terça-feira, 9 de abril de 2013

Campeão interino do Jungle superou lesão grave e traumatismo craniano

Macapaense Robson New ficou dois anos e meio parado por conta da luta contra Fabrício Guerreiro e ouviu do médico que teria de se aposentar

Por Ivan Raupp Novo Hamburgo, RS
Comente agora
Mais novo campeão do Jungle Fight, o macapaense Robson New, de 25 anos, tem de se orgulhar muito de ter chegado onde chegou, haja vista as grandes adversidades que enfrentou no caminho. O atleta da equipe New Gladiators, exatamente de onde vem o apelido, voltou a lutar em 2012 após um hiato de aproximadamente dois anos e meio, ocasionado pelo duelo que fez com o hoje lutador do Bellator Fabrício Guerreiro. Na ocasião, Robson perdeu por finalização e saiu da batalha com todos os ligamentos do braço direito rompidos, além de um princípio de traumatismo craniano, causado por uma das quedas aplicadas pelo adversário. A ordem que recebeu do médico foi de não lutar mais.
Jungle Fight Robson New (Foto: Ivan Raupp)Robson New é cumprimentado pelo treinador Wilton Ceará após a conquista (Foto: Ivan Raupp)
- Quando a gente entra no ringue para fazer a luta, está disposto a se machucar. Treino é acidente, mas nessa luta infelizmente me machuquei grave. O Fabrício teve o mérito de ganhar, e nessa finalização cheguei a romper todos os ligamentos do meu braço direito. Em uma das quedas que ele aplicou em mim, eu bati a cabeça. Na hora não senti nada, mas depois fui para o hospital com sangramento no ouvido. Eu passei mal lá, "apaguei" de fraqueza. Acordei com o professor chorando em cima de mim, orando, e ele não teve coragem de me contar o que estava acontecendo. O médico, friamente, falou para mim: "Pô, cara, ressuscitou! Você estava com princípio de traumatismo craniano. Eu te aposento, porque você vai ter sequelas depois disso" - disse ao SPORTV.COM.
E as sequelas vieram mesmo. Até hoje Robson tem a chamada amnésia curta. Ele às vezes não se lembra direito de coisas que acabaram de acontecer. Mas nada que, segundo ele, atrapalhe-o nas lutas. O macapaense ficou dois anos e meio afastado do MMA e, após esse período, voltou a treinar aos pouquinhos. Ao perceber que se sentia bem, quis se testar no cage novamente. Se vencesse, seguiria no esporte. Se não, pararia. E não é preciso dizer qual foi o resultado daquela ocasião. Culminou no futuro com a vitória por finalização, com pouco mais de um minuto do primeiro round, sobre o gaúcho Wagner Noronha, no Jungle Fight 50, realizado em Novo Hamburgo (RS), no último sábado, e que rendeu a ele logo de cara o cinturão interino dos moscas (até 57kg).
- Eu voltei a lutar contra o Jean Sentinela, um atleta muito dedicado do nosso estado. Ele, inclusive, é meu amigo, meu parceiro. Só que lá em cima a gente é bem profissional e faz o trabalho. Consegui ganhar em pouco tempo no primeiro round, e isso foi o grande incentivo para eu voltar de vez. Desde lá, Deus está me concedendo vitórias. O Wallid (Ismail, presidente do Jungle) agora me deu a oportunidade, e fiz meu trabalho. Finalizei, mas se não tivesse finalizado ia buscar o nocaute, até porque sou um atleta completo e não gosto de enrolação.
Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA
Jungle Fight Robson New (Foto: Ivan Raupp)Robson New em ação no Jungle Fight 50, em Novo
Hamburgo (Foto: Ivan Raupp / SporTV.com)
O adversário não bateu na chave de braço de Robson e ouviu-se um estalo dentro da Arena Jungle quando o golpe encaixou de vez. O macapaense justificou o fato de não ter soltado antes. Mas tudo não passou de um susto:
- É muito treino na guarda. Treino muito jiu-jítsu e muay thai, estou preparado para trocar pancada em cima e finalizar no chão. Ele vacilou ali com o braço, aproveitei e finalizei. Só largo quando o juiz para, sou profissional. É o meu trabalho. Creio que machuquei o braço dele, porque ele não bateu, mas pedi desculpas para ele depois. Só fiz o meu trabalho.
De origem humilde, Robson vive com a família na capital do Amapá e, após ficar o domingo em Porto Alegre, será recebido com festa nesta segunda-feira em sua cidade. Ele está desempregado no momento e espera ter cada vez mais sequência nas lutas para poder viver disso definitivamente. A mãe dele até brinca com o fato de Robson passar o dia inteiro na academia:
- Minha mãe fala que vai comprar uma rede para eu colocar na academia, porque eu paro em casa. Treino de manhã, de tarde e de noite, só chego em casa para dormir.
Robson New comemora a conquista do cinturão interino contra Wagner Noronha (Foto: Ivan Raupp)Macapaense comemora a vitória diante de Wagner Noronha no Sul (Foto: Ivan Raupp)
Com o título conquistado, Robson New deve ter uma sequência boa no Jungle a partir de agora, que começa com a unificação do cinturão dos moscas contra o campeão da categoria, Arinaldo da Silva. A luta está programada para acontecer no dia 1º de junho, em mais um Jungle que vai acontecer em Macapá. Em meio à preparação para o combate, ele vai seguir tocando seu projeto na academia, em que dá aula de muay thai para crianças carentes.
- A gente gosta de dividir o pouco que tem. Gosto de ajudar os mais necessitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário