quinta-feira, 1 de agosto de 2013

'Se Aldo arrancar minha cabeça, vou seguir andando para frente', diz Zumbi

'Zumbis não podem ser mortos. Scarface é humano, então será morto',
diz sul-coreano após provocação do brasileiro, adversário no UFC RIo 4

Por Rio de Janeiro
123 comentários
Adversários no UFC Rio 4, José Aldo e Chan Sung Jung entraram numa saudável guerra de palavras com inspiração em seus apelidos. De um lado, "Scarface", o mafioso do cinema interpretado por Al Pacino no filme homônimo. De outro, o "Zumbi Coreano", morto-vivo que anda para a frente o tempo inteiros durante as lutas. Depois de o brasileiro dizer que vai "arrancar a cabeça" do Zumbi, o sul-coreano deu outro fim para a batalha fictícia:
- Zumbis não podem ser mortos. Scarface é um humano, então será morto (risos). Se ele arrancar minha cabeça, não vou parar de lutar. Vou seguir andando para frente.
Zumbi Coreano Chan Sung Jung (Foto: Adriano Albuquerque)Chan Sung Jung faz pose de Zumbi Coreano (Foto: Adriano Albuquerque)
Chan Sung Jung, que não fala inglês e muito menos português, concedeu entrevista ao Combate.com com a ajuda de seu empresário e intérprete, Brian Rhee. O lutador asiático, que estava parado há mais de um ano devido a uma lesão, tinha duelo marcado contra Ricardo Lamas no UFC 162 no mês passado, mas foi chamado para substituir o lesionado Anthony Pettis contra José Aldo.
- Na verdade, fiquei muito surpreso de ganhar essa oportunidade. Achei que talvez fossem escolher outro lutador da categoria dos penas, alguém que tenha sido mais ativo recentemente, como o próprio Ricardo Lamas e Cub Swanson. Mas me deram a chance primeiro.
Aos 26 anos, Zumbi tem um cartel de 13 vitórias e três derrotas, sendo que está invicto no Ultimate - vitórias sobre Leonard Garcia, Mark Hominick e, por último, Dustin Poirier. O lutador de Pohang, que ingressou no mundo das artes marciais há dez anos, contou que estava com medo de visitar o Brasil. A seguir, confira a entrevista completa.
COMBATE.COM: É a sua primeira vez no Brasil? O que achou do país até agora?
ZUMBI COREANO: Sim, é a minha primeira vez. Basicamente, é do lado oposto do planeta em relação à Coreia do Sul. São 30 horas de voo, e foi muito difícil, achei que fosse morrer (risos). Antes de vir, ouvi que tinha muito crime no Brasil, mas passamos tempo em São Paulo e no Rio, e as pessoas têm sido muito simpáticas e prestativas. Isso mudou minha opinião sobre o Brasil.
Ouvi que tinha muito crime no Brasil, mas passamos tempo em São Paulo e no Rio, e as pessoas têm sido muito simpáticas e prestativas. Isso mudou minha opinião sobre o Brasil"
Zumbi Coreano
Quando e como você entrou no mundo das lutas?
Comecei a lutar há quase dez anos. Quando eu tinha 17 anos, passei a fazer kickboxing. Quando era mais jovem, era muito fraco fisicamente, e minha tia queria que eu aprendesse a ser mais forte. Depois que fui para a faculdade, comecei a fazer jiu-jítsu. Foi quando entrei no MMA.
O MMA é um esporte popular no Coreia do Sul?
Está ficando muito, muito popular.
Você ainda mora na Coreia do Sul? Sua preparação é sempre lá ou você também treina nos EUA?
Sim, ainda moro. Tenho uma academia que acabou de abrir, então fiz meu camp todo lá. Tive a oportunidade de treinar não só com os caras que já estão comigo, mas com vários bons atletas da Coreia do Sul que trouxemos para a preparação.
Zumbi Coreano Chan Sung Jung e Brian Rhee (Foto: Adriano Albuquerque)Zumbi Coreano e seu empresário e intérprete, Brian Rhee (Foto: Adriano Albuquerque)
Por que você é chamado de Zumbi Coreano?
Meus companheiros de equipe passaram a me chamar de "Zumbi" por causa do meu estilo de luta. Sempre ando para frente. Mesmo se for atingido, continuo andanda para frente. Aí quando comecei a lutar no Japão, eles adicionaram o "Coreano" ao apelido.
Como é o Zumbi Coreano fora do octógono?
Não sou como um zumbi (risos). Fora do octógono, sou apenas um cara normal. Gosto de sair, comer, me divertir. Sou uma pessoa normal.
Você não luta há mais de um ano por conta de uma lesão. Estava esperando ter a chance de enfrentar o José Aldo ou isso foi uma surpresa?
Na verdade, fiquei muito surpreso de ganhar essa oportunidade. Achei que talvez fossem escolher outro lutador da categoria dos penas, alguém que tenha sido mais ativo recentemente, como o Ricardo Lamas e Cub Swanson. Mas me deram a chance primeiro. Estou muito feliz por poder enfrentar o José Aldo.
Acha que esse longo tempo fora pode te ajudar ou prejudicar?
Isso não é bom para sua sensibilidade de luta e seus instintos. Em compensação, posso assistir a vários vídeos de lutadores. Isso ajuda a manter aquele fogo por competição. Só quero voltar lá e lutar.
O mais importante para vencê-lo, para mim, é ser forte mentalmente"
Sobre José Aldo
Que ferramentas são necessárias para vencer José Aldo, que é campeão há tanto tempo?
Para vencer qualquer lutador, não só o José Aldo, você precisa ser forte mentalmente. Treinei bastante para traçar minha estratégia para o Aldo. Mas o mais importante para vencê-lo, para mim, é ser forte mentalmente.
José Aldo é conhecido como "Scarface". O que o Zumbi tem que fazer para matar o inimigo?
Zumbis não podem ser mortos. Scarface é um humano, então será morto (risos).
Aldo disse que vai "arrancar a cabeça do Zumbi". O que achou desse comentário?
Mesmo se ele arrancar minha cabeça, não vou parar de lutar. Vou seguir andando para frente.
E o que você acha das vaias que receberá no Brasil. É algo comum para você?
Não estou muito preocupado com isso. Espero ser muito vaiado. Sempre que lutei nos EUA pelo UFC eu era vaiado, porque sempre era o cara de fora e o azarão. Na verdade, isso me ajuda a concentrar, me mantém calmo.
Zumbi Coreano Chan Sung Jung (Foto: Adriano Albuquerque)Desafiante de José Aldo foi simpático e bem-humorado durante a entrevista (Foto: Adriano Albuquerque)
O UFC 163, ou UFC Rio 4, será realizado neste sábado, a partir das 19h30m (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Combate. O Combate.com fará a cobertura de todos os detalhes em Tempo Real. No dia anterior, os dois farão a transmissão ao vivo da pesagem, às 16h.
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria No Chance
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Ian McCall x Iliarde Santos
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

Nenhum comentário:

Postar um comentário