovados, mas as avaliações foram considerados rigorosas pelo ex-árbitro e comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba.
- O principal critério é o técnico, desde que se passe no físico. Hoje, primeiro se corre para depois apitar. Mas esse é acima do teste físico, é mais puxado que o teste internacional normal. Ele é acima da exigência do que o campo cobra do árbitro de futebol - criticou Gaciba, que também chegou a ser reprovado nos testes da Fifa antes de aposentar a carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário