quinta-feira, 16 de maio de 2013

Após temporal, Valcke retorna e se encanta com o Maracanã: 'É único'

Secretário-geral da Fifa se mostra surpreso com a evolução do estádio e diz que ele está pronto para receber a final da Copa das Confederações

Por Janir Júnior e Marcelo Baltar Rio de Janeiro
1072 comentários
Depois do temporal, um dia típico de verão carioca. Dois meses após de visitar o Rio de Janeiro e ver, pela televisão, um Maracanã completamente alagado pelas águas de março, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou o estádio na manhã desta quarta-feira. Sob um forte sol e um calor de quase 30ºC, apesar do outono, o dirigente francês o viu quase pronto para o amistoso entre Brasil e Inglaterra, em 2 de junho, e principalmente para a Copa das Confederações.

Apesar das obras no entorno do estádio, que impediram a realização do segundo evento-teste, previsto para esta quarta-feira, Jérôme Valcke rasgou elogios ao estádio e aos operários.

- É um momento especial para quem ama o futebol. Parabéns aos operários pelo trabalho. É único. É impressionante o que foi feito no estádio. O  Maracanã está muito bonito e pronto para receber a final da Copa das Confederações.
Ronaldo Jerome valcke Aldo Rebelo comitiva vistoria maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Jérôme Valcke (direita) dutante visita ao novo Maracanã  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Questionado se o concelamento do segundo evento-teste poderia prejudicar o estádio, Valcke disse que tudo será avaliado no amistoso da seleção brasileira. O secretário se mostrou confiante com o resultado.
- Só temos mais um jogo-teste e vamos usar para avaliar todas as estruturas, como acessos, banheiros, restaurantes... Mas tenho certeza que tudo estará funcionando perfeitamente. O último encontro com o governador (Sérgio Cabral) foi muito importante e, desde então, estamos trabalhando diariamente no Maracanã. O resultado foi visto hoje - comentou ele, que voltará a se reunir com o gonernador na tarde desta quarta-feira.

Acompanhando dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local (COL), e do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, Jérome Valcke circulou pelo interior do estádio e, no gramado, entregou aos operários mais antigos da obra um ingresso simbólico para a Copa do Mundo. Cada trabalhador das 12 cidades-sede terá direito a duas entradas para o primeiro jogo. Apenas na Arena Corinthians, que receberá a abertura, eles terão direito a assistir à segunda partida.
ROnaldo aldo rebelo bebeto jerome valcke ingresso simbólico maracanã (Foto: Marcelo Baltar)Comitiva entrega os ingressos simbólicos aos operários do Maracanã (Foto: Marcelo Baltar)
Além do Maracanã, a comitiva da Fifa e do COL visitou a Arena das Dunas, em Natal, na segunda-feira, e o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, na terça-feira. Nesta quinta, Valcke se junta ao presidente do COL, José Maria Marin, para falar sobre os últimos preparativos para a Copa das Confederações.
O Maracanã será entregue para a Fifa no próximo dia 24 de maio. Antes do início da Copa das Confederações em 15 de junho, o estádio receberá o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no próximo dia 2. No último balanço feito pela Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (EMOP), os trabalhos estavam 97% concluídos.
comitiva vistoria estádio maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Comitiva vistoria estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário