domingo, 16 de junho de 2013

Regida pelo guia: torcida 'se adapta'
às orientações da Fifa no Maracanã

Em Itália x México, espectadores não deixam de lado as provocações, 'esquecem lixeiras', mas mantêm clima de cordialidade nas arquibancadas

Por Cintia Barlem Rio de Janeiro
8 comentários
código de conduta copa das Confederações (Foto: Janir Junior)Código de conduta foi distribuído junto
com ingressos (Foto: Cíntia Barlem)
Logo ao colocar à venda os ingressos para a Copa das Confederações, a Fifa divulgou junto um guia de conduta nos estádios, visando a orientar o comportamento dos torcedores durante a competição no Brasil. Mas será que por aqui a "tática" pega? O clima cordial na partida entre Itália e México não gerou conflitos, mas pequenos detalhes foram percebidos durante os 90 minutos.

Um dos ítens do guia prevê que o torcedor deve estar atento a não agir de maneira que possa ser interpretada por outros como provocação, ameaça, discriminação ou ofensa. Mas a "provocação" entre as torcidas chegou com gritos de "Mengo", em referência ao Rubro-Negro carioca, logo no começo da partida. As vaias tomaram conta das arquibancadas em protesto.

Dentro de campo, um jogador também foi agraciado. Aos 15 minutos do segundo tempo, Mario Balotelli escutou os gritos de "v****" depois de se irritar com uma marcação da arbitragem. Mas o vilão virou o queridinho dos torcedores após marcar o segundo gol da Itália na vitória por 2 a 1. Ao ser substituído, foi ovacionado.

A lista da entidade também prevê que nenhum objeto ou pó deve ser atirado ou exibido de forma a incomodar quem assiste ao jogo. Confetes de papel têm passe livre? Como no carnaval, duas torcedoras insistiam em jogá-los ao alto a cada lance de perigo de ambas as seleções.

Mas maior problema encontrado pelo público foi a proibição da entrada com comida e bebida no estádios. Acostumados a levar lanches em dia de jogos, os torcedores brasileiros tentaram dar um jeitinho para acessar o local com ítens comestíveis. Uma mãe chegou com seu filho de 10 anos, que segurava uma barra de chocolate.
- Mas nem ele pode entrar com o chocolate? - perguntou.
O voluntário logo fez um sinal negativo, e o menino teve que comer o chocolate ali mesmo antes de ingressar no Maracanã.
Mas a falta de informação de um dos orientadores fez com que dois torcedores entrassem com copos de plástico contendo cerveja no Maracanã. Ao ser questionado se era mesmo permitido, o guia disse que achava que sim. No megafone, no entanto, a orientação era a proibição total de bebidas de qualquer tipo e comidas. Sobre não deixar lixo dentro do estádio, alguns torcedores levaram cartão amarelo. Copos e garrafas acabaram sendo deixados pelo caminho.
Entre os aspectos mais graves listados pela Fifa, como demonstrações de violência,  abuso do álcool e porte de sinalizadores, nada foi registrado ou apreendido nos portões de acesso ao Maracanã. No Rio de Janeiro, o teste para a Copa do Mundo de 2014 começou com aprovação da torcida brasileira.
mosaico código de conduta torcedores Maracanã (Foto: Cintia Barlem)Torcedores tentam se adaptar ao código de conduta da Fifa (Foto: Cintia Barlem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário