sexta-feira, 27 de março de 2015

CABMMA decide anular vitória de Leandro Buscapé no UFC Rio 6

Após diretor da Comissão Atlética Brasileira de MMA dar entrevista dizendo que triunfo deveria ser mantido, entidade volta atrás e transforma em "Luta sem resultado"

Por Rio de Janeiro
 A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) anunciou nesta quinta-feira que a vitória de Leandro Buscapé sobre Drew Dober, no UFC: Maia x LaFlare, que aconteceu sábado passado, no Rio de Janeiro, foi transformada em "Luta sem resultado". Apesar de o diretor de operações da entidade, Cristiano Sampaio, ter declarado em entrevista ao Combate.com no último domingo que otriunfo do brasileiro deveria ser mantido, a CABMMA divulgou o comunicado com a alteração, mas apenas em inglês.
UFC Rio 6 - Leandro Buscapé x Drew Dober (Foto: André Durão)Vitória de Buscapé foi transformada em "Luta sem resultado" (Foto: André Durão)
Na ocasião, Buscapé encaixou uma guilhotina em Dober, mas, quando o americano já se livrava da posição, Eduardo Herdy interrompeu o combate, decretando a vitória a favor do brasileiro, mesmo com o rival dele não tendo batido e nem apagado. A atuação do árbitro foi muito criticada pelo presidente do UFC, Dana White, que declarou na coletiva de imprensa que a luta deveria ser transformada em "No Contest". O pedido do dirigente acabou sendo atendido nesta quinta-feira.
Confira o comunicado da CABMMA na íntegra:
"A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) fez uma relevante pesquisa e análise de precedentes envolvendo o governo e órgãos reguladores independentes para decidir como proceder no caso de Leandro Silva x Andrew Dober. Não existe jurisprudência internacional encontrada ou registro de resultado alterado baseado em um julgamento incorreto do árbitro, quando, especificamente, não está relacionado com a má interpretação da regra.

Depois de receber o relatório técnico detalhado do Sr. Eduardo Herdy, árbitro da luta mencionada no caso, que no final esclarece que sua paralisação era para preservar a integridade do lutador, sendo sua responsabilidade maior no dever de árbitro, ele admitiu seu erro profissional e está de bom grado renunciando à sua autoridade no combate.

Devido aos fatores envolvidos e depois de receber apelação formal do Sr. Andrew Dober, a CABMMA definiu uma quarta disposição sobre a mudança de decisão após competição ou exibição que se segue abaixo:

"O Comitê Executivo poderá, em caráter excepcional, reverter uma decisão para "no contest" se determinar que a decisão de um julgamento de boa fé do árbitro foi errada e, portanto, considerada um erro evidente. Essa decisão poderá ser tomada desde que (i) o recurso é protocolado na Comissão no prazo de 72 horas após o combate, (ii) o recurso for acompanhado por um vídeo (ou link dos mesmos) da luta que mostrando o julgamento contestado, (iii) a pedido do Comitê Executivo, o árbitro apresenta uma justificativa por escrito de seu julgamento e (iv) após a análise do vídeo e justificação relevante, o Comitê Executivo determina que o julgamento estava em boa fé, mas considerado um erro evidente".

Além disso, com base no sucesso da Comissão Atlética do Estado de Nova Jersey e sua pesquisa para ajudar a prevenir casos semelhantes pelo uso de replay instantâneo, a CABMMA vai estudar as possibilidades de usar esse mesmo recurso em eventos futuros, onde os promotores tenham a infra-estrutura para fornecer de tal modo. Os novos protocolos são, a partir deste momento, a analisados com o objetivo de identificar tais erros palpáveis ​​durante os eventos. É importante afirmar que o Sr. Larry Hazzard , Sr. (Comissário), mostrou uma nova perspectiva de condução para a CABMMA, criando um ambiente mais seguro e mais justo para o MMA .

Quanto ao Sr. Eduardo Herdy, a CABMMA é grata pelo seu profissionalismo em reconhecer este erro, ajudando a entidade a evoluir em seus assuntos regulatórios no Brasil, buscando o desenvolvimento de padrões mais altos e demonstrando seu compromisso como um árbitro oficial do esporte. Consequentemente, depois de analisar o caso, a Comissão Executiva, presidida pelo Sr. Rafael Favetti (Chairman & CEO) e o Sr. Cristiano Sampaio (COO), decidiu anular o resultado de Leandro Silva x Andrew Dober luta e é oficialmente a sua determinação como um No Contest."

Nenhum comentário:

Postar um comentário