terça-feira, 30 de setembro de 2014


Cung Le é flagrado no antidoping e suspenso por nove meses pelo UFC

Lutador foi pego com nível excessivo de hormônio do crescimento em exame após derrota por nocaute técnico para Michael Bisping em Macau


Por Las Vegas
Cung Le (Foto: Reprodução/Twitter)A foto que iniciou a controvérsia: Cung Le usou
hormônio do crescimento (Foto: Reprodução/Twitter)
O UFC anunciou na noite desta terça-feira que o lutador vietnamita Cung Le foi flagrado no exame antidoping com níveis excessivos do hormônio do crescimento (GH) em seu organismo, após sua luta contra Michael Bisping em Macau, no último dia 23 de agosto. A organização suspendeu Le por nove meses como punição, e condicionou seu retorno ao octógono a passar por um novo exame antidoping.
Le já havia levantado suspeitas sobre seu uso de substâncias proibidas após o surgimento de uma foto em que aparecia em excelente forma e bastante vascularizado, cerca de duas semanas antes de seu combate com Bisping. O vietnamita não lutava havia 21 meses e está com 42 anos de idade. Na semana da luta, o UFC anunciou que faria exames antidoping mais rigorosos para os dois lutadores, que faziam o evento principal da noite.
Como Cung Le perdeu o duelo, o resultado não deve ser alterado. Michael Bisping venceu por nocaute técnico aos 57s do quarto round e o vietnamita saiu com os dois olhos inchados.
É a primeira vez que Le é pego em um exame antidoping em oito anos de carreira no MMA. Ex-campeão do Strikeforce, ele tem nove vitórias e três derrotas em seu cartel.
O GH é um hormônio produzido pela hipófise que estimula o crescimento e a reprodução celular. Quando aplicado em doses extras, aumenta a massa muscular e auxilia na perda de peso. Porém, médicos alertam para o risco de desenvolvimento de deformações físicas decorrentes do excesso deste hormônio. Pessoas com excesso de GH podem desenvolver acromegalia, ou gigantismo, que causa o crescimento exagerado dos pés, mãos, orelhas e nariz. O peso-pesado Antônio Pezão, por exemplo, sofre desta condição e teve de operar a hipófise neste ano pela segunda vez. Le é o segundo lutador a ser pego por uso do hormônio neste ano; Chael Sonnen foi o primeiro, em julho. Flagrado com outras quatro substâncias proibidas em dois exames separados, Sonnen foi suspenso por dois anos pela Comissão Atlética do Estado de Nevada, órgão que regulamentaria sua luta cancelada contra Vitor Belfort.
Confira o comunicado do UFC na íntegra:
"O peso-médio do UFC Cung Le testou positivo para um nível excessivo do Hormônio do Crescimento em seu organismo após sua luta no UFC Fight Night em Macao, China, em 23 de agosto. Devido ao seu resultado positivo, Le foi suspenso pelo UFC e notificado que violou a Política de Conduta dos Lutadores do UFC e seu Acordo Promocional com a Zuffa, LLC. O UFC tem uma política restrita e consistente contra o uso de qualquer droga ilegal e/ou de melhora de performance, estimulantes ou agentes mascarantes por nossos atletas. Le vai servir uma suspensão de nove meses e, à sua conclusão, vai precisar passar por um exame antidoping antes de competir novamente no UFC."

Nenhum comentário:

Postar um comentário