domingo, 18 de agosto de 2013

Urijah Faber domina Iuri Marajó e vence por decisão unânime no UFC

Card principal teve nocaute de Matt Brown sobre Mike Pyle em 29s e mais duas decisões dos juízes, a favor de John Howard e Michael Johnson

Por Boston, EUA
94 comentários
Com uma grande atuação, o peso-galo americano Urijah Faber mostrou o porquê de ser considerado um dos melhores lutadores do mundo. Enfrentando o brasileiro Iuri Marajó, que é maior que ele fisicamente, Faber conseguiu dominar o combate após ser castigado no início da luta, e vencer após três rounds de forma unânime (30 x 26, 30 x 26 e 30 x 27). Esta foi a terceira vitória seguida de Urijah Faber, enquanto Marajó sofreu sua segunda derrota em cinco lutas no UFC.
- Ele é um verdadeiro guerreiro brasileiro, e sabia que teria que usar toda a minha habilidade para vencê-lo. Quero agredecer a toda a minha equipe, que me ajudou a sair daqui vitorioso. Acho que quebrei a mandíbula, e acho que terei que fazer uma cirurgia, mas está tudo bem. Estou feliz pela vitória - disse Faber após a vitória.
Iuri Alcantara Urijah Faber ufc fight night (Foto: Agência Getty Images)Urijah Faber festeja a vitória por unanimidade sobre Iuri Marajó no UFC em Boston (Foto: Getty Images)
A luta começou com Iuri Marajó derrubando Urijah Faber em um autêntico golpe da luta marajoara, e ficando por cima do americano, aplicando golpes no rosto e cotoveladas na linha de cintura. Faber não parecia à vontade na luta, e dava golpes em direção ao rosto do brasileiro. Com paciência, Faber conseguiu sair da posição, levantar Marajó e cravá-lo no chão, levando a torcida ao delírio. Por cima do brasileiro, Faber tentava aplicar golpes seguidos, mas Marajó restabeleceu a guarda, tentando travar o americano, que aplicava boas cotoveladas, a última delas abrindo um ferimento no supercílio do brasileiro.
No segundo round, Faber conseguiu levar a luta para o chão puxando o brasileiro pela cintura. Na mesma posição que terminou o round inicial, o americano buscava castigar Marajó pesando sobre o corpo do paraense. Muito agressivo e usando bem a posição de vantagem no chão, Faber agredia Marajó, que não tinha nenhum espaço para se recuperar. Aplicando cotoveladas seguidas no brasileiro, Urijah Faber minava a sua resistência. Mas, faltando apenas 40s no round, Marajó conseguiu se levantar, sendo derrubado novamente em seguida pelo americano, ficando por cima até o limite de tempo.
No terceiro e último round, a luta se manteve em pé desde o começo, e tanto Faber quanto Marajó buscavam achar a distância para acertar golpes. Mais experiente, o americano trocava a base constantemente para confundir o brasileiro e tentar levar a luta para o solo, o que acontecveu logo em seguida. Por cima de Marajó e colado à grade, Faber mantinha o rival sob controle e buscava as cotoveladas para agredí-lo. Usando o wrestling para conter as eventuais pedaladas de Marajó e dominar a sua cintura, o americano mantinha a luta sob controle e evitava que o combate fosse para a trocação. A um minuto do fim do duelo, Marajó tentou encaixar um triângulo e, diante da defesa do americano, buscou a chave de calcanhar, antes de Faber voltar a buscar as suas costas, onde ficou até o fim do combate.
Confira outras lutas do card principal:
Matt Brown venceu Mike Pyle por nocaute aos 29 segundos do R1
Em mais uma luta rapidíssima, o meio-médio Matt Brown conquistou sua sexta vitória consecutiva ao nocautear Mike Pyle, que vinha de cinco vitórias seguidas, em apenas 29s de luta no primeiro round. A luta começou com os dois lutadores buscandoa trocação, mas Matt Brown conseguiu encaixar uma boa combinação de direto de direita e joelhada que derrubou Pyle. Brown completou a vitória com mais quatro socos no chão, encerrando a luta rapidamente, e pediu por uma luta contra Georges St-PIerre, o canadense que sustenta o título de campeão da divisão.
John Howard venceu Uriah Hall por decisão dividida dos juízes
Após a derrota para Kelvin Gastelum na final do TUF 17, Uriah Hall, o "Homem-Ambulância", voltou ao octógono do UFC diante do recontratado Jon "Doomsday" Howard. Em um combate abaixo do esperado, Howard venceu por decisão dividida (30 x 27, 28 x 29 e 29 x 28). A luta começou com Hall surpreendendo e levando Howard para o chão, mas não conseguindo muito resultado. Voltando para a luta em pé, Hall aplicou bons golpes, e tentou um chute rodado, mas Howard desviou-se com habilidade. A luta foi para a grade, mas Howard conseguiu se livrar da pressão e atacou Hall com um chute baixo. O "Homem-Ambulância" buscava joelhadas no rosto do adversário, que eram conectadas, mas sem a força necessária para abalar Howard. O segundo round trouxe Howard mais atento e mais agressivo, enquanto Hall mostrava o mesmo padrão de luta do round anterior. Mais habituado ao jogo de Hall, Howard começava a impor o ser estilo de luta e conectar mais golpes, além de conseguir pela primeira vez levar o combate para o chão, ficando por cima e pressionando o rival. No fim do round, Howard mostrou o quanto estava à vontade no combate, dando uma piscadinha para Hall assim que soou o sinal de encerramento do tempo. No terceiro round, Hall já mostrava cansaço, e insistia nas joelhadas, que já eram defendidas por Howard. Mais inteiro fisicalmente, "Doomsday" passava a dominar o rival e, no fim, após pedir o apoio da torcida e cumprimentar Hall, Howard aplicou um belo "Superman punch", que chegou a acertar Hall, mas sem muita força.
Michael Johnson venceu Joe Lauzon por decisão unânime dos juízes
Com uma atuação segura e cerebral, Michael Johnson não deu chance a Joe Lauzon e venceu por decisão unânime dos juízes (30 x 27, 30 x 27 e 30 x 25) a luta de abertura do card principal do UFC Fight Night Combate - Shogun x Sonnen. A luta começou com os dois lutadores se estudando e buscando ajustar a distância. Melhor trocador, Michael Johnson agredia um pouco mais, enquanto Lauzon esperava uma brecha para tentar levar a luta para o chão, sua especialidade. Em um bom golpe aplicado por Johnson, Lauzon sentiu e caiu, mas recuperou-se rapidamente. Johnson sentiu o melhor momento e intensificou os ataques, conseguindo conectar mais golpes e abalando Joe Lauzon. Após mais uma sequência de golpes, Lauzon caiu e Johnson decidiu esperar que ele se levantasse. O árbitro Yves Lavigne se interpôs entre eles e foi afastado por Johnson. Rapidamente Lavigne lhe deu uma bronca, antes de autorizar o recomeço da luta. No segundo round, Lauzon tentou encurtar a distância e levar Johnson para o chão, mas Johnson, mais inteiro, não permitiu, e permaneceu em pé. Lauzon ainda acertou dois bons golpes e uma joelhada no clinche, mas sem força suficiente para abalar o rival. Com melhor movimentação, Johnson controlava a luta e não dava espaços para que o rival crescesse no combate. O terceiro e último round mostrou MIchael Johnso mais inteiro e buscando o combate, enquanto Joe Lauzon, muito mais castigado, não mostrava ter forças para se recuperar. Sem iniciativa, Lauzon via Johnson administrar o combate e evitar encurtar a distância e se expor a um golpe que o abalasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário