domingo, 20 de outubro de 2013

Átila Abreu ousa e vence em Curitiba; Camilo é 2º e cola em Serra na tabela

Optando por não trocar pneus no forte calor paranaense, carro 51 fatura a primeira do ano. Serra é 3º e ainda lidera, mas campeonato embola logo atrás

Por Curitiba
Comente agora
“Até que enfim!!!” Esta foi a frase que Átila Abreu gritou para sua equipe pelo rádio instantes depois de receber a bandeirada como o vencedor da 10ª etapa da temporada 2013 da Stock Car, em Curitiba. Não era para menos. Partindo de sua terceira pole position na temporada, o piloto de Sorocaba controlou os adversários e seu próprio ímpeto, adotando uma estratégia de não trocar pneus. Thiago Camilo foi o segundo, pulando para a vice-liderança do campeonato. Daniel Serra completou o pódio, sendo o mais bem colocado entre os que trocaram pneus. Depois de “tirar a zica”, Átila desabafou ao microfone do SporTV, e até brincou com o narrador da prova.
Átila Abreu vitória Stock Car Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Após tática ousada, Átila Abreu comemora a vitória em Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
- Estou até emocionado. Nove etapas, vínhamos fazendo um bom trabalho. Hoje fizemos a estratégia certa, ao não trocar os pneus. Não sabia o quanto o pneu ia desgastar, fui mais conservador. O Serra estava mais rápido, mas trocar os pneus tirou a chance dele de vitória. Fui rápido sem andar no limite do carro, e deu certo. Como diz o Sérgio Maurício, essa foi no capricho. Até que enfim deu certo! – disse o vencedor.
Corrida teve mais tática que ultrapassagens
Como esperado, vários pilotos cortaram a primeira chicane na largada durante o “empurra-empurra” da disputa por posições. Átila Abreu manteve a ponta, e enquanto o segundo colocado Ricardo Maurício perdeu várias posições, caindo para nono, Daniel Serra passou para a segunda posição, trazendo Thiago Camilo, que também largou muito bem. Cacá Bueno era o quarto.
Largada Stock Car Curitiba Átila Abreu (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Largada teve alguns toques e alguns pilotos chegaram a cortar a chicane (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Na entrada da terceira volta, Serra usou o botão de ultrapassagem e superou Átila, tomando a primeira posição. O sorocabano usou a mesma tática para dar o troco na volta seguinte, mas foi contido pelo rival da RBR Mattheis. Isso permitiu que Camilo colasse no carro 51. Quem vinha crescendo na prova era Júlio Campos, que despachou Sérgio Jimenez para ir à caça do quarto colocado, Cacá Bueno, e Allam Khodair, que havia largado em 11º e já era o oitavo na volta 6. Pouco tempo depois, foi a vez Ricardo Maurício superar Jimenez para ser o sexto.
Cinco minutos antes da abertura da janela para troca de pneus, Júlio superou Cacá, que caiu para quinto e passou a ser atacado por Ricardinho. Mais à frente, Thiago Camilo já tentava ganhar a segunda posição de Átila Abreu, que tinha um carro mais instável.
Parada tardia manteve Átila na liderança
A 15 minutos para a o fim dos 40 regulamentares, Daniel Serra entrou nos boxes para fazer sua parada obrigatória, assim como Thiago e Ricardinho. A equipe RBR Mattheis trocou o pneu traseiro esquerdo do carro 29, mas seus rivais fizeram apenas o reabastecimento e superaram Daniel. Cacá Bueno entrou na volta seguinte e adotou a mesma estratégia do companheiro, trocando um pneu traseiro. Átila foi o último dos líderes a parar, retornando à pista à frente de Camilo.
