domingo, 24 de maio de 2015

Mercedes erra com Hamilton, e vitória "cai no colo" de Rosberg em Mônaco

Inglês rumava para tranquilo triunfo de ponta a ponta quando fez pit stop durante safety car e voltou em terceiro, atrás de Nico e Vettel. Felipe Nasr é 9º, Massa, o 15º

Por Monte Carlo, Mônaco

O que era um sossegado passeio de Lewis Hamilton nas apertadas ruas de Mônaco virou uma inesperada vitória de Nico Rosberg. Depois de desbancar o companheiro de Mercedes, no treino classificatório e garantir a pole position, o britânico caminhava para um tranquilo triunfo de ponta a ponta. Mas a entrada do safety car, em razão da batida de Max Verstappen a 14 voltas do fim, mudou a história da 6ª etapa da temporada 2015 da Fórmula 1. A Mercedes aproveitou o período com o carro de segurança para chamar o inglês para um pit stop extra, crendo que ele voltaria na liderança. Um erro grosseiro. Hamilton acabou voltando à pista atrás de Rosberg e Sebastian Vettel (Ferrari). Com pneus novos, o britânico até tentou desfazer o prejuízo. Em vão. Sequer conseguiu passar o alemão da Ferrari e viu Rosberg sumir na frente para vencer a prova.
- Nós pensamos que a diferença era maior do que era. Foi um erro de julgamento completo.  Estragamos tudo para ele. Sentimos muito - admitiu o chefe da Mercedes, Toto Wolff.
Nico Rosberg vence GP de Mônaco (Foto: Reuters)Nico Rosberg celebra terceira vitória seguida no GP de Mônaco (Foto: Reuters)

Incrédulo, Lewis guiou vagarosamente até o parque fechado como se tentasse entender o que aconteceu. Sua expressão no pódio estampava a decepção com a perda da corrida. Ele sequer estourou o champanhe. Ao menos, escutava a torcida, em uma tentativa de afago, gritar seu nome. Rosberg, por sua vez, comemorava efusivamente. E não podia ser por menos. Com o resultado, o alemão colocou seu nome na história do GP de Mônaco. Alcançou sua terceira vitória consecutiva nas ruas do Principado, feito conseguido apenas por Ayrton Senna, Alain Prost e Graham Hill. O recorde de vitórias seguidas ainda pertence a Senna, com cinco. De quebra, Nico encostou em Hamilton no Mundial de Pilotos. Ele tem 116 pontos, contra 126 do inglês, líder do campeonato. Confira a classificação completa. A próxima etapa é no dia 7 de junho no Canadá.
Lewis Hamilton sai incrédulo após perder a vitória no GP de Mônaco (Foto: AFP)Lewis Hamilton sai incrédulo após perder a vitória no GP de Mônaco (Foto: AFP)
Brasileiros tem domingo de sensações distintas: Nasr pontua, Massa tem problemas
Outro que não saiu de Monte Carlo com motivos para sorrir foi Felipe Massa. O piloto da Williams teve o bico do carro quebrado ao se envolver em um incidente logo na largada, precisou parar nos boxes, caiu para último e terminou em 15º, logo atrás do parceiro de Mercedes, Valtteri Bottas. Mas foi um dia de sabores opostos para os brasileiros. Felipe Nasr começou em 14º, ganhou duas colocações na largada, foi herdando posições e cruzou em nono, somando mais dois pontos.
O GP de Mônaco foi marcado também pela primeira aparição da McLaren na zona de pontuação na temporada 2015. Jenson Button, com o oitavo lugar, foi o responsável por anotar os primeiros pontos da parceria da escuderia britânica com a Honda desde a vitória de Gerhard Berger no GP da Austrália de 1992. Fernando Alonso, por sua vez, abandonou com problemas mecânicos quando era nono.
Quem também se destacou foi o jovem Daniil Kvyat, substituto de Vettel na RBR. O russo de 21 anos ofuscou mais uma vez Daniel Ricciardo, e terminou em quarto, à frente do parceiro, que garantiu o 5º lugar ao passar Kimi Raikkonen nas voltas finais.
resultado DO GP DE mÔNACO
Resultado final do GP de Mônaco de Fórmula 1 (Foto: Divulgação)




Nenhum comentário:

Postar um comentário