Thiago Camilo Stock Car Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Thiago Camilo fez uma prova agressiva e agora é o vice-líder do campeonato (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Foi quando os pneus começaram a mostrar que poderiam ser decisivos para o resultado. Logo depois de sair dos boxes, Júlio Campos teve um pneu traseiro estourado e quase acertou Daniel e Ricardinho ao rodar. Quem se beneficiou foi Ricardo Zonta, que subiu para a sexta posição, já que Allam Khodair teve problemas no pit stop e caiu algumas colocações. Cacá Bueno vinha em quinto lugar.
Faltando pouco mais de três minutos para a bandeirada, Cacá Bueno se aproveitou dos pneus traseiros mais novos e passou a pressionar Ricardo Maurício pela quarta posição. Átila liderava, com pouco mais de um segundo de vantagem para Camilo, e seis sobre Serra. Na penúltima volta, Cacá deixou o carro 90 para trás e colou em seu companheiro, lutando diretamente pela terceira posição. No entanto, Ricardinho se aproveitou da situação e retomou o quarto lugar das mãos do pentacampeão.
Daniel Serra Stock Car Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Terceiro, Daniel Serra foi o melhor entre os que trocaram pneus em Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Mesmo com o forte calor, a ousadia da equipe AMG valeu a pena, e Átila Abreu cruzou a linha de chegada com os pneus inteiros. Mérito também da RCM de Thiago Camilo, que ficou com a segunda posição, tendo um pneu estourado alguns metros depois de receber a bandeirada. Líder do campeonato, Daniel Serra completou o pódio e se manteve na primeira posição na tabela, com 172 pontos, sendo seguido agora por Thiago Camilo, que tem 161. Cacá Bueno e Ricardo Maurício aparecem empatados com 160. Apenas A próxima etapa – penúltima do ano – será em Brasília, no dia 10 de novembro.
Bandeirada Átila Abreu Stock Car Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Bandeirada para Átila: piloto ousou na tática e venceu a primeira no ano (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Veja o resultado da décima etapa da temporada 2013 da Stock Car, em Curitiba, PR:
1. Átila Abreu – carro 51 da AMG
2. Thiago Camilo – carro 21 da RCM
3. Daniel Serra – carro 29 da RBR Mattheis
4. Ricardo Maurício – carro 90 da RC
5. Cacá Bueno – carro 0 da RBR Mattheis
6. Sergio Jimenez – carro 73 da VS Racing
7. Marcos Gomes – carro 80 da Carlos Alves
8. Ricardo Zonta – carro 10 da RZ Motorsport
9. Valdeno Brito – carro 77 da A. Mattheis
10. Rubens Barrichello – carro 111 da Full Time
11. Diego Nunes – carro 70 da Bassani Racing
12. Allam Khodair – carro 18 da Vogel
13. Denis Navarro, carro 5 da VS Racing
14. Tuka Rocha – carro 25 da RZ Motorsport
15. Lico Kaesemodel – carro 63 da Boettger
16. Popó Bueno, carro 74 da A. Mattheis
17. Rodrigo Sperafico, carro 19 da Mico’s Racing
18. Rafa Matos – carro 2 da Hot Car
19. Rodrigo Pimenta – carro 3 da Gramacho
20. Vitor Genz – carro 46 da Gramacho
21. Galid Osman – carro 28 da RCM
22. Júlio Campos – carro 4 da Mico’s Racing
23. Max Wilson– carro 90 da RC
24. Fábio Fogaça – carro 72 da Vogel
25. Ricardo Sperafico – carro 20 da ProGP
26. Wellington Justino – carro 26 da Hot Car
Não completaram
Felipe Lapenna – carro 27 da Cavaleiro Racing
Gabriel Casagrande – carro 83 da Bassani Racing
Luciano Burti – carro 14 da Boettger
David Muffato – carro 35 da Carlos Alves
Alceu Feldmann – carro 82 da Full Time
Excluídos
Nonô Figueiredo, carro 11 da AMG (não fez o reabastecimento obrigatório)
Duda Pamplona – carro 23 da ProGP (atitude antidesportiva)
Beto Cavaleiro – carro 7 da Cavaleiro Racing (atitude antidesportiva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário